sábado, 31 de agosto de 2019

Escola Ambiental na Conferência: Ecologia Integral em Garanhuns

O 25 Grito dos Excluídos está acontecendo junto à Semana da Pátria, e foi realizado nesta sexta-feira 30 de agosto na garagem da Cúria A Conferência : Ecologia integral, tendo como conferencista o Bispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.


O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 95, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil. Estas manifestações têm como objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.
 logo oficial
Sua origem remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento: as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, movimentos sociais,organizações e entidades envolvidas com a justiça social


Diversos membros das Pastorais, Movimentos e Serviços das Paróquias da Diocese de Garanhuns, paróquia de Santo Antonio da cidade de Lajedo, representantes da Escola Ambiental, participaram deste momento de formação. 

Sobe a mediação do ex-pároco de Lajedo Marcos André, o evento teve um público de 200 pessoas, e como palestrante o bispo da diocese. A Escola Ambiental de Lajedo, se fez presente para análise, estudo e aprofundamento das temática que nos é pertinente, nossa participação é de suma importância para o engrandecimento das nossas atividades, bem como para o preparo de modo geral de toda a nossa equipe. 


O tema escolhido A Encíclica do Papa Francisco sobre Meio Ambiente, "Laudato si", documento de 92 págs. dividido em 6 capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida. Com o documento, Francisco quer que as pessoas e instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente. 

LAJEDO MAIS VERDE NA VILA


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajedo, o Projeto Lajedo Mais Verde idealizado pela Escola Ambiental continua suas ações,  agora nessa segunda etapa hoje dia 30 no encerramento do mês de agosto, atendemos ao pleito da Paróquia de Santo Antonio, que integrada as novas políticas públicas, convergiu com o projeto, buscando a conscientização, a sensibilização atuando nas comunidades que se faz presente.

Para tal fechou um calendário de ações junto a Gestão da Escola Ambiental, tornando a nossas prática integradoras não apenas com o público que atende, mas para todos os lajedenses. 


Texto: Escola Ambiental
Imagens: Solange Maria da Silva


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

MAPEAMENTO DOS CALDEIRÕES


Hoje 30/08/2019, encerramos as atividades realizando junto a OSC dos Caldeirões, o mapeamento superficial das espécies nativas na localidade, um trabalho voltado para preservação e ampliação da população vegetal endêmica.

A convite da OSC a Gestora da Escola Ambiental e Bióloga Andréa Félix, realizou um breve levantamento das espécies vegetais do local. A preservação do patrimônio deve ser visto como um todo, desde histórico, imaterial e natural.  

Essa ação busca agregar a revalorização do local, bem como a preparação para as comemorações natalinas de 2019. Temos a real percepção da importância da localidade para os lajedenses e a imensa vontade de transformação, e unidos o sonho poderá um dia ser possível, pois é no problema que assenta o grande aperfeiçoamento da humanidade.











Texto: Escola Ambiental
Imagens: Oudson Sobral


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

AS CRIANÇAS DA CRECHE NOSSO LAR DÃO EXEMPLO

A conscientização, sensibilização, ação, conservação e preservação, são termos fundamentais no processo de formação do ser reflexivo, capacitado para uma atuação mais respeitosa e responsável à natureza. 





Nesse sentido, escola surge com um papel importante, o de formar cidadãos conscientes e críticos, capaz de desenvolver ações concretas e propor soluções, incentivando os alunos na busca de informações acerca do tema objetivando, dessa forma, uma maior participação e conscientização das crianças na defesa e preservação do meio.

Estas ações vêm mobilizando pessoas do mundo inteiro no intuito de desenvolver projetos que possibilitem às pessoas explorar de maneira sustentável os recursos naturais, a Prefeitura Municipal de Lajedo, vem se esforçando para que nossa Lajedo a cada ano se torna uma cidade mais verde e com formação cidadã pró-ativa, tendo como principal instrumento a Escola Ambiental do Município, que realizou esta atividade de plantio orientado para educação infantil no dia 23/08/2019.

Os sinceros agradecimentos a todos da Creche Nosso Lar!
Imagens: Larissa  Cordeiro
Texto: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

PALESTRA DA CELPE NA ESCOLA DOM JOÃO DA MATA



Na ultima terça-feira dia 27/08/2019 a Escola Municipal Dom João da Mata Recebeu a palestra USO SEGURO DE ENERGIA  pela comissão interna de prevenção de acidentes CIPA da Celpe. O Palestrante trouxe para os alunos e professores, noções de segurança energética para que venham a evitar acidentes perigosos com energia. O uso da energia elétrica de forma segura e sem desperdício pode melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e reduzir a conta de luz.






Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo
Escola Municipal Dom João da Mata




PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Reflorestamento Urbano em Lajedo


  
Na ultima quinta-feira, dia 22/08/2019, a Escola Ambiental de Lajedo iniciou o projeto LAJEDO MAIS VERDE plantando mais de 100 mudas de árvores na Academia das Cidades de Lajedo com os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Jean Piaget e os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Clementino Francisco de Lima. 

Esta ação socioambiental prevê mudanças positivas para o município, a integração dos alunos neste trabalho contribui com a sensibilização dos mesmos e da comunidade local para o meio ambiente, desta forma vamos construindo juntos um ambiente mais harmonioso para se viver.


ESCOLA JEAN PIAGET (Manhã)
Preparação do solo 19-08-2019

Desfile e Plantio orientado 22-08-2019
 

ESCOLA MUNICIPAL CLEMENTINO FRANCISCO DE LIMA (Tarde)




Convidamos todos os lajedenses, a participarem da campanha Lajedo Mais Verde, basta plantar uma muda de árvore, e nos enviarem as fotos para publicarmos em nossas redes sociais. Juntos somos mais fortes, vamos unir nossos esforços, o meio ambiente agradece!   



Texto: Equipe Escola Ambiental



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO 

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Culminância do EQT - Escola Zélia Moura


A Escola Ambiental de Lajedo realizou na tarde de quinta-feira, 15, a culminância do projeto Energia Que Transforma com os alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Prof.ª Zélia Moura, juntamente com seus professores, cerca de 80 pessoas.

A Palestra USO SEGURO DA ENERGIA PARA A COMUNIDADE foi ministrada pelos técnicos Aderaldo e Cleydnaldo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA da CELPE. Na ocasião os estudantes e professores puderam receber orientações sobre segurança no uso da energia elétrica, como também conhecer fontes renováveis para a geração de energia.

O objetivo da palestra é oferecer aos jovens novos conhecimentos acerca do uso da energia para que eles sejam multiplicadores do que foi aprendido, estimulando os familiares e amigos a desenvolverem hábitos mais seguros e ambientalmente corretos para os seus lares.







Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo
Prefeitura de Lajedo



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Semana Nacional de Ciências e Tecnologias em Lajedo


Aconteceu no dia 14 de agosto no auditório do Espaço Ciências em Olinda, a 3ª reunião preparatória para realização da SNCT (Semana Nacional de Ciências e Tecnologias), onde a pauta contou com a elaboração de Feiras de Ciências Municipais em todo o Estado de Pernambuco, bem como a preparação de expositores  e projetos para serem enviados ao CNPq.

Alguns municípios citaram a importância de buscar, junto à Prefeitura e Câmara de Vereadores, a aprovação de Projetos de Leis para instituir a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. “Com isso, além de institucionalizar o evento como política pública, e não como política de gestão, poderemos contar com um orçamento específico para a ação”, indica o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão



A Gestora da ESCOLA AMBIENTAL (Andréa Félix) foi escolhida como Coordenadora da Microrregião do Agreste, uma responsabilidade a altura da representatividade do nosso Município. Uma marco e um incentivo para o Letramento Científico em Lajedo, em consonância com a BNCC ( Base Nacional Curricular) e a BNCC de Pernambuco.

Em várias cidades e instituições, as atividades já começaram. O tema, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, já vem sendo trabalhado nas escolas, que prometem para outubro a culminância deste trabalho. Dois novos coordenadores regionais se uniram ao time dos vinte embaixadores que estão alavancando o alcande do evento

AGRESTE – Microrregião de Garanhuns: Daniel Santos (Garanhuns) e Andréa Félix (Lajedo). Municípios da região: Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha


Confira a lista dos municípios que estiveram representados no encontro:
  1. LAJEDO
  2. Recife
  3. Olinda
  4. Camutanga
  5. Caruaru
  6. Bezerros
  7. Bonito
  8. Angelim
  9. Riacho das Almas
  10. Paulista
  11. Timbaúba
  12. São Vicente Férrer
  13. Pesqueira
  14. Vicência
  15. Saloá
  16. Salgueiro
  17. Garanhuns
  18. Vitória de Santo Antão

Lajedo tendo a Coordenadora do Agreste, almeja encaminhar a Procuradoria Municipal um pleito para criação de uma Ementa a Lei Municipal de Meio Ambiente, fomentando o incentivo fiscal para as Feiras de Ciências, Tecnologias e Meio Ambiente. 

Nosso Município participou em 2018 com projetos pilotos de participação e adequação em sete (07) escolas na Semana Nacional de Ciências e Tecnologias, no qual várias dessas escolas tiveram suas atividades homologadas pelo Ministério da Ciências e Tecnologias, na Plataforma Nacional

O desejo é expandir o número de escolas para aperfeiçoar o Ensino e aprendizagem nas áreas das Ciências, servindo de modelo não apenas em nossa região mas em todo País.
Texto: Escola Ambiental
Imagens: Espaço Ciências
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO