Encerrando as atividades do 1º Semestre a Gestão da Escola Ambiental, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente realizou uma visita técnica a Usina de Triagem e Compostagem
Algumas pessoas podem se perguntar porque SAIRÉ?!
Em 2003, o município de Sairé foi inserido no “Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil” que originou a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis (RPMS). Sairé foi um dos cinco municípios pioneiros da RPMS. Participou à época da formação de promotores de municípios saudáveis e da elaboração e aplicação do Método Bambu. Esse trabalho visa apresentar a trajetória de Sairé e o seu envolvimento com a estratégia por municípios saudáveis na linha do tempo nos últimos 13 anos.
Selecionado pelo governo estadual para ser um dos municípios participantes de um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Japão envolvendo a UFPE, a Secretaria de Planejamento de Pernambuco, a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e os municípios. Um ator-chave no processo, o então secretário de Agricultura e Meio Ambiente participou da formação em método bambu à época, fez estágio no Japão, e, agora, de volta ao poder local, implanta o Programa Sairé Mais Saudável desde 2013. Formações e monitoramentos foram realizados sistematicamente pela UFPE em todos esses anos.
Resultados: Além da elaboração participativa do Plano Diretor Saudável adotando valores e princípios da Promoção da Saúde e usando o método bambu, Sairé implantou uma Unidade de Triagem e Compostagem do LIXO (UTC) dentro do Plano de Município Saudável, em 2005, com apoio da iniciativa privada. Atividades com idosos foram realizadas, prevenção da violência doméstica, caminhadas ecológicas e outros. Em 2013, foi implantado o programa de governo Sairé Mais Saudável como um desafio para a gestão municipal e como prova da sustentabilidade da proposta iniciada em 2003. O programa, baseado na intersetorialidade e na participação social visa à inclusão social, ao cuidado com meio-ambiente e ao enfrentamento dos determinantes sociais de saúde avançando na articulação e mobilização de todos os segmentos da sociedade com vistas a uma administração participativa e democrática. Sairé, hoje, recicla 68% do resíduo sólido coletado na cidade, a partir do envolvimento dos estudantes da rede municipal do nosso município. É também segundo no estado em transparência de contas públicas e 23º no país. Sua experiência de município saudável foi levada até a Bolívia.
Conclusão: A existência de monitoramento sistemático, de apoio da academia, de formação, estágio no exterior, de método próprio de trabalho e, mais que isso, de atores-chave comprometidos com o ideário por municípios saudáveis foram os responsáveis pela continuidade da proposta durante 13 anos.
UTC - Usina de Triagem e Compostagem - é uma das ações que compõem o Programa Sairé Mais Saudável, uma das grandes conquistas do povo saireense nos últimos anos.
Atualmente a UTC emprega 22 pessoas, com a triagem de 12 toneladas semanais, chegando a um rendimento de 1.000 reais para cada individuo.
Imagens: Larissa Cordeiro
Texto: Equipe da Escola Ambiental e Pref. de Sairé
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário