sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O objetivo da criação desta data não foi apenas para comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Na verdade, a mulher não precisa de um dia específico, de uma data pré-estabelecida, o seu dia, são todos os dias, pois estão vivas e são atuantes independentemente de dia, na verdade, nunca têm folga!

Por isso tudo, viva a mulher, não somente no dia 8 de março (dia da mulher), não somente no segundo domingo do mês de maio (dia das mães), não somente no dia das avós (que é mãe e mulher duas vezes), Mas sim, viva a mulher, todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos.

Ser Mulher

Ser Mulher... 
é encarar os desafios da vida 
e não desistir da luta, 
de uma forma qualquer. 
Ser mulher é ter decisão, 
e envolver-se com razão 
nas questões que se tem. 
Ser mulher é deixar transparecer 
a sensibilidade nos olhos, 
nos momentos ruins, 
é ser o ombro amigo a quem precisa, 
é ocultar os desejos , os sentidos, 
para explodi-los em emoção, 
ser mulher é ser menina ao mesmo tempo, 
é se reconhecer numa canção. 
Ser mulher é ser honesta com os outros e consigo, 
ser mulher é conviver numa sociedade machista, 
e tê-los como amores ou amigo? 
é ser verdadeira, 
e encantar a quem nos conhece, 
ser mulher é ser amor, 
ser como uma flor que todo dia floresce.

Denise Mourão



Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: - Eu, hein?... nem morta!

Luis Fernando Veríssimo


Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

http://www.mensagenscomamor.com/poemas-e-poesias/poemas_sobre_mulher.htm

http://pensador.uol.com.br/poesia_sobre_uma_linda_mulher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO