quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS COMEMORA 10 ANOS

Um dia a ser comemorado


A comemoração de 10 anos da Associação de Artesãos Inês de Paula valoriza a cultura popular.
A Sede recebeu nova pintura e o grafitismo do pintor Ijon no hall de acesso com a justa homenagem ao grande artísta plástico local Zizi Ribeiro (in Memorian), bem como, o retrato do escritor Ariano Suassuna.
Várias manifestações culturais pernambucanas foram valorizadas neste dia (25), também foi ofertado ao público um lanche com comidas típicas produzidas pelos associados. Um clima de discontração, alegria e harmonia tomou conta deste evento pioneiro em Lajedo. 
Com o projeto idealizado e organizado pelas associadas tendo a frente a presidenta Cida Marcolino, contou com o total apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Muncipal. Podemos destacar o uso de materiais recicláveis e a valorização de temas pernambucanos nas obras expostas.
A partir das 14h a banda de pífanos Padre Cícero se apresentou, seguidos pelo grupo de monitores do projeto Mais Educação com o frevo, e logo após a Banda Marcial Expedito Barros de Queimadas de Jurema. 
O bailarino e coreógrafo Mita que acompanha o grupo de dançarinos da rede pública municipal de Calçado há 10 anos trouxe a Quadrilha Coração Matuto.
O encerramento ficou por conta da Fanfarra de Lajedo cedida pela Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Andréa Félix
Imagens: Erasmo Coentro

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Palestra na SEMANA DO BIÓLOGO na UPE





A equipe da Escola Ambiental participou da XII Semana do Biólogo da Universidade de Pernambuco -UPE, apresentando a palestra "Educação Ambiental: aspectos históricos e contemporâneos"

A XII Semana do Biólogo 2014 ofereceu uma programação bastante diversificada com palestras, minicursos, oficinas, videoconferências, entre outros, ministrados por professores da UPE, alunos e convidados.

 Durante a palestra foram apresentadas algumas catástrofes que culminaram com o surgimento de uma preocupação com o futuro da sociedade e do meio ambiente como:

1 – Doença de Minamata

Em 1954 em Minamata, uma ilha localizada no sudoeste do Japão os moradores começaram a observar um comportamento estranho nos animais, principalmente os gatos que começavam a ter convulsões e saltar no mar, inicialmente foi chamada de “Doença da Dança do Gato”. Em 1956 a doença se manifestou no primeiro humano, sendo conhecida como “Doença de Minamata”, causando convulsões, perda e descontrole das funções motoras. Dois anos após estudos concluiu que a doença estava relacionada ao envenenamento das águas com mercúrio e outros metais pesados, infectando peixes e mariscos que eram a principal fonte de alimentação da população local.

2 – Bhopal

No dia 2 de dezembro de 1984, um acidente em uma fabrica de pesticidas em Bophal, na Índia, lançou 45 toneladas de metil isocianato na atmosfera. Em poucas horas, milhares de pessoas morreram, nos meses seguintes mais pessoas morreram devido a complicações geradas pela contaminação. São contabilizadas aproximadamente 15.000 mortes, mas, no total, cerca de 500.000 pessoas foram afetada (por cegueira, falência dos órgãos, má formação em fetos e defeitos congênitos), a população sofre até hoje com os efeitos.

3 – Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, ocorreu o que é considerado o pior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina nuclear instalada no local explodiu enviando enormes quantidades de radiação para atmosfera, se espalhando por toda Rússia e parte da Europa. O número de pessoas afetadas pelo acidente é incalculável. O caso mais comum relatado são incidências de câncer de tiroide em crianças. Atualmente uma área de quase 20 quilômetros perto da planta permanece desativada. O reator que explodiu permanece selado em uma espécie de sarcófago de concreto, embora estudos apontem sua deterioração gradual, o que pode acarretar em novos impactos no futuro.

4– O Exxon Valdez

No dia 24 de março de 1989 o navio petroleiro Exxon Valdez encalhou nas águas do Alasca, despejando 10,8 milhões de galões de óleo nas águas, que rapidamente se espalhou por cerca de 500 quilômetros, matando milhares de animais. Cerca de 11.000 pessoas e 1.000 embarcações se mobilizaram para conter e reverter o impacto.

Foram apresentadas algumas conferências e reuniões que ficaram conhecidas pela defesa do meio ambiente, como:


  • A Conferência de Educação da Universidade de Keele, da Inglaterra, em março de 1965, que colocou pela primeira vez a expressão Educação Ambiental;
  • A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ou Conferência de Estocolmo, na Suécia, que ocorreu entre 5 e 16 de junho 1972.
  • A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também chamada de Rio-92 ou ECO 92, no ano 1992 no Brasil.


Após a retrospectiva histórica, discutiu-se como anda a prática da educação ambiental em escala global e local. Foi abordado também:


  • As diferentes visões de como era trabalhada a educação ambiental nas escolas;
  • Os objetivos assumidos pela Educação Ambiental na contemporaneidade;
  • A interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural;
  • Como pode ser incentivada a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social, nas escolas, pelos professores de ciências;
  • As formas de trabalhar a interdisciplinaridade com outras disciplinas;
  • o incentivo à participação coletiva dos estudantes em projetos visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade.






 Texto e imagens: Julieta Beserra e Andréa Félix

Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS" treinamento com o IPA no Pau-ferro




No dia 21 de outubro tivemos mais uma etapa do treinamento para os monitores do "EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS" do projeto do Governo Federal "MAIS EDUCAÇÃO". Ministraram a capacitação os agrônomos do IPA, utilizando slides, vídeos e distribuição de material para os monitores, GUSTAVO CÉSAR GOMES - Escola Manoel Laurindo (sítio Caldeirões); ROSINEIDE SANTOS MOURA - Escola Manoel Marcelino (sítio Pau-ferro); SAMANDA ANGELO - Escola Henrique Dias (sítio Santa Luzia), que acompanharão os estudantes na atividades práticas, a Coordenadora Geral ALDA LIMA, a gestora da Escola Ambiental ANDRÉA FÉLIX, a Gestora da Escola do Pau-Ferro, o vereador ERY, além de professores e pais de alunos da comunidade.  Os agrônomos do IPA salientaram a importância da alimentação com produtos orgânicos e fim da utilização de defensivos agrícolas industriais, para o nosso bem e do meio ambiente.

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação na execução e acompanhamento das atividades socioambientais.


Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais serão rotina para os alunos das escolas do Pau-Ferro, Caldeirões e Santa Luzia, além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar. A horta escolar permite relacionar a educação ambiental com qualidade alimentar e valores sociais, desenvolvendo uma sociedade sustentável.


O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas, principalmente os hábitos alimentares saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida.





Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação
Escola Ambiental

domingo, 19 de outubro de 2014

PASSAPORTE DA ALEGRIA É UM SUCESSO!


JUNTOS SOMOS UMA SÓ FORÇA EM AÇÃO! MUDANDO PARA MELHOR

ASSISTA O VÍDEO DA LARGADA:

https://www.facebook.com/video.php?v=281050932088406&set=vb.100005505043546&type=2&theater

Passeio ciclístico abre atividades do Passaporte da alegria
A criançada de Lajedo está com uma programação vasta para este domingo (19) em comemoração ao dia 12 de outubro, dia das crianças. Numa realização da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, o Passaporte da Alegria é mais uma realização do plano estratégico de obtenção do selo Unicef.
Apoiados pela gestora da Escola Ambiental, Andréa Felix e parceiros das demais secretarias, muitos pais e crianças participaram do passeio ciclístico com saída da Praça de Eventos nesta manhã, e destino Escola Ambiental. Os meninos foram acompanhados por uma escolta policial e um carro de apoio com água à vontade.
Chegando na Escola Ambiental foram recebidos com um café da manhã baseado na alimentação nutritiva e saudável, se preparando para descansar e seguir na volta pelo caminho que eles mesmos escolheram percorrer. Essa iniciativa é um investimento com retorno baseado na conscientização ambiental, aprimorando a convivência dessas crianças com o ecossistema ao seu redor.





A tarde de domingo foi das crianças lajedenses foi reservada para o Passaporte da Alegria, nome da maior festa já realizada na cidade para a criançada. O evento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em conjunto com todas as secretarias, é mais uma tarefa alcançada rumo à segunda etapa do selo UNICEF.
Todos os secretários participaram, e respectivas equipes contribuíram para tamanho encontro enaltecendo a importância daqueles que são o futuro do município,“e que é um trabalho que não pode parar” destacou a presidente da CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eliane Pedroza. Quem também estava presente era um grupo dos patruheiros de Lajedo acompanhados do Comandante Ítalo, responsáveis pea disciplina dos participantes assegurando o passeio.
O que é preciso para fazer uma criança feliz? E mais de 4 mil crianças?
* Um passeio ciclístico pela manhã e encerramento com um lanche tropical, onde toda a família pode passear pela cidade até a Escola Ambiental.
* Teatro de fantoches com a professora Keyla, da Escola Irene Leão, fantasiada de Chapeuzinho Vermelho.
* A biblioteca itinerante com um acervo diversificado com livrosel ilustrados, acompanhado pela professora Walkécya de Boneca Emília.
* Pintura facial com integrantes da equipe do NASF e palhacinhas por todas as tendas divertindo a garotada, e também oficina de desenho.
* Oficinas de violão, maracatu, dança com o pessoal do Projovem e reciclagem com o artista plástico e diretor de cultura Erasmo Coentro.
* Cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, futebol de sabão e a animação com a Galinha Pintadinha, o galo Carijó e o pintinho amarelinho.
* A atração especial com o mágico Mr. Johnny surpreendendo pais, filhos e visitantes, além do show com palhaços, o grupo de palhaços do funk, a Xuxa cover, Txutxucão , o Mickey e Minnie e a turma do Maurício de Sousa diretamente dos gibis com a Mônica e o Cebolinha.
* Tendas da beleza com cabelo e maquiagem, utilizando os produtos adequados, preocupados com a pele dos pequenos, disponibilizando também manicure e atenção farmacêutica.
* Além de muito doce, picolé, algodão doce e pipoca.
Ao final, sob organização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foi realizada a II Gincana do Projovem com três times: verde com 38 pontos, preto em segundo lugar com 56 pontos e amarelo ganhando a gincana com 58 pontos com o prêmio de uma viagem para o Sundown Park , todas recebendo troféus e medalhas e outras premiações.
Na entrada uma equipe entregava o passaporte junto com um carimbo designando o direito às crianças de usarem três brinquedos e três lanches cada, sem deixar nenhuma criança fora das inúmeras atividades.
Texto: Prefeitura Municipal
Vídeo e Fotos: Equipe da Escola Ambiental
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal

sábado, 18 de outubro de 2014

RUMO AO SELO UNICEF


No mês das crianças a Prefeitura Municipal de Lajedo realiza um evento sem igual o Passaporte da Alegria, onde um dia inteiro será dedicado a todas as crianças lajedenses.

O Evento foi idealizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias de Saúde,Educação,Cultura,Infraestrutura e Urbanismo, todos comungando com a vontade de proporcionar cultura, lazer e educação para nossas crianças.

A ESCOLA AMBIENTAL atuante nas questões sócioambientais estará integrada neste dia tão especial, nós receberemos o Passeio Ciclístico da primavera, no mês das crianças, que terá saída as 8h da praça de Eventos e seguirá 10km até o Sítio Serrote onde estamos localizados, serviremos um café tropical e haverá entrega de certificados aos participantes.

O dia 19 de outubro 2014 será uma data insequecível para todas as crianças da nossa querida Lajedo, todas estas ações atendem a mais uma etapa na busca do selo UNICEF para nosso municipio. 








PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ: PASSEIO CICLISTICO ATÉ A ESCOLA AMBIENTAL
SAÍDA: 8h PRAÇA DE EVENTOS

TARDE: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS: MÁGICOS, PALHAÇOS
                SHOWS: PERSONAGENS INFANTIS
                BRINQUEDOS
                LANCHES
                OFICINAS: EDUCATIVAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS

HORÁRIO: 14h ás 18hs
 Texto e imagens: Equipe da ESCOLA AMBIENTAL

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

VOU DE BIKE - BICICLETAS DO FUTURO



Trocar o carro pelo transporte público é uma medida que colabora para o meio ambiente. No entanto, trocar o veículo pela bicicleta ajuda ainda mais a diminuir não apenas os gases tóxicos lançados na atmosfera, mas também o número de automóveis nas ruas e desafoga o trânsito.

Agora, além de ser uma ótima atividade física, pedalar em uma "magrela" trará benefícios tanto para quem está ao redor quanto para o próprio usuário.

O mais importante nisto tudo é a importância de um transporte que não fica velho nunca. Todos lembram da 1ª bicicleta e das primeiras pedaladas, a sensação de liberdade, o vigor físico e as vantangens para o meio ambiente e para mobilidade urbana. Por tudo isso, domingo dia 19 de outubro VAMOS DE BIKE participar do passeio ciclistico da ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO em prol da qualidade de vida e da construção de novos hábitos socioambientais.


Na busca por esse modelo, surge a Footloose, uma bike elétrica que pode rodar cerca de 30km somente com o motor, mas vai ainda mais longe se você pedalar. Isso porque a bateria dela é recarregada conforme você pedala ou freia.
E não para por aí: é a primeira bike elétrica sem correias, e a troca de marcha dela é automática, funcionando por meio de sensores que monitoram a área ao redor e ajustam a energia do motor quando preciso. O mais legal é romper os limites do impossível e utilizar a criatividade humana em prol do Meio Ambiente e da sociedade em geral.
Imagens: google imagens
texto: Equipe da Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo


Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO