GEDA - Grêmio Estudantil da Escola Deolinda Amaral promoveu no dia 07 de julho visitação a ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo.
Os jovens estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral, empolgados e inteligentes, acompanhados pelo professor de Geografia Neolan Moraes, realizam atividade de Campo na ESCOLA AMBIENTAL, e firmam parceria para a realização de intervenção urbana com plantio orientado de mudas na cidade.
Os ambientes que compõem nossa vida são distintos, assim como nossa relação com eles, seja na forma de percebê-los, conhecê-los, seja na forma de reagir afetivamente a eles. Se é assim, então a educação ambiental também precisará diferenciá-los. Os educadores ambientais já sabem que somente a informação ambiental não é suficiente, que o vínculo afetivo entre pessoa e ambiente também precisa ser trabalhado para que o processo de transformação dessa relação seja realmente completo e permanente. Por isso, as iniciativas de promoção de comportamentos pró-ecológicos incentivam o vínculo da pessoa com o seu lugar
Mostrar que a escola, aliada a outros espaços de aprendizagem, podem apoiar o jovem na construção de um projeto de mundo que incorpore a consciência pessoal, social e ambiental com a visão da sustentabilidade.
Construir e fortalecer uma interioridade significa, portanto, construir e fortalecer a afirmação da individualidade no coletivo, no desenvolvimento do espaço comum. Significa superar o padrão escolar formal, e mergulhar em outras possibilidades, expandir horizontes, reinventar nossa percepção de mundo. Interagir, estabelecendo conexões sólidas com o bem comum.
Meio Ambiente constitui ..... o campo tenso das possibilidades de engajamento e de atribuição de sentidos para a ação política dos sujeitos contemporâneos de um modo geral, e dos jovens em particular.A questão ambiental surge... como uma causa com grande potencial de identificação e nova oportunidade para o engajamento social e político dos jovens no Brasil.
Uma consciência ambiental, ainda que difusa, parece estar se disseminando entre segmentos jovens, ao menos enquanto potencial motivação para ação coletiva.
A valorização da natureza e a preocupação com o futuro do planeta têm se mostrado particularmente atrativas para a formação de grupos jovens para ação ambiental,
Fotos e texto: Equipe Escola Ambiental
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
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