terça-feira, 29 de outubro de 2019

Pique Nique da Escola Ambiental no mês das Crianças

No mês de Outubro a Escola Ambiental proporcionou vários momentos de lazer educativo, na Chácara das Paixões no sítio Prata em Lajedo, onde acolhemos estudantes de vários níveis de ensino e educadores de Lajedo e Jupi.

Nossas atividades perpassam os muros da escola, promovendo novas formas de aprendizagem envolvendo recreação, atividades desportivas e de resgate popular.

A professora Paixão, proprietária da Chácara não mediu esforços e boa vontade na recepção de todos.

Mais uma vez a Escola Ambiental de Lajedo busca inovar e levar todos a terem mais proximidade com a natureza em todos os âmbitos educacionais.



 
Imagem e texto: Equipe da Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
ESCOLA AMBIENTAL

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Passeio Ciclístico com alunos de Ibirajuba


Aconteceu na tarde do dia 17 de outubro o PASSEIO CICLÍSTICO dos alunos da Escola Municipal Dom João da Mata do Amaral, do povoado Alto do São Francisco, no município de Ibirajuba, organizado pela equipe gestora da Instituição em parceria com a Escola Ambiental de Lajedo - PE.

Participaram da pedalada educativa cerca de 70 pessoas, entre gestores, coordenadores, professores, e alunos do 6º ao 9º ano, realizando um percurso com cerca de 12 km, com parada na Escola Ambiental para o lanche e visitação ao Aterro Sanitário, logo após retornaram para Ibirajuba. Os alunos que não dispunham de bicicleta foram transportados no carro de apoio.


Na Escola Ambiental os ciclistas receberam um certificado de participação e visitaram as dependências do Aterro Sanitário, local recebe os resíduos sólidos de Lajedo e mais 9 cidades consorciadas, incluindo Ibirajuba.

O objetivo do Passeio Ciclístico foi promover uma aula de campo diferenciada, aliando o esporte e contemplação da natureza. Cuidar da saúde é sempre muito importante para se viver bem e melhor, e esse cuidado deve começar desde cedo, por isso, estimular a atividade física é crucial para o desenvolvimento físico e metal das crianças e adolescentes, além de ajudar a melhorar o desempenho escolar.




Texto e Imagens: Escola Ambiental de Lajedo.



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

LAJEDO RECEBE EXPOSITORES DO ESPAÇO CIÊNCIAS

Parte das exposições sobre “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” já estão entregues. A Coordenadora do Agreste Meridional a professora Andréa Félix esteve presente para retirada dos expositores junto ao Espaço Ciências em Olinda, graças ao incentivo da Secretaria Municipal de Lajedo, teremos novos subsídios para as atividades junto a Semana de Ciências e Tecnologias
 

A última reunião preparatória foi realizada nesta quarta (16). Entre outras coisas, os participantes conheceram a exposição que será distribuída entre os polos. Alguns deles já receberam os seus exemplares ou deixaram-nos separados para vir buscar ainda esta semana: Bezerros, Lajedo, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Timbaúba, Vicência, Angelim, Paulista, Riacho das Almas, Nazaré da Mata, Unicap, UFRPE e Compaz Ariano Suassuna.

Nossa abertura aconteceu com a vinda da Caravana de Ciência Móvel a Lajedo no final de setembro, no início de outubro a escola municipal Henrique Dias realizou o lançamento de foguetes com garrafas PET, a Escola Ambiental por sua vez está realizando durante todo o mês rodadas de palestras em várias escolas sobre a temática da Bioeconomia para o Desenvolvimento Sustentável, e em parceria com o Município de Ibirajuba realizará um passeio ciclístico na segunda quinzena de outubro focando ações de saúde ambiental e sustentabilidade, a escola Jean Piaget independentemente de fazer parte da rede particular de ensino também faz parte das ações cadastradas na plataforma nacional e aproximará os alunos dos mais de 5 mil experimentos que há no espaço ciências em Olinda neste mês de outubro.
 Abertura Lajedo

 Lançamento de Foguetes

 Rodada de Palestras

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em concomitância com a Nacional já começou com ações e atividades pontuadas em algumas escolas, a questão principal é a popularização da ciência e tecnologia nas escolas, promovendo novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

O encerramento acontecerá no Colégio Normal de Lajedo, após os jogos escolares. Todas as atividades estarão cadastradas na programação oficial do  site do Ministério de Ciências e Tecnologias do governo federal, que terá o prazo até meados de novembro para conclusão dos relatórios.

Texto e Imagens : Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
ESCOLA AMBIENTAL

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

1º Campeonato de Lançamento de Foguetes de Lajedo

Ocorreu no dia 9 de outubro, na Escola Municipal Henrique Dias, o 1º Campeonato de Foguetes com garrafa PET. O lançamento foi realizado no campo de futebol do Povoado de Santa Luzia.


O campeonato é um projeto interdisciplinar que busca fomentar o interesse dos jovens por atividades práticas que envolva conceitos nas disciplinas de Matemática, História, Artes, Ciências, entre outras, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar.

As inscrições para participar do campeonato ocorreram no mês de agosto, em duas categorias, Nível 1, para os alunos do 4º e 5º ano, e Nível 2, para os alunos do 6º ao 9º ano.

O grau de dificuldade para construção do foguete era definido de acordo com a categoria:

Nível 1 - Foguete de canudo de papel que voa por simples impulso.
Nível 2 - O foguete pode ser construído com duas ou mais garrafas PETs, presas a uma base de lançamento fixado ao chão e terá como propulsor ÁGUA e AR COMPRIMIDO por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas.

Durante o campeonato os professores posicionaram cones para medir a distância alcançada pelos foguetes das equipes. Os vencedores de cada nível receberão medalhas e certificados durante um evento de premiação ainda em outubro.

Essa atividade compõem uma das etapas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, cuja Escola Municipal Henrique Dias está inscrita, sob coordenação regional da Professora Andréa Félix, gestora da Escola Ambiental de Lajedo.

Equipes do Nível 1

1º lugar: Foguetão - 38,60 metros
2º lugar: Em direção a lua - 27,27 metros
3º lugar: Raio - 19,30 metros



Equipes do Nível 2

1º lugar: Apolo 11 - 81,85 metros
2º lugar: Saturno V - 76,50 metros
1º lugar: Nasa - 65,54 metros

Apollo 11

Saturno V

Nasa

Voyage 1

Neil Armstrong

V2

Moab

Atlas

Ausroc IV

Raptor

Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo - PE


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

domingo, 13 de outubro de 2019

Lajedo no Prêmio Vasconcelos Sobrinho - 2019

Resultado de imagem para premio vasconcelos sobrinho escola ambiental 2019

A CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente,  pela primeira vez dará prêmio de 21 mil reais em premiação no valor de R$ 3 mil para os primeiros colocados em sete diferentes categorias, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e incentivar boas práticas socioambientais no Estado.

Categorias: Bem-estar animal; Inovação tecnológica; Pesquisa ambiental; Projeto e Prática Educacional; Destaque Municipal; Destaque da imprensa e Personalidade do Meio Ambiente. 

Lajedo já recebeu o prêmio de Destaque Municipal em 2017, pelos projetos da Escola Ambiental de Lajedo. Em 2018 não houve participação do município, devido a projetos paralelos, ficando fora dos prazos do edital, porém neste ano a escola estará concorrendo em 03 categorias:

1. Prática Educacional
2.Destaque Municipal
3.Personalidade do Meio Ambiente - Profª Andréa Félix

A premiação ocorrerá no mês de dezembro, em data e local ainda a ser definidos. As iniciativas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais da Semas, CPRH, e Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado, de acordo com as pontuações definidas no regulamento.

Em 2019 levar o prêmio será ainda mais difícil, pois em edições anteriores havia 12 categorias distintas, aumentando o leque de oportunidades. O Prêmio Vasconcelos Sobrinho é a maior honraria na área Ambiental em todo o Estado. Fazer parte dessa história ou simplesmente ser citado mostra que estamos trilhando o caminho certo, e serve de incentivo para novos projetos e parcerias.

Resultado de imagem para premio vasconcelos sobrinho escola ambiental 2017
2017 - Categoria Destaque Municipal
Resultado de imagem para premio vasconcelos sobrinho troféu

Texto e imagens: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

sábado, 12 de outubro de 2019

LAJEDO NO ANUÁRIO DA CELPE 2019

Analisando a tabela abaixo o polo de Belo Jardim teve apenas (03) escolas aprovadas, Olinda apenas (01), já no polo Garanhuns o qual os professores de Lajedo receberam o treinamento nas dependências do hotel Tavares Correia no primeiro semestre, conseguimos com o Colégio Normal e Mamede Bento do Amaral, e neste ano a Secretaria Municipal de Educação convidou a escola Estadual Jornalista Manoel do Amaral para trabalharmos unidos em prol de uma educação em rede, também foi contemplada, sendo assim em (03) unidades de ensino estaremos eternizados no anuário da Celpe 2019.

Desde 2016 a educação de Lajedo vem se destacando, através da coordenação geral da Escola Ambiental, que com total apoio da Secretaria Municipal de Educação oportuniza formações de altíssimo nível aos professores.

A empresa privatizada Celpe, destina 3% do seu faturamento bruto a educação. O projeto Energia Que Transforma (EQT) é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho / Canal Futura, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia – MME. 

A metodologia, que foi abraçada pelas concessionárias Coelba, Celpe e Cosern, tem o objetivo de incentivar que os professores passem a trabalhar questões práticas de energia dentro da sala de aula.

Resultado do Anuário da Celpe

"Ajudar crianças e jovens a compreender desde cedo as relações entre energia, consumo e meio ambiente pode trazer resultados importantíssimos para o planeta. E os professores têm um papel essencial neste processo", afirma Andréa Félix (Gestora da Escola Ambiental) e coordenadora geral do projeto em Lajedo.

Comissão avaliadora dos relatórios enviados ao Recife:  WWF - Brasil, o UNICEF e a Celpe.

Dias 17 e 18/10 a Celpe enviará a Lajedo uma equipe de reportagem para várias sessões de fotografia com os professores e alunos vencedores, e em dezembro a Secretaria Municipal de Educação levará ao Recife uma comitiva para receber os anuários com os trabalhos publicados.

A Escola Ambiental de Lajedo parabeniza não só os contemplados, mas a todos que de alguma forma fizeram parte de todo o processo. 

Texto: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO