domingo, 28 de agosto de 2016

PROFESSORES DA ESCOLA AMBIENTAL EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTOS


Antes do inicio das atividades do 2º Semestre os Professores da ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo, com o apoio da Secretaria Municipal de Lajedo, buscaram atividades complementares na cidade de Caruaru, onde tiveram uma aula de astronomia junto a “Nave Planetária", que é o primeiro planetário móvel 100% digital do Brasil, com tecnologia importada, filmes licenciados e dublados, ar-condicionado, projeção Full HD e uma cúpula com capacidade para acomodar até 80 pessoas. São filmes sobre os mais variados temas espaciais, entre eles: Universo, Big Bang, formação dos planetas e outros especiais falando sobre a Terra.


O planetário é móvel com tecnologia inédita no Brasil. A projeção é em alta definição, totalmente digital com o tema sobre o universo. 

São oito filmes, que serão apresentados em sessões distintas. 

Os filmes são educativos, didáticos, com uma linguagem simples para melhor entendimento do conteúdo. É uma atração para a família toda ir.

Os filmes mostram os planetas, constelações, galáxias, explica como foi formado o universo. Alguns outros possuem conteúdos sobre o fundo do mar, e um especialmente feito sobre o planeta Terra. 

No final é feita uma projeção que é a simulação de uma montanha russa.

Todos os filmes são inéditos, importados e dublados.

Além de um momento de lazer e descontração, pudemos ter contato com novas tecnologias educacionais e analisarmos comparativamente, nossas ações na Escola Ambiental. A satisfação em sabermos que estamos no caminho de vanguarda e que Lajedo dispõe desta tecnologia, totalmente gratuita e voltada para todos os estudantes do município e da região é uma certeza que os investimentos públicos estão sendo muito bem aplicados.






SAÍMOS CONVICTOS QUE CONTAMOS COM UM EQUIPAMENTO DE EXCELENTE NÍVEL E QUALIDADE, E QUE COM O TOTAL APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, NÃO CONSEGUIRÍAMOS OFERTAR AULAS DE ASTRONOMIA COM COMPETÊNCIA, EFICIÊNCIA  E EXCELÊNCIA.

Imagens e texto: ESCOLA AMBIENTAL



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE LAJEDO


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO

A Grécia Antiga deixou para toda a humanidade, principalmente para o mundo ocidental, um dos mais expressivos legados culturais da história, com destaque para a filosofia e dramaturgia, pois essas manifestações não eram conhecidas entre as civilizações que antecederam os gregos na história. Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o ESPORTE. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.

Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo inauguraram os JOGOS OLÍMPICOS. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja na pista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte de sua busca pela perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Os jogos Olímpicos da nossa era começaram há 120 anos, em Atenas. Mas a humanidade os pratica pelo menos desde 776 a.C., quando em Olímpia, na mesma Grécia, realizou-se uma corrida a pé. Na forma atual, as Olimpíadas se realizam a cada quatro anos e variam de cidades-sede, ampliando as modalidades. O francês Barão de Coubertin, seu idealizador, entusiasta da Educação Físia, cunhou a frase para o espírito de confraternização entre povos: "o importante não é vencer mas competir, e com dignidade"

Nesse ano, pela primeira vez o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sedia o evento internacional. A esperança é de que ele deixe um legado de incentivo aos esportes nas nossas escolas, através de políticas públicas. E de obras que tenham, de fato, utilidade social permanente.

Chamado de “Coração dos Jogos”, o Parque Olímpico da barra da Tijuca ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, será palco de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. Após os 2 eventos este ano, terá áreas de uso púbico e outras de uso privado. Construído por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP), o local terá boa parte de seu espaço destinada a empreendimentos residenciais e comerciais depois da Olimpíada. Além de se transformar em um parque público, o restante da área deverá ter uso compartilhado por estudantes da rede municipal e por atletas de alto rendimento, em espaços que terão supervisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB).



A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio ocorreu no dia 5 de agosto, no Maracanã, onde também ocorrerá a festa de encerramento.O s jogos serão disputados do dia  5 até 21 de agosto, no total serão 42 modalidades e são esperados mais de 10.500 atletas.

Vinicius - Mascote Olímpico e Tom - Mascote Paralímpico
ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS 2016

O tema da abertura foi a "História do Brasil"


Gisele Bündchen
Voo do 14 Bis


Delegação Brasileira

Os atletas plantaram sementes e as árvores serão plantadas na Vila Olímpica
Anéis Olímpicos

Pira Olímpica do povo no centro do Rio de Janeiro





segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Graduandas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Encerrando as atividades do 1º semestre letivo de 2016, a Escola Ambiental recebeu no dia 14 de julho, as alunas graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, para o encerramento da disciplina Ensino de Ciências.

Durante as atividades as alunas puderam conhecer novas metodologias na área das ciências para trabalhar com os alunos da educação infantil ao iniciar sua docência. 

A Ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, incentivando as crianças a explorar a natureza, um ambiente colorido, cheio de sons, formas e animais curiosos.

Elas têm curiosidade em saber as causas dos fenômenos da natureza e querem explorar aquilo que lhes parece diferente e intrigante. A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio.

Teatro de fantoche
Teatro de fantoche
A Escola Ambiental oferece diversas aulas práticas e teóricas dentro da Ciências, como: Educação Ambiental, Resíduo sólido, Aterro sanitário, Biogeografia, Reciclagem, Plantio orientado, Noções básicas de Astronomia, entre outras. Durante as aulas são utilizados recursos condizentes com faixa etária da criança.


Jogo do Sistema Solar

Livro dos Planetas
Jogo Cruza Letras
Jogo da memória dos animais


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CMEA

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...