terça-feira, 16 de maio de 2017

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO NA ESCOLA AMBIENTAL


A ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, recebeu no dia 12 / 05/2017 a visita Técnica da Coordenadora Geral da Educação Ambiental do Estado de Pernambuco a Profª Genilse Candido Gonçalves, que veio através do empenho da Gestão da Escola Ambiental em busca de parcerias com o Governo do Estado.


Em 2013 a gestão da Escola Ambiental esteve no SEMAS com um pedido de avaliação do trabalho que estava apenas começando, em alguns eventos e encontros no Estado de Pernambuco a gestora manteve contato direto com a diretoria de Educação Ambiental do SEMAS, e após conversas informais o Governo do Estado mostrou-se interessado nas ações e atividade desenvolvidas em Lajedo. 

A Secretaria Municipal de Educação Neide Félix, não poupa esforços para que a Escola Ambiental mantenha a cada ano um alto nível em suas realizações, tanto que, a exemplo em 2015 enviou os profissionais da Instituição para serem capacitados no Planetário de Arapiraca e em 2016 deu total condição para reativação do equipamento que estava inoperante e em péssimo estado para funcionamento, ainda em 2016 autorizou a manutenção e os reparos para que a escola pudesse receber seus mais de 3.500 visitantes com conforto e em uma estrutura renovada. Não podemos deixar de citar o envio da equipe para participar de eventos, palestras e formações a última com a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE). Se hoje somos destaque não poderemos deixar de lembrar a incansável luta da Secretária em manter um alto padrão na Escola Ambiental que hoje é referência não apenas no estado de Pernambuco, mas em vários estados do Nordeste.

A ESCOLA AMBIENTAL, é pioneira e vanguarda nas ações sócio-ambientais, em saúde ambiental e educação. Acompanharam a inspeção a Eng. Ambiental do Município a Srtª Letícia Cavalcante e o Diretor do Aterro Sanitário Cícero José e acompanharam da reunião o Presidente dos Conselhos Municipais Marcos Viana e o Empresário em Reciclagem Marcos André. 

A Visita Técnica em pessoa da Chefe do Departamento de Educação do Estado mostra que Lajedo está a frente de muitos municípios do Estado, e após a avaliação a Escola Ambiental de Lajedo, será a 1ª Escola Municipal a receber um viveiro para mudas do semiárido, que servirá como piloto para futuras instalações em outras escolas do Estado de Pernambuco, e que além disso, trará novas possibilidades na área da Botânica, Ecologia, Fitoterapia e Meio Ambiente. 

Como presente recebemos 200 mudas de IPÊ, que serão destinadas a Paróquia de Santo Antonio nas festividades do Padroeiro da cidade "Santo Antonio" que trabalhará a temática: "Cessem as palavras e falem as obras!"

A implantação está prevista para o mês do meio ambiente JUNHO, e a sua manutenção ocorrerá de maneira sustentável e com a participação das crianças do nosso município. O próximo passo será a assinatura oficial do Convênio para implantação da estufa na área da Escola Ambiental.


 


Texto e Imagens: Escola Ambiental de Lajedo - PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

quarta-feira, 10 de maio de 2017

SEMPRE NOSSA GRATIDÃO


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre A imagem pode conter: 7 pessoas  A imagem pode conter: 24 pessoas, pessoas sorrindo, sapatos 

Uma forma de motivação para estudar é exatamente conhecer e respeitar a capacidade de cada aluno e, também, desenvolver uma metodologia específica para cada um. Um ensino individualizado e mais personalizado pode ser o começo de um engajamento de sucesso!

Constata-se que todos nós certamente temos uma história sobre professor para contar, eis que eles fazem parte de grandes momentos em nossas vidas e participam de todas as fases, desde a infância até a maturidade, passando por momentos difíceis como a etapa do vestibular, e posteriormente convivem com aqueles que conseguem ingressar no ensino superior. Mesmo tendo uma lembrança boa ou ruim, com certeza, você também tem um professor que nunca vai esquecer.

A contribuição deste profissional por meio da proliferação de seus conhecimentos e de nos despertar para outros, é de vital importância para formação de uma sociedade mais justa e igualitária. 

No entanto, o maior desafio da educação e dos professores na sociedade contemporânea é, mais do que nunca, articular as experiências e conhecimentos prévios dos alunos e propiciar o desenvolvimento da autonomia discente de forma a constituir uma inteligência coletiva que promova a democratização do conhecimento e exercício pleno da cidadania.

Para finalizar deixo uma mensagem a estes (as) companheiros (as) de profissão, mesmo com as inúmeras adversidades impostas aos professores devemos ter um motivo que nos encoraja, juntamente com outro que nos determina, seja quais forem nossos sucessos há um prêmio que não haverá de nos faltar e este encontraremos no fundo de nossos corações. 

Não podemos deixar de agradecer ao grande empenho dos estudantes nos desafios apresentados e por eles superados.

Somos gratos também a todos que fazem parte e acreditam na educação no Município de 
Lajedo, que não pouparam esforços para que a proposta do 5º Concurso da Escola Ambiental tivesse êxito. 

Todos somos campeões quando o ensino e aprendizagem estão em primeiro lugar em nossa amada Lajedo. 

Nós que fazemos a ESCOLA AMBIENTAL NOSSO MUITÍSSIMO OBRIGADO!.

sábado, 6 de maio de 2017

CNL / EDEL e MAME DE BENTO na disputa


UTILIZAR TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS

Com a proposta lançada no 5º Concurso da Escola Ambiental de se trabalhar a temática de "Eficiência Energética" os professores e alunos receberam a oportunidade de promover ações formativas que ajudam o aluno a aprender e a se desenvolver; ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.

Importa, claro, saber como as ações foram efetivadas nas escolas, por que mediações retroagem sobre os processos de aprendizagem. Todavia, dos efeitos buscaram a intervenção que os produz e, antes ainda, as observações e as representações que orientam essa intervenção.

O COLÉGIO NORMAL 
  • Sala de aula
  • Exposição no Pátio da Escola para todos os estudantes
  • Intervenção Urbana para Sociedade Civil
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna


ESCOLA DOM EXPEDITO LOPES
  • Sala de Aula
  • Confecção Individual e em grupos de Maquetes
  • Exposição Científica na escola


ESCOLA MAME DE BENTO DO AMARAL
  • Sala de aula
  • Pesquisa de Campo (Comércio Local)
  • Entrevista com a Comunidade
  • Panfletagem
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Texto e Imagens: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO