sexta-feira, 29 de abril de 2022

Escola Ambiental de Lajedo e Jurema juntas pela Eficiência Energética

Na manhã do dia 29 de abril, a equipe da Escola Ambiental de Lajedo-PE, representadas pela gestora e professora Andréa Félix e pela professora Paixão, participaram do encerramento das atividades da Unidade Móvel Educativa – UME, na cidade de Jurema, em Pernambuco.

Após dois anos sem atividades educativas, a UME foi atualizada com recursos tecnológicos avançados, como iluminação cênica, vídeos e maquetes para receber os estudantes para as ‘Aulas de Energia’. A UME visa sensibilizar professores, alunos e a sociedade quanto aos conceitos relacionados ao uso racional e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa, atendendo às Instituições públicas de ensino localizadas no interior dos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte.

Nossas atividades em parceria com a Neoenergia (CELPE) iniciaram em 2016 e vem sendo ampliadas às cidades da região. Por meio da indicação da Escola Ambiental, a UME vai levar as ‘Aulas de Energia’ para 9 cidades da região. 

Em Jurema, a ação envolveu a Secretaria Municipal de Educação de Jurema, através da Secretária Marta Lúcia de Barros Ramos; com a presença da Secretária Adjunta de Agricultura e Meio Ambiente, Drª Maria das Dores Maria e o Secretário de Meio Ambiente, Joselino Bezerra.



Lajedo receberá com grande alegria a UME nos dias 9 a 13 de maio, manhã e tarde, no bairro do Socorro. O nosso calendário de visitação será organizado para atender as escolas públicas, municipais e estaduais, e particulares do Município, junto com a Secretaria Municipal de Educação de Lajedo.


 Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental de Lajedo - PE.


WhatsApp: 87 99607-5654 Andréa Félix (Gestora)

 Facebook: Escolambiental Lajedo

 Instagram: escolambiental

 YouTube: Escola Ambiental

  

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Hora do Planeta 2022

No sábado, dia 26 de março de 2022, das 20h30 às 21h30 a Escola Ambiental de Lajedo-PE participou mais uma vez da HORA DO PLANETA. Conhecida globalmente como Earth Hour, esse evento é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global apagando as luzes por uma hora. Essa ação é uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

A Hora do Planeta 2022 mobilizou 192 países e territórios, resultando em mais de 7,8 milhões de impressões nas redes sociais em todo o mundo.  A edição mais interativa do evento online também contou com a participação de pessoas, escolas, empresas, grupos de escoteiros e diversos movimentos de juventude, além de encerrar com um chamado à ação conjunta em defesa da vida no planeta, lembrando que é preciso repensar atitudes cotidianas.
No Brasil, a ação teve como tema #ConstruaNossoFuturo e a terceira edição do Festival Digital Hora do Planeta trouxe convidados especiais e ofereceu uma série de atividades gratuitas com foco em temas atuais, na proteção e na restauração do meio ambiente.

“Pacote verde” do STF

Ainda sobre essa temática ambiental, no dia 30 de março, em uma agenda inédita, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a votação de sete ações relacionadas à preservação do meio ambiente e à proteção da Amazônia. O chamado “Pacote verde” é  um marco simbólico da Corte diante do avanço descontrolado do desmatamento e do desmonte das políticas públicas de proteção ao meio ambiente no país.

A pauta é vista como uma sinalização de que ministros do STF estão dispostos a cobrar da Presidência da República medidas que deem uma resposta adequada aos graves problemas ambientais enfrentados pelo país - e que têm sido negligenciados pela atual gestão.

As sete pautas envolvem o desmatamento da Amazônia, a limitação da autonomia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a exclusão de políticas ambientais. Seis ações têm a ministra Cármem Lúcia como relatora, ela defendeu a procedência das ações, concluindo que a situação está em nível grave de inconformidade com a Constituição.

Os demais magistrados não chegaram a se manifestar sobre as ações, já que o ministro André Mendonça pediu vistas.

 

Texto: 

https://www.wwf.org.br/participe/especiais/horadoplaneta/

https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/notas_e_releases/?82088%2FEm-movimento-inedito-STF-julga-Pacote-Verde-de-acoes-ambientais&utm_campaign=news_abril_2022_-_cadastrados&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

https://oeco.org.br/salada-verde/confira-a-integra-do-voto-historico-de-carmen-lucia-no-pacote-verde-do-stf/


WhatsApp: 87 99607-5654 Andréa Félix (Gestora)

Facebook: Escolambiental Lajedo

Instagram: escolambiental

YouTube: Escola Ambiental

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

terça-feira, 5 de abril de 2022

Mais um Projeto da Escola Ambiental

 



Na manha do dia 05 de abril de 22 terça feira, a Escola Ambiental de Lajedo recebeu os alunos de 1º ao 5º ano da Escola Luiz Pedro Laurentino Feitosa para realização de mais um projeto em parceria, HORTA ESCOLAR.



A agricultura é uma principal atividade econômica que sustenta o Brasil na geração de renda e matéria prima. Em nossa região é muito importante para o desenvolvimento local. Deste modo percebeu-se a oportunidade de trabalhar a agricultura nas escolas como ferramenta de ensino para a contribuição do desenvolvimento do aluno no processo de ensino aprendizagem, evolução de sua percepção do mundo e o entendimento de preservação do meio ambiente.

No primeiro momento os alunos tiveram uma introdução teórica sobre agricultura e os procedimentos básicos para a produção e manutenção de um solo fértil e sobre o plantio correto para a germinação de sementes.






      As escolas desempenham um papel importante em ajudar os alunos a estabelecerem comportamentos alimentares saudáveis. A educação nutricional é uma parte vital de um programa abrangente de educação em saúde e capacita as crianças com conhecimentos e habilidades para fazer escolhas saudáveis ​​de alimentos. O projeto de hortas escolares podem aumentar o conhecimento nutricional dos alunos estimular a vontade de experimentar frutas e legumes. Os alunos podem preparar o solo para a horta, plantar sementes, colher frutas e legumes. Os produtos das hortas escolares podem ser incorporados na merenda escolar.



Por fim, foi realizado uma atividade prática no pátio da Escola Ambiental onde todas as crianças plantaram sementes da árvore Bauhinia variegata: conhecida como pata de vaga. Todos os alunos utilizaram os equipamentos adequados para fazer o plantio com a supervisão dos professores.








Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

 

WhatsApp: 87 99607-5654 Andréa Félix (Gestora)

Facebook: Escolambiental Lajedo

Instagram: escolambiental

YouTube: Escola Ambiental

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO