Mantendo a tradição implantada no Feriado Religiosos em homenagem a Corpus Christi a paróquia de Santo Antonio de Lajedo - PE convocou as catequeses, associações, escolas e membros e grupos religiosos para confecção dos tapetes.
A ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, mantendo sua proposta ambiental, montou pelo segundo ano consecutivo o tapete para procissão, neste ano foram utilizados, CD's, papelões como base para o tapete. Buscando uma reflexão para o descarte dos materiais e unindo arte, criatividade e compromisso com a natureza.
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasildurante o período colonizatório,[1] consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará,[2] o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.[3]. Os tapetes, tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros.[1] Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros.[4] Os tapetes, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde será transladado o Sacramento.[1] Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará.[5]
Fonte: Wikipedia
Imagens: Escola Ambiental
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário