promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).
tecnologias
e práticas para o desenvolvimento ambiental, bem como a exposição de
ferramentas para a promoção da prevenção de acidentes, doenças ocupacionais em
Saúde, Segurança e Preservação ambiental.
Oficina: Marketing no Cenário
Empresarial de Sustentabilidade.
Palestrante: Sílvio de Paula
(Graduação e mestrado em Administração)
O
termo conhecido atualmente como Marketing Verde/Eco Marketing/Marketing Ambiental, apresenta uma relação de
simbolismo. A organização ou empresa tenta passar uma imagem, uma identidade
consciente proposital para os seus clientes.
O
que é o Marketing?
O marketing não
cria necessidades. Todos nascemos com necessidades. O marketing cria desejos.
O
Marketing lida com geração, entrega e percepção
de valores.
Percepção
– é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais
com finalidade de dar sentido ao seu meio ambiente.
O ser percebe sua
realidade e não a realidade em si.
Fatores
que influenciam a percepção:
- Fatores no Perceptor ( atitudes, personalidade, motivação...)
- Fatores na situação/momento
- Fatores no alvo
Infelizmente,
no Brasil, por muito tempo o marketing foi visto como uma maquiagem exuberante
que atraía as pessoas para armadilhas, no entanto, a partir dos anos 70 o
mercado melhorou suas propostas e seu trabalho de propaganda.
A televisão consagrou-se como a “mídia das mídias”,
possibilitando aos anunciantes tirar proveito do magnetismo oferecido por ela. As
rádios também se modernizaram, As revistas e publicações, andavam em direção da
segmentação e da especialização. Todas essas novidades exigiram das empresas
uma maior organização, criou-se as “ferramentas do marketing”.
Como
melhorias podemos citar algumas ferramentas utilizadas atualmente:
- Publicidade/propagada
- Marketing direto
- Merchandising
- Promoção de vendas
Na década de 1980 e, na medida em que as resistências
foram sendo gradativamente superadas, ocorreu uma enorme adesão às verdades do
marketing. Nesta época descobriu-se um valor da empresa muito mais importante
que todos os outros valores: a imagem que as pessoas têm dela.
O
Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de
produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a
estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem
ecologicamente consciente. No entanto para a empresa ser considerada “Ecologicamente
correta” é necessário realizar uma análise mais profunda de todas as atividades
desenvolvidas, inclusive das normas e processos internos.
O
marketing trabalha com 4 P’s, são eles:
- Planeta
- População
- Produtos sustentáveis (bens e serviços)
- Planejamento estratégico para a sustentabilidade
Oficina: Gestão e
Planejamento Ambiental
Palestrante: Ivan
Dornelas (Engenheiro Cartográfico)
Avaliação
do Impacto Ambiental - É o conjunto de procedimentos capazes de assegurar o
exame sistemático dos impactos ambientais.
Impacto
Ambiental – Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e/ou biológicas.
Meio Físico – Meio Biótico
– Meio Socioeconômico
(ou Antrópico)
Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
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