terça-feira, 31 de março de 2015

PROFESSORES DA ESCOLA AMBIENTAL REALIZAM PALESTRA SOBRE A PÁSCOA

ATENDENDO AO CONVITE DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORES DA ESCOLA AMBIENTAL REALIZAM PALESTRA SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A PROFESSORA PAIXÃO QUE COM TODO SEU CONHECIMENTO, SABEDORIA E HUMILDADE FALA SOBRE O TRÍDUO PÁSCAL O E REALIZA UMA ENCENAÇÃO DO LAVA PÉS
 
 
AS CRIANÇAS E JOVENS FORAM ENVOLVIDAS E COMPREENDERAM MELHOR COM SUAS PARTICIPAÇÕES O SIGNIFICADO DA PÁSCOA.

OS JOVENSS REPRESENTARAM OS APÓSTOLOS;

MÚSICAS RELIGIOSAS FORAM CANTADAS;

AS ESTAÇÕES DA VIA CRUZES FORAM APRESENTADAS PELOS ALUNOS;

AGRADECEMOS A GESTORA ALCIONE RIBEIRO PELA OPORTUNIDADE QUE NOS FOI DADA, NOSSA GRATIDÃO AOS PROFESSORES,COORDENADORES, SUPERVISORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM PARTE DO EDUCANDÁRIO.

Texto: Equipe da Escola Ambiental
Imagens: Professores da Escola Ambiental
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE




quinta-feira, 26 de março de 2015

3º DIA - Semana da Água na Escola Ambiental





O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março. A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies, compondo mais de 70% do corpo humano, essencial para o bom metabolismo do corpo e presente em todas as atividades realizadas pelo ser humano.


No dia 18 de março, 3º dia da Semana da Água na Escola Ambiental os estudantes do 6º ano da ESCOLA PROFª IRENE LEÃO visitaram a escola para participar das atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água e participaram da palestra "ÁGUA USO SUSTENTÁVEL", exibição de vídeos e gincana.

Gincana







Grupo vencedor da Gincana



Texto e imagens: Julieta Beserra


Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Lajedo

CAPTAÇÃO DE MUDAS PARA OS LAJEDENSES

Com o apoio do SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA " MOACIR VITAL" e sua equipe, a ESCOLA AMBIENTAL conseguiu firmar parceria com a FUNBRASIL (Fundação Nacional do Pau-Brasil), que pela 2ª vez (2013 e 2015), obtivemos 200 mudas para nossa cidade.





A Secretaria Municipal de Educação, sempre a frente em suas ações inovadoras, deu total apoio para o envio da nossa equipe, para que sempre obtenhamos subsídios para todos os cidadãos lajendeses, na melhoria da qualidade de vida.

A cada ano buscamos Organizações para realizarmos ações ambientais em nossa cidade sem ônus, graças ao nosso desempenho e nome que estamos construindo a cada ano.

A ESCOLA AMBIENTAL, também está em contato direto com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para à realização do plantio de mudas por nós adquiridas.

Houve por parte da Secretaria de Agricultura o apoio logístico e de pessoal, que com a competência e empenho ofereceu-nos: adubo, transporte e pessoal.

Dessa forma, é constado, a cada dia o interesse da PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO, ações educativas e conscientes em prol do Meio Ambiente.

Imagens: Samuel Amaral
Texto: Escola Ambiental


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo-PE

2º DIA - Semana da Água na Escola Ambiental




A água é uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, cerca de 2,5% deste volume é de água doce.

Está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano, e boa parte desta água está sendo poluída.

A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Neste sentido a Escola Ambiental criou a Semana da Água, um momento de reflexão, análise, sensibilização e soluções práticas para ajudar na resolução deste problema.

No segundo dia das atividades comemorativas da Semana da Água realizada pela Escola Ambiental, os estudantes do 6º ano da Escola Dom Expedito Lopes participaram da palestra "Água: Uso Sustentável", exibição de vídeos e produção de cartazes sobre o "Consumo Consciente e Economia de Água".

Os estudantes puderam participar da dinâmica “Bombas de sementes”. Essa dinâmica consiste em fazer bolas de argila e folhas, para formar um substrato para abrigar a semente e estas foram arremessadas na reserva florestal do Aterro sanitário. Em seguida produziram cartazes sobre “Consumo consciente e Economia de Água”.

Dinâmica "Bombas de Sementes"


Produção de Cartazes "Consumo Consciente e Economia de Água"















Texto e imagens: Julieta Beserra

Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação

sexta-feira, 20 de março de 2015

1º DIA - Semana da Água na Escola Ambiental






A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. A água regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, mantém nosso corpo hidratado, funciona como solvente, além de ser essencial em nossas atividades diárias.

Por ser essencial ao homem no dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o intuito de ampliar a discussão sobre essa temática.

Apesar da importância, grande parte das fontes de água estão contaminadas, poluídas e cada dia mais degradadas pelas ações do homem. As atividades agrícolas, industriais e as necessidades do ser humano aumentam, comprometendo a qualidade e a disponibilidade de água potável.

Preocupada com toda esta problemática a Escola Ambiental recebeu no dia 16 de março os estudantes do 7º ano "A" da Escola Municipal Dom Expedito Lopes para vivenciar as atividades comemorativas do Dia da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, sensibilização e soluções práticas para ajudar na resolução deste problema.


Os estudantes puderam participar da palestra “Água: uso sustentável”, da exibição de vídeos com dicas de “Consumo Consciente e Economia de Água” e gincana com entrega de brindes.






GINCANA












Entrega de brindes ao grupo vencedor da gincana

Texto e imagens: Julieta Beserra

Prefeitura Municipal de Lajedo
Secretaria Municipal de Educação



Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...