A Escola Ambiental realizou no dia 29 de março, nos horários matutino e vespertino, em parceria
com a Secretaria Municipal de Educação, uma formação para os professores de
Educação Infantil, Ciências, Geografia e História. O objetivo dessa formação
foi apresentar o PLANETÁRIO disponível na Escola Ambiental para aulas
diferenciadas, unindo a teoria com a prática.
As aulas de Astronomia na Escola Ambiental têm a temática: NOÇÕES
BÁSICAS DE ASTRONOMIA, possibilitando aos professores mais uma ferramenta de
ensino, que proporciona uma sensação de realidade incrível!
A Astronomia na História da Humanidade
A Astronomia tem
acompanhado a nossa história e cultura, tendo constantemente revolucionado o
nosso pensamento, presenteado a Humanidade com pistas em direção ao futuro. No
passado, a astronomia foi usada por diversas razões práticas, como medir o
tempo, marcar as estações do ano ou navegar nos vastos oceanos.
Naquela época, os astros eram relacionados a deuses, a fenômenos sobrenaturais e estudados com objetivos práticos,
como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época
para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia,
como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das
leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da
colheita, da chuva e mesmo da vida.
Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração
do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de
cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as
estrelas que agora chamamos de novas.
Os babilônios, assírios e egípcios também sabiam a duração
do ano desde épocas pré-cristãs. Em outras partes do mundo, evidências de
conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos,
como o de Newgrange, construído em
3200 a.C. (no solstício de inverno o sol ilumina o corredor e a câmara central)
e Stonehenge, na Inglaterra, que
data de 3000 a 1500 a.C.
Newgrange é uma
tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na
Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da
Irlanda. Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais
curto do ano (solstício de inverno),
um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um
longo corredor.
Stonehenge Londres, no Reino Unido |
O Stonehenge, situada a 130 quilômetros oeste de Londres, é
uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam
a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas. O alinhamento
de Stonehenge ao meio-dia do solstício é talvez a maior manifestação da
Astronomia dos nossos antepassados.
Não é provável, apesar da precisão que se verifica com
certas periocidade astronómicas, que Stonehenge tenha funcionado como observatório
astronómico, no sentido atual do termo, sendo mais provável que tenha sido um
local de culto para rituais pagãos. O eixo do alinhamento de Stonehenge
encontra-se na direcção do nascer-do-sol no soltício de Inverno, e em direcção
ao pôr-do-sol no solstício de Verão.
Após observações e recolher dados a respeito do movimento de
corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os
dias apropriados no ciclo ritual anual.
Fonte: http://www.1minutoastronomia.org/13.html
http://astro.if.ufrgs.br/antiga/antiga.htm
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
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