O 25 Grito dos Excluídos está acontecendo junto à Semana da Pátria, e foi realizado nesta sexta-feira 30 de agosto na garagem da Cúria A Conferência : Ecologia integral, tendo como conferencista o Bispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 95, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil. Estas manifestações têm como objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.
Sua origem remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento: as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, movimentos sociais,organizações e entidades envolvidas com a justiça social.
Diversos membros das Pastorais, Movimentos e Serviços das Paróquias da Diocese de Garanhuns, paróquia de Santo Antonio da cidade de Lajedo, representantes da Escola Ambiental, participaram deste momento de formação.
Sobe a mediação do ex-pároco de Lajedo Marcos André, o evento teve um público de 200 pessoas, e como palestrante o bispo da diocese. A Escola Ambiental de Lajedo, se fez presente para análise, estudo e aprofundamento das temática que nos é pertinente, nossa participação é de suma importância para o engrandecimento das nossas atividades, bem como para o preparo de modo geral de toda a nossa equipe.
O tema escolhido A Encíclica do Papa Francisco sobre Meio Ambiente, "Laudato si", documento de 92 págs. dividido em 6 capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida. Com o documento, Francisco quer que as pessoas e instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente.