PLANOS DE AULA - CIÊNCIAS NATURAIS



PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:
Ciências biológicas
Nível:
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Duração:
2 horas

Tema:

Água
Ano:
2015 e 2016

OBJETIVOS

GERAL

Analisar os múltiplos usos da água no cotidiano, no intuito de reconhecê-la como um elemento indispensável à vida no planeta, buscando através da educação ambiental o uso racional desta.

ESPECÍFICOS

1.                  Conhecer o histórico do Dia Mundial da Água, visando uma reflexão sobre a importância da água para os seres vivos, e as ações de uso incoerentes com a dinâmica do meio ambiente;
2.                  Reconhecer a composição química da água e os elementos que a compõem;
3.                  Reconhecer os diferentes estados físicos da água, compreendendo a relação entre a temperatura e mudança de estado físico;
4.                  Orientar os estudantes quanto à importância da água para o bom funcionamento do corpo humano, visando perceber sua relevância para a preservação de nossa vida;
5.                  Identificar a distribuição de água no planeta, os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o consumo humano;
6.                  Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza, a fim de evidenciar a importância do equilíbrio natural do ciclo para a manutenção da vida no planeta.
7.                  Conhecer as principais fontes da poluição das águas e as consequências para o meio ambiente e ser humano;
8.                   Identificar as principais doenças transmitidas pela água, listando as formas de prevenção;
9.                  Explorar as múltiplas formas de reduzir o consumo de água, reforçando o aprendizado sobre o consumo consciente.

CONTEÚDOS
1. Histórico do Dia da Água
2. Composição química da água
3. Os estados físicos da água;
4. O corpo humano e água;
5. Distribuição da água no planeta;
6. O ciclo da água;
7. Os usos da água;
8. Distribuição do uso da água;
9. Poluição das águas
10. Doenças transmitidas pela água;
11. Dicas para reduzir o consumo de água.
METODOLOGIA
A aula será desenvolvida através de apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição de panfletos informativos;
Atividades práticas.
RECURSOS DIDÁTICOS
Equipamentos para projeção de imagens, quadro e pincel para escrever.

REFERÊNCIAS
ÁGUA: o combustível da vida.Disponível em: http://www.tnsustentavel.com.br/relatorio_agua.pdf
Acesso em: 20 de março de 2015.

VICTORINO, Célia Jurema Aito. Planeta água morrendo de sede: uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos recursos hídricos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 231 p.


PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO



Componente Curricular:
Ciências biológicas

Nível:
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Duração:
2 horas

Tema:

Meio Ambiente
Ano:
2015

OBJETIVOS


GERAL


Promover um momento de reflexão acerca dos problemas ambientais de forma a levar a comunidade acadêmica um histórico das lutas ambientais, visando desenvolver uma postura de responsabilidade socioambiental.


ESPECÍFICOS


1.                  Conhecer os múltiplos conceitos sobre Meio Ambiente, apresentados por áreas de estudos diferentes;
2.                  Analisar o histórico do Dia do Meio Ambiente, sensibilizando as pessoas para os problemas ambientais, vividos ao longo da história;
3.                  Mostrar a importância de lutar contra a degradação da natureza;
4.                  Identificar as características do meio ambiente natural, destacando a importância de novos hábitos para a utilização dos recursos naturais;
5.                  Reconhecer as ações do homem na transformação do meio em que vive, evidenciando as interferências negativas causadas à natureza;
6.                  Identificar o meio ambiente cultural, estimulando os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente Cultural em sua comunidade;
7.                  Proporcionar aos alunos ferramentas de Educação Ambiental que venham contribuir no processo ensino-aprendizagem;
8.                  Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante do mundo em que vive.


CONTEÚDOS

1.                  Conceito sobre meio ambiente, a partir de diversos autores;
2.                  Histórico do Dia do Meio Ambiente;
3.                  Meio ambiente natural;
4.                  Meio ambiente urbano ou construído;
5.                  Meio ambiente cultural
6.                  Preservação do meio ambiente

METODOLOGIA

·                    A aula será desenvolvida através de apresentação de slides;
·                    Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
·                    Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
·                    Distribuição de panfletos informativos;
·                    Atividades práticas.

RECURSOS DIDÁTICOS

Equipamentos para projeção de imagens, quadro e pincel para escrever.


REFERÊNCIAS

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 28 de maio de 2015.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: meio ambiente. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: dia 28 de maio de 2015.




 
PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO


Componente Curricular:
Ciências Biológicas

Nível:
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Tempo:
100 min.

Tema:

Resíduos sólidos
Data:
2015.

OBJETIVOS


GERAL


Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de combater o excesso de produção de resíduos sólidos, através da Educação Ambiental, visando sensibilizá-los para adoção de práticas sustentáveis que envolvam o consumo consciente

ESPECÍFICOS


1.                               Definir o conceito de resíduo sólido, a fim de que os estudantes compreendam suas múltiplas definições, a partir do olhar de diversos autores;
2.                               Compreender os tipos de resíduos sólidos, visando identificá-los quanto à origem orgânico e inorgânico;
3.                               Conhecer a classificação do lixo, visando a compreensão de sua composição a partir do setor que o produz;
4.                               Trabalhar com os conceitos dos 5R's, no intuito de mostrar os benefícios das práticas sustentáveis para reduzir nosso impacto sobre o planeta;
5.                               Despertar em nossos estudantes a consciência de que o lixo pode ser reaproveitado;
6.                               Compreender que a coleta seletiva ajuda a diminuir a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis;
7.                               Identificar os possíveis destinos para diferentes resíduos sólidos, a fim de que compreendam que o descarte incorreto acarreta problemas ambientais e de saúde pública.

CONTEÚDOS

1. Resíduos sólidos
2. Tipos de resíduos sólidos
3. Classificação dos resíduos sólidos
4. O conceito dos 5R’s
5. Coleta seletiva
6. Destinação dos resíduos sólidos

METODOLOGIA

A aula será desenvolvida através de apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição de panfletos informativos;
Atividade prática.

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, quadro e pincel para escrever.

REFERÊNCIAS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Disponível em: http://www.saude.rs.gov.br/upload/1346166430_Lei%2012.305_02082010_politica_residuos_solidos.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2015.

BUENO, C. LIXO. 2012. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/?did=27178&action=geral. Acesso em: 01 de junho de 2015.










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