PLANO DE AULA | |||
IDENTIFICAÇÃO | |||
Componente Curricular:
|
Ciências Naturais
| ||
Nível:
|
Ed. Infantil/ Ens. Fundamental / Ensino Médio.
|
Duração:
|
2 horas
|
Conteúdo Estruturante: |
Astronomia
|
Ano:
|
2016 e 2017
|
OBJETIVOS | |||
GERAL | |||
Conhecer os principais corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. Compreendendo a composição e as características do Sistema Solar sendo fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos. . | |||
ESPECÍFICOS | |||
1. Abordar astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental é permitir que as crianças aprendam sobre o mundo onde vivem e, principalmente, é oferecer uma boa oportunidade para que intensifiquem suas perguntas estimulando a capacidade investigativa de cada um.;
2. Introduzir o tema astronomia nas séries iniciais de uma forma lúdica e prazerosa, pois as crianças conhecerão o universo real que habitamos para depois criar um universo imaginário que estará dentro da criatividade e da imaginação de cada um;
3.Compreender as diferentes etapas que envolveram e envolvem os estudos astronômicos,
ligados a produção de equipamentos de estudo;
4.Relacionar a descoberta de fenômenos celestes aos avanços tecnológicos dos
equipamentos de estudo; 5.Compreender a importância do sol para a manutenção da vida;
6.Diferenciar astros;
7.Relacionar os principais corpos celestes e suas características.
| |||
CONTEÚDOS
| |||
1. Sistema Solar;
2.A Terra
3.A relação entre o Sol e a Lua
5.As estrelas
8.O céu e o espaço
9.Os modelos de universo
10.Noções de Astronomia
| |||
METODOLOGIA
| |||
A aula será desenvolvida através de apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição de panfletos informativos;
Planetário;
Atividades práticas;
Projeção de sobras;
Construção de foguetes : Astronáutica"
Atividades Lúdicas.
| |||
RECURSOS DIDÁTICOS
| |||
Equipamentos para projeção de imagens, quadro e pincel para escrever; planetário;maquetes; livros;internet.
| |||
REFERÊNCIAS
| |||
BOCZKO, Roberto, 1984. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher.
CANALLE, João Batista G., 1994a. O sistema solar numa representação teatral.
Caderno Catarinense de Ensino de Física,
CANALLE, João Batista G., 1994b. Comparação entre os tamanhos dos planetas
e do Sol. Caderno Catarinense de Ensino de Física.
CANALLE, J.B.G., TREVISAN, R.H., LATTARI, C.J.B., 1996. Erros Astronômicos
no Livros Didáticos do 1o
Grau. V EPEF, Caderno de Resumos.
CANALLE, J.B.G., TREVISAN, R.H., LATTARI, C.J.B., 1997. Análise do Conteúdo
de Astronomia de Livros de Geografia de 1o
Grau. Caderno Catarinense de
Ensino de Física, 1997.
|
Educação Ambiental é o processo pelo qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, atividades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente bem como de uso comum de todos, pensando na qualidade de vida. (Lei 7.975/99 Política Nacional de Meio Ambiente).
TOTAL DE VISUALIZAÇÕES
PLANOS DE AULA ASTRONOMIA
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
-
O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, com predominância do quente e úmido. Essa característica faz com que uma gran...
-
Rakel Peixoto - Técnica Ambiental - UNOPAR Passamos por um momento em nossas vidas de plena consciência da importância de preser...
-
No dia 3 de maio é celebrado o Dia Nacional do Pau-brasil , uma homenagem a árvore que deu origem ao nome do país. Com nome científico de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário