sábado, 27 de outubro de 2018

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - LAJEDO, PE



    Essa semana ocorreu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovendo eventos, a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País As escolas do Município de Lajedo não ficaram de fora, 12 escolas se inscreveram para participar das atividades durante a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, destas 11 são escolas municipais  e 1 escola estadual. Das instituições inscritas apenas 7 escolas enviaram representantes para participar da formação junto ao coordenador da microrregião de Garanhuns, Daniel Santos, (CNL, SEDUC, Irene Leão, EMDEL, EMPAB, Municipal, Imaculada, Santa Luzia).









      Na Escola Municipal Dom Expedito Lopes –EMDEL foi trabalhado diversos temas envolvendo o desenvolvimento da tecnologia e a forma que ela nos atinge. Apesar da pervecidade atuante do capitalismo como um sistema hegemônico de dominação sobre as nações, o desenvolvimento da ciência e tecnologia tem contribuído muito para a melhoria da qualidade de vida das pessoas a cada ano que passa. 


      Mesmo contribuindo para o “bem” das pessoas, o desenvolvimento técnico pode trazer muitos malefícios tanto para o homem e a natureza. Os estudantes do EMDEL exploraram bem esses dois lados do desenvolvimento científico com apresentações de trabalhos, exposições e peças teatrais.










  E por ultimo na parte da manha, ficou a apresentação do Robozinho Cozmo, um mini-robo que possui personalidade própria, brinca e reconhece o dono. Foi inspirado no personagem WALL-E de uma animação infantil. Cozmo possui inteligência artificial e armazena os dados adquirido no dia a dia. Todos ficaram maravilhados com sua capacidade de interação, foi uma verdadeira demonstração de como a tecnologia esta em um nível inimaginável pelo homem a algum tempo atrás.








Texto: Escola Ambiental de Lajedo

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Profesores de Lajedo no 18º EANE em Bezerro – PE





Dando continuidade ao evento de astronomia, continuamos com o segundo dia onde houve outras palestras, apresentações artísticas, apresentações com jovens do ensino fundamental uma fusão de ciência, cultura e arte. 

Iniciamos o encontro com uma apresentação de cordel chamado Rio Ipojuca, com uma abordagem ambiental, apesar do encontro possuir como tema o estudo astronômico, a educação ambiental é uma questão interdisciplinar sempre devemos levar em consideração o dialogo sobre a sua preservação e estudo. O cordel pode ser visualizado no nosso canal no youtube, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=kJS5hTGvF00 .

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre Na primeira palestra do dia, teve como tema: Mudanças Climáticas – Abelhas E Meio Ambiente, Muito Mais Que Mel. Com a Profª Drª Renata Valeria Régis de Souza Gomes da UFRPE. Foi transmitido a todos do evento uma realidade da qual ninguém imaginava, pois sem as abelhas, em poucos anos não existiria alimentos para mais de 90% da população mundial e com o passar dos tempos essa estatística poderia facilmente ser aumentada. As abelhas que torna possível o equilíbrio nos ecossistemas pois na busca pelo pólen, elas acabam polimerizando as plantações de frutas, legumes e grãos e 80% dessas plantas só crescem por conta dessa atuação das abelhas.              

                                            Albert Einstein afirmou que: "se as abelhas desaparecessem da face da terra, a humanidade teria apenas mais 4 anos de existência. Sem as abelhas não a polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não há raça humana".





Depois tivemos uma grande apresentação do GRUPO DE DANÇA FOLCPOPULAR – BEZERROS – PE,  foi magnifica a apresentação dos grupo, nos trouxeram na atuação detalhes riquíssimos de como o mundo esta sofrendo hoje em dia e como o homem tem agido perante o meio ambiente. 

Vejam uma parte da apresentação em nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=BQFI2vmvNnk
 
A segunda palestra que seguiu com o tema: Satélites Artificiais Da Terra – Uma Abordagem Da Historia, Orbitas, Cobertura, Antena E A Visão DTH. Com o Engenheiro eletrônico, Pós-graduação em Engenharia de petróleo em gás, atuou por 37 anos na EMBRATEL, Maurício Caldas. Nos explicou de uma forma muito esclarecedora sobre a dinâmica e serventia dos satélites, para o que serve, como é construído, quantos existem e etc. Nos deu uma boa introdução sobre o surgimento do estudo astronômico no Brasil, desde os investimentos feitos por Dom Pedro I. 
Foi mostrado também a anatomia dos satélites, como são mandados para o espaço. Você sabia que como Saturno a Terra esta começando formar anéis? Porem formados com o nosso lixo espacial que começou a orbitar o nosso Planeta, derivados das estruturas mandadas ao espaço.


 
Obtivemos a oportunidade de assistir a outras palestras com temáticas únicas no mundo da astronomia, a ultima delas teve como tema: Fenômenos Lunares Transitórios. Com José Claudio da Silva Junior, foi explicado tudo que precisamos saber sobre as fases da lua e o que causa seus fenômenos como os eclipses, lua sangrenta e como o satélite natural da terra interfere em nossas vidas.

Com tudo, foi um grande evento, a equipe da Escola Ambiental parabeniza a todos os organizadores, a A.A.P Associação de Astronomia de Pernambuco e a todos os participantes, foi de grande riqueza a socialização dos conhecimentos astronômicos e ambientais passados no encontro. Agradecemos também, a Prefeitura Municipal de Lajedo – PE, que através da secretaria Municipal de Educação proporcionou uma oportunidade de altíssimo nível aos Professores no 18º EANE em Bezerro – PE.  

Texto: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL  DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A Prefeitura de Lajedo se destaca por proporcionar formações a nível Nordeste aos Professores.

A Prefeitura de Lajedo se destaca por proporcionar formações de qualidade aos Professores.


LAJEDO NO 18º EANE- ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE

Neste mês de Outubro a Equipe da Escola Ambiental de Lajedo participou do evento de astronomia que ocorre uma vez por ano aqui no nordeste o 18 º EANE- ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE, Organização: Associação Astronômica de Pernambuco – A.A.P. que ocorreu no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco no Município de Bezerros – PE, durante os dias 12 e 13 de outubro.  


No primeiro dia, antes de iniciarmos com o circuito de palestras, visitamos o museu do centro cultural onde fizemos uma viagem histórica de parte da cultura nordestina, com diversos artesanatos e esculturas com representações simbólicas que explicam todas as tradições e costumes de uma outra época da qual não presenciamos. 





Estavam em exposição trabalhos escolares relacionado a energias renováveis, o sistema solar, exploração de Marte, telescópios e muito mais.





Tivemos também a presença da equipe do Espaço Ciência no evento, com algumas tendas, trazendo diversas experiências dinâmicas e atrativas para os visitantes como a cadeira de pregos, experimentos envolvendo física, química e etc. 

A primeira palestra do dia teve como tema: As poluições Luminosas Atmosféricas contextualizadas na prática observacional da Astronomia, com o Profº Drº em Astrofísica Antônio Carlos Miranda da UFRPE, nos falando sobre os desafios que os estudiosos do céu possuem para enxergarem os astros no firmamento, pois além dos fatores naturais, as causas antrópicas são mais atuante como a luz e a emissão de gases poluentes, a forma de como as luzes amareladas dos postes se espalham pela nossa atmosfera podem acabar bloqueando as luzes emitidas pelas estrelas, por isso durante a noite não conseguimos estudar e observa-las com facilidade.  



A segunda palestra da UFPE Wagner José que nos deu uma boa capacitação de como podemos registras os astros com o nosso recurso audiovisual de bolso os smartphone. E em seguida, tivemos uma apresentação cultural com Severino Fidelis de Moura onde nos agraciou com sua poesia feita exclusivamente para o evento: Um Vislumbre Sobre Nossa Astronomia aqui no Nordeste.
 
Marcelo Zurita da APA-Associação Paraibana de Astronomia Representando a Bramon. O tema foi A Revolução Brasileira da Ciência de Meteoros, onde foi feito uma retrospectiva de todo surgimento do estudo astronômico no Brasil, e hoje em dia mesmo sem muito apoio do estado, o Brasil possui um grande potencial no estudo celeste. E para finalizar o primeiro dia, tivemos uma pequena participação do planetário do evento, semelhante ao que possuímos na Escola Ambiental de Lajedo e também recebemos um pequeno exemplar de meteorito, o qual ficara exposto na nossa instituição.
Texto: Escola Ambiental 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO-PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO