sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ESCOLA AMBIENTAL DISPONIBILIZA TREINAMENTO PARA MONITORES

Iniciamos no dia 25 de setembro de 2014 o I - Treinamento para os monitores do "EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS" do projeto do Governo Federal "MAIS EDUCAÇÃO". A Secretaria Municipal de Educação sempre voltada para ações concretas e com qualidade atrelou as atividades da ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, com o projeto supra citado, estaremos vivenciando em cinco etapas um treinamento prático e teórico para os monitores das escolas do Pau-Ferro, Caldeirões e Santa Luzia.


1ª fase: Intercâmbio de Ações (área da pesquisa - Escola Manoel José do Nascimento, povoado de Queimada grande distrito da cidade de São Bento do Una)

A horta escolar permite relacionar a educação ambiental com educação alimentar e valores sociais, tornando possível a participação dos sujeitos envolvidos, desenvolvendo uma sociedade sustentável através de atividades voltadas para Educação Ambiental (EA)



Trabalhar os hábitos alimentares saudáveis com os estudantes traz melhoria da qualidade de vida, uma vez que a sociedade atual vive inserida em um meio que busca alimentos industrializados que são de fácil e rápido preparo. A escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta.

2ª fase: Reuniões com as comunidades
3ª fase: Visitação as escolas com os agrônomos do IPA pra análise do terreno;
4ª fase: Treinamento Teórico e prático na ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO;
5ª fase: Implantação e acompanhamento mensal das HORTAS NAS ESCOLAS.

MONITORES: GUSTAVO CÉSAR GOMES - Escola Manoel Laurindo (sítio Caldeirões);
                        ROSINEIDE SANTOS MOURA - Escola Manoel Marcelino (sítio Pau-ferro);
                        SAMANDA ANGELO - Escola Henrique Dias (sítio Santa Luzia).

Portanto, o Programa Mais Educação por meio das atividades socioeducativas busca a melhoria da educação básica através de iniciativas que ultrapassam o ambiente escolar, inserindo a comunidade intra e extra escolar, garantir o desenvolvimento socioambiental dos alunos
Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


ALDA LIMA ( Coordenadora Geral) afirma: "Equipe e estudantes, a semente foi plantada, agora é continuar acreditando que os frutos serão colhidos. Quando se tem compromisso como verdadeiro educador o caminho sempre é mais fácil. Não tenhamos dúvidas que educação é a opção mais forte para um futuro melhor. Que nossa caminhada seja sempre voltada para o bem comum.Otimismo, força e esperança, que dias melhores são feitos com a vontade de fazer e FAZER. Você com sua equipe acreditam, colocam em prática, consequentemente colhem os frutos.Parabéns e obrigada pela parceria e por acreditar que juntos somos mais fortes. Equipe do Projeto Mais Educação".


Foto de Alda Lima.
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A Primavera na Escola Ambiental




A Escola Ambiental dá as boas vindas a Primavera, nossas plantas se encheram de flores e estão mais bonitas e perfumadas.

A primavera é a estação do ano marcada pelas flores. A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". 

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No dia do equinócio o dia e a noite tem a mesma duração. A cada dia que passa, o dia vai aumentando a insolação e a noite vai encurtando um pouco. 



Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras. 

A temperatura durante a primavera pode ser influenciada pelos oceanos. Nesta estação, os oceanos do hemisfério sul ainda estão frios, mas com o passar dos dias eles vão ficando mais aquecidos,o que resulta em temperaturas amenas.










Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental 

Secretaria Municipal de Educação 
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

domingo, 21 de setembro de 2014

Programa Mais Educação


A apresentação do Programa Mais Educação ocorreu no dia 19 de setembro na Quadra da Escola Profª Irene Leão, no Bom Jesus. 


O programa Mais Educação foi criado em 2007 como estratégia do Ministério da Educação para inserir na rede municipal e estadual de ensino a educação integral, ampliando a jornada escolar para 7h/dia somando 35 horas semanais. A escolha dos alunos a serem atendidos é realizada pelas unidades de ensino. Tem prioridade beneficiários do Bolsa Família e os que precisam melhorar o rendimento escolar. 

O município de Lajedo inicia o Programa Mais Educação com a adesão de 16 escolas e atenderá em torno de 2 mil alunos com jornada ampliada, com o objetivo de afastar crianças e jovens do risco social melhorando a sua convivência familiar, além de possibilitar a prática de esportes e o acesso a cultura, lazer e tecnologia.


O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Neide Maria da Silva Félix; da Equipe Pedagógica, Alda Suely de Lima e Silva (coordenadora do Programa Mais Educação), Amélia Carolina Alves de Araújo e Paula Rejane Lisboa da Rocha ( Doutora em Educação), com a Gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix, além de Gestores, coordenadores, monitores e oficineiros do Programa Mais Educação.



A ESCOLA AMBIENTAL participará do Programa Mais Educação no cultivo e acompanhamento das Hortas Escolares.




Durante o encontro tivemos a apresentação da Orquestra Filarmônica Nossa senhora do Rosário, regida pelo maestro Alexandre Olímpio, formado por jovens que participam do Programa Mais Educação em Jupi e a dramatização teatral "o Menestrel" de William Shakespeare.









Foi promovida uma mesa redonda com a temática “O Programa Mais Educação e as mudanças no cotidiano escolar”, para esclarecimento de dúvidas sobre a execução e acompanhamento do programa. 


Texto e imagem: Equipe Escola Ambiental


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Culminância do "Projeto Abraço Verde" do Instituto Presbiteriano





O Instituto Presbiteriano realizou no dia 04 de setembro o encerramento do Projeto Abraço Verde, na Praça de Eventos, com uma exposição das atividades realizadas pelos alunos.

O objetivo do projeto é a conscientização da importância da jardinagem e arborização como auxílio na preservação ambiental.

Durante o evento foram distribuídos folders e o “Mini Jornal Ambiental” idealizado pela 3º Ano, para os estudantes e população em geral que participavam das atividades.

Programação:

EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS:

“Horta e alimentação saudável” – Maternal
“Cantinho Verdejante” – Jardim I
“Meu Jardim Encantado” – Jardim II
“Plante um Girassol, Colha Felicidade” – Jardim III
“Cultivando o Verde em Minha Casa” – 1º Ano
“Jardinagem Escolar” – 2º Ano
“Plantar para melhor respirar” – 3º Ano
“Praça Colorida” – 4º Ano

APRESENTAÇÕES MUSICAIS
COREOGRAFIA
PREMIAÇÃO DO EDUCADOR IP 2014
ENTREGA DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO AO GOVERNO MUNICIPAL











 Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

 Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de Lajedo - PE


"TRAVESSIA" DE JUREMA REALIZA AULA DE CAMPO NA ESCOLA AMBIENTAL

 Tivemos o prazer de receber os estudantes do projeto "TRAVESSIA"da rede pública estadual da cidade de Jurema - PE, para uma aula de campo sobre as influencias positivas e negativas sobre a hidrografia da região do Agreste Central.

Após exposição teórica na sala de conferências os estudantes participaram da aula de campo para entenderem a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes decorrentes do Chorume do Aterro Sanitário, bem como, todo o processo de impermeabilização do solo como forma de evitar a contaminação de lençóis freáticos na área do Aterro Sanitário de Lajedo - PE.


O encerramento aconteceu com a exposição de vídeo que compõe o CTV - Circuito Tela Verde, o qual fazemos parte da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente que é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC, executada pelo Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - MinC, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática socioambiental.
A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

Presenteamos a Turma "A"do Travessia da cidade de Jurema com uma muda de Pau-Falha-Branco e a educadora com um exemplar do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente


No dia 15.09.2014 os Jovens com empenho e dedicação fizeram o plantio da muda de pau-falha na área da Escola Estadual Pe. Antonio Barbosa Júnior

 









                            Secretaria Municipal de Educação
                            Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Imagens: Equipe Escola Ambiental e estudantes do Travessia
Texto: Andréa Félix

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

R$ 6.000 - Concurso "Professores do Brasil" Inscreva-se!

O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.

Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.
Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.
Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.

A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:
  • Educação Infantil;
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Anos Finais do Ensino Fundamental; e
  • Ensino Médio.
A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:
  • Educação Integral;
  • Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

PREMIAÇÃO

Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente da categoria em que concorrerem, receberão a importância de R$ 6.000,00, troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras do Prêmio. 

Os primeiros colocados em cada uma das 8 subcategorias receberão adicionalmente, a importância de R$ 5.000,00.

CONSULTE REGULAMENTO no site:premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br

Fonte: MEC

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO