Muitas vezes o trabalho com as questões ambientais em contextos escolares restringe-se a uma disciplina, o que contribui
para simplificar a realidade. Tendem a reduzi-la a explicações isoladas, mecanicistas, lineares que impedem a compreensão da
complexidade da vida.
As questões ambientais não podem ser consideradas objeto de uma determinada disciplina,
tratadas de modo isolado, mas pressupõem o diálogo de saberes, por meio do qual as várias ciências contribuem para o seu
estudo orientando o trabalho escolar.
Recebemos neste mês de fevereiro antes do inicio das visitações a Mestranda da Universidade Estadual de Alagoas Samara Cavalcanti, que veio conhecer algumas das ações da ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo.
Encantada com as várias possibilidades, que a Escola propõe, e realiza, agendou para os Universitários do Curso de Pedagogia da UNEAL a vinda para abertura das visitações de 2017.
Vivemos em um momento bastante propício para a educação ambiental atuar na transformação de valores nocivos que
contribuem para o uso degradante dos bens comuns da humanidade. Tal trabalho, precisa ser uma educação permanente, continuada, para
todos e todas, ao longo da vida. E a escola é um espaço privilegiado para isso.
A educação ambiental constitui
um processo permanente, que faz parte integral da educação ao longo da vida. Ao mesmo tempo, a educação ambiental possui
uma função estratégica importantíssima dentro e fora da escola. Indo além, oferecendo a possibilidade de desenvolver projetos que não somente
envolvam e integrem a comunidade escolar, de todas as faixas etárias, mas que também possibilitem a construção de uma ponte,
às vezes tão frágil, entre escola e comunidade, entre escola e realidade ambiental local e entre escola e vida.
Texto e imagens: Andréa Félix
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL
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