Atingimos mais de 2.000 pessoas em nossas atividades socioambientais em 100 dias de aulas. Com a reativação do Planetário obtivemos neste ano um contingente expressivo, mas não apenas isso, promovemos: Palestras, Formação aos professores, participação em eventos, atuação junto a secretaria de saúde e assistência social, distribuição de 500 sementes de árvores nativas, atendimento as escolas particulares, estaduais e de outros municípios, concurso artístico e cultural sobre eficiência energética junto a CELPE, formação com o CIPA,
Estes números expressivos são a comprovação de um trabalho diversificado e comprometido com uma educação que atinge todos os níveis de ensino.
PALESTRAS DENGUE/ZIKA/CHIKUNGUNYA
A problemática ambiental, portanto, é resultado da inter-relação entre os processos social, político e cultural na constituição do pensamento e das práticas sociais.
Em decorrência, demanda-se uma proposta educativa que tente dar respostas à falência de todo um modo de vida e pensamento, calcado na razão científica objetivadora, no otimismo tecnológico e no imperativo da acumulação material.
E num processo de Modernização Reflexiva, a educação também passa por uma revisão de pressupostos teórico-metodológicos, para trazer à tona um novo paradigma educacional.
Baseada na idéia de que um mundo globalizado pressupõe a eliminação de barreiras em todas as dimensões do existir humano, destruindo antigos parâmetros que serviram de referência na sociedade moderna industrial, para o ordenamento da vida social e das atividades humanas em geral, a educação dita ambiental carrega essa proposta de formar uma sociedade centrada na reflexividade.
Decorrente do debate ecológico, a Educação Ambiental pode ser conceituada como sendo uma atividade intencional da prática social, que imprime ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com outros seres humanos, com a finalidade de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais plena de prática social e de ética ambiental.
Imagens: Banco de dados da Escola Ambiental de Lajedo
Texto: Equipe da Escola Ambiental
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CMEA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário