PLANO DE
AULA
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IDENTIFICAÇÃO
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Componente Curricular
|
Geografia
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nível
|
6º ao
9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
|
Tempo
|
100
min.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Professor
|
Julio
César Félix da Silva
|
Data
|
2015.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tema
|
Rochas
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GERAL
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Analisar a composição, o processo de formação e as
carecterísticas das rochas, visando a identificação e distinção dos grandes grupos
rochosos.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ESPECÍFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1.
Analisar como as rochas foram utilizadas ao longo do tempo, compreendendo a
sua importância na história da humanidade;
2.
Contextualizar os múltiplos usos das rochas na atualidade, percebendo a sua
relevância no cotidiano do ser humano;
3. Refletir
acerca do conceito de rochas, conhecendo os elementos que as constituem;
4. Conhecer
os grandes grupos rochosos, visando identificar os tipos de rochas;
5.
Analisar o processo de formação dos grupos rochosos, identificando a partir
de suas características as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1. As
rochas no tempo;
2. As
rochas no cotidiano;
3.
Conceito de rocha;
4.
Tipos de rochas;
5.
Rochas magmáticas;
6.
Rochas sedimentares;
7.
Rochas metamórficas;
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A aula será
desenvolvida através de apresentação de slides;
Diálogo acerca
dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos
informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição
de panfletos informativos;
Atividade
prática.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS DIDÁTICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data-show, quadro,
pincel para escrever e caixa de petrologia.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
REFERÊNCIAS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TERRA,
Lygia; COELHO, Carlos Amorim. Geografia
geral: o espaço natural e socioeconômico. 5. ed. São Paulo: Moderna,
2005.
CASTRO,
Cláudio; JATOBÁ, Lucivânio. Litosfera:
minerais, rochas, relevo. 2. ed. Recife: Bagaço, 2006.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PLANO DE AULA
|
||||||
IDENTIFICAÇÃO
|
||||||
Componente Curricular
|
Geografia
|
|||||
Nível
|
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino
Médio.
|
Tempo
|
100 min.
|
|||
Professor
|
MIGUEL BESSA PINHEIRO FERREIRA
|
Data
|
2018.
|
|||
Tema
|
Cartografia
|
|||||
OBJETIVOS
|
||||||
GERAL
|
||||||
Desenvolver as noções básicas
cartográficas sobre orientação e localização
|
||||||
ESPECÍFICOS
|
||||||
·
Entender o
que é um mapa;
·
Perceber os elementos que compõe um
mapa;
·
Compreender a cartografia como linguagem
visual;
·
Comparar mapas antigos com os mais
atuais;
·
Formas de
orientação;
·
Aprender
a se orientar pelo Sol;
·
Identificar
os pontos de orientação;
·
Conhecer
os equipamentos de orientação.
|
||||||
CONTEÚDOS
|
||||||
·
Historia
da cartografia;
·
Formas
de orientação;
·
Coordenadas
geográficas;
·
Técnicas
de localização;
·
Elementos
básicos de um mapa;
·
Representação
cartográfica;
·
Tipos
de projeções;
|
||||||
METODOLOGIA
|
||||||
·
A aula
será desenvolvida através da apresentação de slides;
·
Diálogo
acerca dos conteúdos abordados na aula;
·
Vídeos
informativos com dados sobre a temática trabalhada;
·
Utilização
de atlas ou mapas;
·
Atividade
prática.
|
||||||
RECURSOS DIDÁTICOS
|
||||||
Data-show, voz, mapas, quadro
e pincel para escrever.
|
||||||
REFERÊNCIAS
|
||||||
SILVA,
Limara M. da ; CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia e a cartografia escolar
no ensino básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades. In:
ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014,
Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em:
http://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br Acessado em : 25/04/18
PENA,
Rodolfo Alves. Cartografia.
Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cartografia.htm acessado em 25 /04/18
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário