Lajedo uma cidade que está sempre em evidência por suas ações públicas de vanguarda não apenas no estado de Pernambuco, mas no Brasil como um todo.
"Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2018. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
A utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou em 2017 com mais de 1.300 municípios participantes, pode contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam sobremaneira a vida da maioria da população brasileira, como por exemplo: metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras.
A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.
A Semana Nacional de Ciências e Tecnologias vivenciada pela primeira vez em nossa cidade, vem com tudo, com atividades na zona urbana e rural, com palestras e didáticas em sala de aula.
Tendo total cobertura da Escola Ambiental, no dia 06/11/2018 dando continuidade a SNCT a equipe da Escola esteve pela manhã na Escola Municipal, e a tarde dividi-se na escola do campo D. J. da Matha e no Colégio Normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário