Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que m ais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.
Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres".
A "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
Neste ano a Campanha da Fraternidade trata sobre os Biomas Brasileiros e a Paróquia de Santo Antonio padroeiro de Lajedo - PE propôs uma parceria junto a Escola Ambiental que na semana da festa distribuirá mudas que foram conseguidas no projeto do Governo do Estado "Adote uma muda de árvore", no caso de IPÊ's aos fiéis.
O público deverá assinar uma Ata de Adoção e tornar-se-á responsável pela muda entregue pela ESCOLA AMBIENTAL e honrando um compromisso com a natureza.
A ESCOLA AMBIENTAL estará com o stand temático "Projeto Cuidar" na Vila de Santo Antonio todas as noites de 04 à 13 de junho realizando esta atividade, bem como, mesa de leitura e pintura para crianças, mural de fotos, entrega de brindes.
Texto e imagens: equipe da Escola Ambiental
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário