sábado, 24 de março de 2018

ESCOLA AMBIENTAL NA "V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE"



No dia 23 de março, a gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix, foi convidada para ministrar uma palestra na V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE no EREM Monsenhor Alfredo Dâmaso, na cidade de Terezinha, em Pernambuco. Esse ano a conferência tem como tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas.
Andréa Félix, gestora da Escola Ambiental de Lajedo - PE.
A palestra retratou a importância da água para o ser humano, como também orientou sobre ações que podem ser adotadas para conservar os mananciais, como por exemplo, plantar árvores e não desperdiçar água.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA) de Lajedo, Julieta Beserra, também participou do evento para explicar o processo de formação e atuação do COMDEMA em prol do Meio Ambiente na cidade.
Julieta Beserra - COMDEMA
A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular processos de democracia e participação coletiva nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.

Declamação da poesia sobre a importância da água


A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será construída a partir de quatro momentos.

Após a leitura do regimento, alguns estudantes declamaram uma poesia e fizeram uma apresentação de dança, em seguida ocorreram as palestras. Para os estudantes participarem da etapa estadual, eles precisam elaboraram um PROJETO DE AÇÃO com propostas que beneficie o Meio Ambiente, com foco na conservação das águas e escolher 2 delegados que irão representar a escola em Recife.

Esta participação na conferência de Terezinha está em consonância com as atividades realizadas pela Escola Ambiental em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, 22 de março, que são vivenciadas ao longo do mês.




PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE


CAPACITAÇÃO PARA OS SERVIDORES DO IPA


Ocorreu entre os dias 21 e 22 de março, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Ambiental de Lajedo, uma capacitação para os servidores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do Centro de Formação do Servidor de Pernambuco (Cefospe).

A capacitação foi ministrada pela instrutora Mirella Moraes Pinto Souza, analista ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – CPRH, sob coordenação de Joseane Maia do Cefospe. Esse curso chegou a Lajedo por meio da Gerencia Regional do IPA, que solicitou o espaço da Escola Ambiental para sediar a capacitação. Ao longo dos encontros 23 servidores do IPA, de municípios como Jupi, Ibirajuba, Jurema, Cachoeirinha, São Bento do Una, entre outros, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre Licenciamento Ambiental.

Mirella Moraes Pinto Souza, analista ambiental do CPRH
Joseane Maia - Cefospe












Os cursos sobre Licenciamento Ambiental acontecerão nas gerências regionais e estações do IPA espalhadas pelo Estado.

O CEFOSPE foi estabelecido em 09 de agosto de 2010 por meio do Decreto Estadual nº 35.408, o qual instituiu no âmbito do Poder Executivo Estadual o Programa de Educação Corporativa.  Vinculado a Secretaria de Administração (SAD), o CEFOSPE tem por finalidade coordenar e executar as ações do Programa de Educação Corporativa, proporcionando, através de cursos presenciais, ensino a distância (em desenvolvimento), palestras, oficinas e outros, a qualificação dos servidores públicos civis e militares e empregados públicos dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

A parceria entre Escola Ambiental e IPA não é de hoje, já tivemos a oportunidade de oferecer uma capacitação à estudantes da zona rural de Lajedo com a temática PREVENÇÃO A ATAQUE DE ANIMAIS PEÇONHENTOS (2013); em colaboração com a Secretaria de Educação treinamos os monitores do projeto EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS (2014); como também coletamos mudas para distribuição no município em consonância com o projeto PLANTE E ADOTE UMA ÁRVORE (2017), entre outras atividades.

PREVENÇÃO A ATAQUE DE ANIMAIS PEÇONHENTOS (2013)
EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS (2014)
Coleta de mudas para o projeto PLANTE E ADOTE UMA ÁRVORE (2017)




PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE


domingo, 18 de março de 2018

PROFESSORAS DE LAJEDO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM CARUARU

         
          Fortalecendo a parceria com a CELPE, a Secretaria Municipal de Educação enviou um grupo de professoras da área de Ciências Naturais para receberem uma formação junto a Companhia Energética na cidade de Caruaru, tendo como Supervisora a Professora Paixão da ESCOLA AMBIENTAL, essa formação com o temática EQT - "Energia que Transforma", contou com a WWF - Brasil, AVISI - Empresa Italiana, pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria envia seus professores, todo esse esforço e empoderamento servirá para que Lajedo participe da seleção para publicação do Anuário com as ações e atividades aplicadas dentro e fora da sala de aula, que será divulgado o resultado em dezembro para três Estados do Nordeste.

Entre os dias 14 e 16 de março foi realizada a formação pela CELPE "Energia Que transforma - EQT", vivenciada no Caruaru Park Hotel, em dois turnos, matinal e vespertino. 

 

O material utilizado durante o evento é riquíssimo, tanto em informações essenciais quanto em didática, aprendemos de forma esclarecedora a importância do uso eficiente da energia e os nossos recursos naturais, maneiras inovadoras de como trabalhar com o aluno a questão ambiental e o uso da energia no cotidiano. 
A troca de experiências e ideias com participantes de outros municípios se fez de forma dinâmica e construtiva. O material elaborado pela Fundação Roberto Marinho vai transformar nossa prática educativa num campo abrangente de conhecimento e sensibilização.     

 

         Compartilhar conhecimento é a chave para a mudança de hábitos e a transformação da realidade que temos hoje. A mudança começa em cada um para que haja a transformação coletiva.

Texto e imagens : Danúbia Martins

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

sexta-feira, 2 de março de 2018

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO TEM SEU NOME NO CENÁRIO NACIONAL



A Escola Ambiental inicia o ano letivo com mais um reconhecimento pelas atividades realizadas na área de Educação Ambiental, com a reutilização de resíduos sólidos. O projeto PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM A REUTILIZAÇÃO DE PNEUS foi reconhecida como “Prática de Referência Educares”. Em 2017, em todo o Brasil apenas 22 práticas foram homologadas na plataforma digital do Ministério do Meio Ambiente, essa já é o segundo projeto vinculado a plataforma, o primeiro projeto a ser reconhecido aconteceu de 2013/2014 com o tema "Estrutura e Funcionamento do Aterro Sanitário de Lajedo – PE, teoria e prática" http://educares.mma.gov.br/index.php/reports/view/99. 

A Educação Ambiental de Lajedo - PE é reconhecida como um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em Lajedo, a Escola Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades educacionais inovadoras em parceria com as demais secretarias, entidades religiosas, empresas privadas e Organização Não-Governamentais – ONG’s.

As atividades realizadas nos últimos 05 anos evidenciam a importância de práticas ecologicamente corretas e o incentivo da participação da sociedade na proteção ao Meio Ambiente 5 mil pneus foram reutilizados de forma pedagógica,lúdica e recreativa.
Praça Ecológica Nossa Senhora das Graças no Aterro Sanitário de Lajedo - PE, composta por cerca de 4 mil pneus

Início do Projeto “Práticas Sustentáveis com a Reutilização de Pneus” com a oficina de puffs em
parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Lajedo – SCFV

Revitalização dos canteiros do povoado de Santa Luzia em parceria com a Escola Municipal Henrique Dias

Assessoria na criação do playground no Colégio Normal de Lajedo

Esse reconhecimento a nível Nacional é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), lotado na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) criaram a ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (EducaRES).



EducaRES é uma plataforma pública, onde podem ser registradas e difundidas experiências no contexto da PNRS. Mais de 200 experiências de 2013 a 2017 relacionadas à Educação Ambiental e comunicação social com resíduos sólidos já se encontram disponíveis para acesso.

A partir dessa ferramenta digital, gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral têm a oportunidade de buscar boas iniciativas que podem auxiliar no gerenciamento de resíduos de todas as regiões do país.

Essas práticas servem como referência de composição para materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos produzidos pelo Governo Federal. 

A partir de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto, a plataforma virtual EducaRES oferece ao público um mapa georreferenciado com as iniciativas brasileiras cadastradas, facilitando a visualização das práticas inspiradoras no território nacional.


Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo
Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/plataforma-educares-excelentes-solucoes-em-gestao-de-residuos-solidos/

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO