quarta-feira, 25 de abril de 2018

VISITA DOS 1º ANOS DA ESCOLA JORNALISTA MANUEL AMARAL



No mês de abril de 2018, a Escola Ambiental de Lajedo obteve o prazer de receber os alunos dos primeiros anos da Escola Jornalista Manuel Amaral que tiveram como temática de aula, o gerenciamento de resíduos sólidos no Município de Lajedo, onde aprenderam como funciona a estrutura e a dinâmica de um aterro sanitário. Após a aula teórica, foram dirigidos para a parte exterior da escola, onde tiveram uma aula de campo, podendo reconhecer de forma mais expositiva, a composição dos elementos que formam um aterro sanitário.   

“Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente. Não há nenhuma descrição, nenhuma imagem em qualquer livro que seja capaz de substituir a visão de árvores reais, e toda a vida a ser encontrada ao redor deles em uma floresta real” - Maria Montessori

 
Imagem 1: Os alunos conhecendo o que é uma estação meteorológica e qual as suas funções.

 
Imagem 2: Visita a praça sustentável feita com pneus reciclados.

                                    
                                     Imagem 3: Armazenamento do chorume.

                                    
                                     Imagem 4: Balança dos caminhões de lixo.




                                                                                                                             Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE

sexta-feira, 20 de abril de 2018

ESCOLA AMBIENTAL PARTICIPA DA ENTREGA DO PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Representando o Prefeito Rossiny a Eng. Letícia Cavalcante




 Diretor da SEMAS


 Diretor Geral CPRH



 Empresa RECITEC Assessoria


Na manhã desta quarta feira (18), em um evento realizando na sede da Codeam – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional -, em Garanhuns, foi entregue à gestores o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, documento construído pela empresa RECITEC, contratada pelo Governo de Pernambuco, e que apresenta como diretrizes para o agrupamento quatro uma proposta de regionalização a ser instalada num prazo de quatro anos (entre 2018-2021), prevendo a seguinte estrutura: 

Ampliação dos aterros sanitários de Garanhuns, Iati e Lajedo, a serem utilizados de forma consorciada com os municípios vizinhos, além da instalação de um galpão de triagem e de uma unidade de compostagem, somando 48 equipamentos, além da instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) nas cidades de Bom Conselho (04 equipamentos), Canhotinho e Garanhuns (02 equipamentos) e Águas Belas, Cachoeirinha, Correntes, Jurema, Lagoa do Ouro e Saloá, com 01 equipamento cada.


Na oportunidade, foram beneficiados os seguintes municípios: Águas Belas, Angelim, Brejão, Bom Conselho, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi , Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.


Na oportunidade, diversos gestores do Agreste se fizeram presentes Lajedo esteve representado pela Engenheira Ambiental Letícia Cavalcante representando o Prefeito Rossine e a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, a gestora Andréa Félix da ESCOLA AMBIENTAL, que participou ativamente na construção do supracitado PIRS e a diretoria do Meio Ambiente através do Sr. Marcelo Passos.

A Eng. Letícia Cavalcante explicou sobre os desafios diários nesse setor, citou as ações municipais inovadores, bem como o constante aprendizado junto a coletividade.

Imagens: RECITEC


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

sexta-feira, 6 de abril de 2018

6º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL


Gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino de Lajedo - PE está aberto o 6º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL, esse ano o tema a ser desenvolvido com os estudantes é Educação com Energia e Sustentabilidade.

O professor interessado em participar do concurso 2018 deve seguir os seguinte critérios:

1. Realizar atividades que envolvam a temática "Educação com Energia e Sustentabilidade com estudantes do Ensino Fundamental I e II, entre os dias 02 de abril a 25 de junho de 2018;

2. Fotografar as atividades realizadas ao longo do projeto com os alunos;

3. Elaborar "Jogos Educativos" que envolvam a temática do concurso (esse material deverá ser guardado se o projeto for selecionado para compor o Anuário da CELPE virá uma equipe para fotografar posteriormente a turma e o material produzido);
Ø    De cada escola será escolhido pelo coordenador um turma que melhor tenha preenchido os critérios abaixo no desenvolvimento do projeto sobre a temática:
Professor: Organização, planejamento e recursos didáticos;
Alunos: participação e interesse na temática;

3. Preencher o relatório de participação e anexar as fotos;
Ø    O acesso ao relatório será pelo Blog: escolambientalajedo. blogspot.com.br

4. A entrega do relatório pode ser pelo e-mail da Escola Ambiental (escambiental2013@gmail.com) ou na Secretaria de Educação a Rozeli Joele, coordenadora do Núcleo de Ciências;
Data limite para entrega do relatório: 25/06/2018

5.                  A equipe da Escola Ambiental escolherá o melhor projeto, considerando as informações do relatório e as fotos em anexo;
Divulgação: Junho (Mês do Meio Ambiente)

6.                  O melhor projeto receberá como premiação uma viagem para a Usina Hidrelétrica Xingó;
Premiação: 2º semestre
Fonte: Chesf
OBS.: Se a escola realizar alguma atividade que envolva apresentações ou exposições, internas ou à comunidade, deverá solicitar a presença de um representante da Escola Ambiental ou do Núcleo de Ciências, da Secretaria Municipal de Educação, para acompanhar o evento.

Os melhores projetos serão inscritos para compor o Anuário da CELPE 2018. Lajedo participou e foi selecionado em 2016 e 2017 sendo destaque regional nas duas edições. Esse anuário é um projeto Sociambiental que reconhece iniciativas educacionais que promovam Educação Ambiental, Sustentabilidade, Conservação e Preservação dos Recursos Naturais e Energias Renováveis. O anuário reune projetos desenvolvidos em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
Entrega do Anuário da CELPE 2016
"Educação com Energia"
Entrega do Anuário da CELPE 2016
"Educação com Energia"
Entrega do Anuário da CELPE 2017
"Educação com Energia"
Entrega do Anuário da CELPE 2017
"Educação com Energia"

Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE

quinta-feira, 5 de abril de 2018

RELATO DE VIAGEM DE UMA LAJEDENSE NA ANTÁRTIDA

 

A gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix, realizou no dia 27 de março uma palestra aos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Jean Piaget sobre sua experiência no Continente Antártico. A palestra intitulada Expedições: uma Lajendense na Antártida compôs a agenda de atividades realizadas ao longo do Mês da Água, sendo sua comemoração realizada no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Essa atividade ressaltou a importância da preservação ambiental do maior reservatório de água doce do Mundo.

A Antártida se estende por cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, detém 90% das reservas de gelo e 70% da água doce do planeta, bem como concentra recursos minerais e energéticos incalculáveis. O continente Antártico exerce um papel essencial nos ecossistemas terrestres e funciona como um centro de pesquisas a céu aberto. Sua principal contribuição para o equilíbrio ambiental no Planeta é de regulador térmico, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas e influenciando no clima e nas condições de vida na Terra.
  sítio arqueológico 

A palestrante contou como foi o percurso desde a saída do Brasil, permanência na Argentina, embarque e estadia no navio especial, capaz de abrir caminho em meio a gigantescos blocos de gelo, os icebergs, e a temida passagem de Drake, é a parte do oceano Antártico situada entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártida.





A única brasileira no navio encontrou pessoas de vários lugares do mundo, e todos os dias diferentes profissionais realizavam aulas para todos os passageiros, divididos em dois grupos: falantes de língua inglesa e o outro de espanhol.

 Base Inglesa

A expedição durou 20 dias e o cenário encontrado era deslumbrante, com esculturas de gelo, praias de areia preta, um silêncio eterno e diferentes degradês de cores que iniciavam no branco ate um azul marinho, 20 horas de luz solar, vegetação singular, escaladas, banho, gelo antártico, intempéries, neve, aventura, cultura, história, arqueologia, mineralogia, inglês, espanhol, culinária e um novo mundo de descobertas.

Apesar da Antártida apresentar as temperaturas mais frias da Terra, os passageiros se depararam com inúmeras espécies, como pinguins leões-marinhos, focas, baleias e muitas outras aves.




Depoimento 01: "Minha mente mudou, minha forma de ver o mundo também, voltei com o coração abrandado, sereno e mais forte, mudei alguns hábitos, desvalorizei o virtual, senti-me tão, mas tão minuscula naquela imensidão branca, que percebi o quão somos atrevidos com relação a Mãe Natureza! Outra coisa é que eu me senti em casa, numa fusão do meu corpo com o ambiente. - Sim sou de fato uma cidadã do Mundo, mas Lajedo sempre será o meu verdadeiro Lar, pois aqui estão todos que Amo". Andréa Félix.

Depoimento 02: "Tenho minhas contas a pagar, mas isso não impediu de realizar esse grande sonho da minha vida, esperei 08 anos, meus filhos ficarem um pouco maiores, parei tudo durante esse tempo, dei tempo ao tempo, contudo sem desistir, planejei, fiz sacrifícios, persisti, tendo o apoio do meu esposo e o orgulho dos meus filhos, pois hoje posso olhar nos olhos deles e dizer lute, tenha atitude, acredite nos seus sonhos, seja forte e perseverante, porque é possível".Andréa Félix.

Depoimento 03: "Quando eu resolvi falar que iria conhecer a Antártida todas as pessoas sem exceção achavam uma ideia absurda, sem sentido, excêntrico, que bom que estavam todos enganados, após postar as fotos em uma rede social, à qual não faço mais parte, todos ficaram deslumbrados e entenderam que as imagens valiam mais que mil palavras e idéias vagas, a exclusividade tornava-se um marco e a abertura de novas possibilidades e horizontes, mas para muitos ainda assim, foi uma loucura que necessitou de muita coragem" uma amiga falou: - Você é a mulher da terra, do céu e do mar!. É bem assim, sem pretensão ou vaidade, apenas sensibilidade (Essa é a resposta)Andréa Félix.




Texto: Julieta Beserra 
Imagens: Andréa Félix


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO