quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARTIGO SOBRE SEMANA DA ÁGUA DISPONÍVEL NA REVISTA DIÁLOGOS - UPE

Entre os dias 16 e 20 de março de 2015 a Escola Ambiental promoveu a SEMANA DA ÁGUA em comemoração ao dia 22 de março - Dia da Água, com o objetivo de mostrar a importância do conservação e do uso consciente desta fonte renovável, com a temática "Água: uso Sustentável".

A Escola Ambiental recebeu estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas:

  • Escola Dom Expedito Lopes,
  • Escola Professora Irene Leão,
  • Escola Mamede Bento do Amaral e
  • Escola Jean Piaget.


Na ocasião foram ministradas palestras, realizadas gincanas, práticas de reciclagem, experiências, exibição de vídeos e atividades lúdicas. Após as atividades os professores Julieta Beserra da Silva e o professor Julio César Félix, iniciaram a produção de um artigo sobre o tema abordada, o qual foi submetido para publicação na Revista Diálogos da Universidade de Pernambuco (Revista Diálogos – N.° 15 – Mar./ Abr. - 2016).
Aula teórica – slide distribuição das águas superficiais no Brasil

Aula teórica – Slide Principais Fontes Poluidoras.

Atividade lúdica da gincana – pescaria

Título: ÁGUA, USO SUSTENTÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE
Resumo

Nos últimos anos, um tema que tem sido alvo de muitas discussões no âmbito acadêmico, midiático e político é o da água, quiçá pela sua escassez atingir desta vez o Estado de São Paulo, já que esse não é um tema novo no Brasil, haja vista as recorrentes secas no semiárido do Nordeste brasileiro. Diante disso, independentemente do lugar, a distribuição de água é afetada e, por conseguinte as atividades cotidianas do lar. Em meio a essa realidade, uma das formas de abrandar os efeitos da escassez de água em casa é reduzir e reutilizá-la em determinadas atividades domésticas. Com vistas nesta problemática, a Escola Ambiental de Lajedo, realizou a I Semana da Água, com foco no uso sustentável, por considerar que a Educação Ambiental para as crianças e adolescentes com a perspectiva de elucidar, sensibilizar e ensinar questões concernentes a água sãocruciais para adoção de novas formas de pensar e agir. Assim, a ideia do presente artigo é relatar uma experiência vivenciada na Escola Ambiental, cujo escopo foi o tema água. Destarte, a primeira parte deste texto, traz um aporte teórico ressaltando a relevância da água e como esta perpassa a sociedade, desde elemento indutor no processo histórico de ocupação do espaço aos usos atuais. E na segunda parte, discorre-se acerca daquilo que fora vivenciado com alunos durante a I Semana da Água.

Palavras-chaves: Água; Uso sustentável; Escola Ambiental.

Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_15/Dial_15_Julieta_Julio_Cesar.htm


Atividade lúdica da gincana – vidros

Produção de cartazes

Produção de cartazes

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CMEA

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Educação Infantil de Calçado na Semana do Meio Ambiente

Ao realizar projetos que visam o desenvolvimento sustentável, o centro de educação se compromete com o meio ambiente, a sociedade e com o futuro. A ideia é que, desde pequenos, as crianças aprendam a valorizar os recursos naturais e um modo de vida com hábitos mais saudáveis.Apesar de ser uma ação local, esses projetos sustentáveis também podem mudar o mundo. Afinal, pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente. 
A cidade de Calçado é conhecida como A Terra da Lavoura, além de promover o contato direto e diário das crianças com a natureza de forma sustentável, este projeto também revaloriza as origens dos calçadenses.

Com um projeto de conscientização sócio ambiental o Centro de Educação Infantil Leonides Falcão de Oliveira, da cidade de Calçado -- PE executou brilhantemente a culminância do projeto...

"Horta da Gente", que aconteceu de 13 a 16 de junho do corrente mês, com a seguinte programação:

13/06 Entrega do livro didático;


 14/06 Palestra com nutricionista e agrônomo, aos professores da rede municipal e líderes comunitários;

15/06 Caminhada Ecológica com intervenção urbana com o plantio de 500 mudas na cidade;

16/06 Feira de Hortaliças: e exposição de produtos orgânicos.
 


AGRADECIMENTOS DA GESTORA M. Iveni Cordeiro da Silva

Venho agradecer em nome de todos que fazem o Centro de Educação,ao governo Municipal na pessoa do senhor José Elias,aos pais,alunos,Secretario de Obras Pedro Nascimento,A Secretaria de Educação Ilka Rejane ,Andréa Felix da Escola Ambiental,presidentes das associações,todos os Calcadenses. Pois ações como está evidência o compromisso que está gestão tem com a população Calçadense,uma iniciativa que terá continuidade em busca de arborizar nossa cidade,proporcionando aprendizado para nossas crianças e toda população pois encontramos nos moradores das ruas e praças por onde passamos apoio e dedicação. Este é um governo que faz. Calçado caminhando para o futuro.



Nós que fazemos o CMEA - Centro Municipal de Educação Ambiental - Lajedo / PE, fomos convidados para participar deste projeto, fizemos a doação de 200 sementes de pau-brasil e participamos do plantio das cerca de 500 mudas de árvores nativas. Ficamos encantados com a dedicação e empenho da comunidade escolar e todos que fazer a Educação Infantil daquela localidade e tivemos a certeza que não estamos sozinhos na construção de uma Educação Ambiental Transformadora.

Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente. (Sivaldo Filho).

Imagens: Centro de Educação Infantil
Texto: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 1 de junho de 2016

TAPETES PARA CORPUS CHRISTI



No dia 26 de maio de 2016 a ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, participou do evento de decoração das ruas da nossa cidade, promovido pela Paróquia de Santo Antonio, em homenagem ao dia de Corpus Christi.
 
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.








ENTENDA:
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

Contamos com o apoio da Família Félix, utilizamos material reciclável (100 caixas de ovos para moldura, papelão e 03 baldes de cerragem e britas); através da criatividade e inovação buscamos louvar e honrar nossa participação para uma reflexão nessa data tão especiaal para todos os Cristãos.

CAPS NA ESCOLA AMBIENTAL

Recebemos no dia 24 de maio de 2016 os usuários do CAPS, para uma atividade no Planetário, pudemos proporcionar momentos de educação, laser, entretenimento e socialização.
Veja depoimento: (https://www.youtube.com/watch?v=D7_sZLMJv2Y)



Funções dos CAPS 

Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; 
Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; 
Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; 
Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; 
Dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; 
Organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; 
Articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental numa determinada área de abrangência; 
Promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. 

Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.


Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.







Imagens: Escola Ambiental
Vídeo: Canal do Youtube da Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO