sexta-feira, 24 de maio de 2019

Estudantes de Jucati na Escola Ambiental






No dia 23 de Maio de 2019, a Escola Ambiental recebeu 60 alunos do 6 ano da Escola Albino Moreira do Município de Jucati – PE para trabalharmos sobre estrutura e funcionamento do aterro sanitário e compreender do quão é importante para o meio ambiente e para a saúde humana, um local para o descarte correto do lixo.


Os lixões diferentes do aterro de Lajedo são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas.
O aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos, há tratamento do chorume. Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças. Isso e varias outras informações foram passadas para os alunos durante a aula teórica e de campo.





Texto: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL





quarta-feira, 22 de maio de 2019

SE VOCÊ É PROFESSOR, CONCORRA A PREMIOS E VIAGENS


O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Este ano haverá centenas de prêmios para os professores ganhadores, prêmios de R$5.000.00 reais, medalhas, troféus, certificados e até viagens. As inscrições irão até o final este mês de maio. Você que é professor de escola pública aproveite essa oportunidade. 


Para se inscrever e mais detalhes, acesse o site:
 http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/   


ESCOLA AMBIENTA DE LAJEDO - PE

terça-feira, 21 de maio de 2019

DESFILE EM HOMENAGEM A ESCOLA AMBIENTAL






No aniversário de 70 anos do Município de Lajedo, a Prefeitura de Lajedo continuou o tradicional desfile cívico de 19 de Maio que já levou tantas gerações pelo mesmo trajeto, com participação de alunos de todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. O desfile contou com a presença de diversas autoridades municipais como prefeito, vice-prefeita, vereadores, secretários, deputado Alvaro Porto.

A tradição do civismo no dia em que Lajedo completou 70 anos de fundação, no último domingo (19/05), foi marcada mais uma vez pela administração do Prefeito Rossine, que organizou junto a sua equipe o tradicional Desfile Cívico na via mais emblemática da cidade, Av. 19 de Maio. Um grande número de pessoas compareceu para prestigiar o evento que contou com a participação de dezenas de instituições, entre entidades, escolas e associações da cidade, participaram do trajeto com muita música e animação.

O desfile cívico é um evento importante na história de um município. Lajedo sempre teve tradição em realizar desfiles envolvendo grande parte da população e comunidade escolar. É praticamente um marco na vida de todos, e um momento de integração entre os diversos segmentos econômicos e sociais.

Durante o desfile foram apresentados vários temas, como o incentivo a leitura, a sustentabilidade, a tecnologia, meio ambiente e o aniversário da cidade. Diversas faixas parabenizando o município, além das homenagens a grandes personalidades da história da cidade. E dentre as escolas, uma delas (Escola Municipal Dom Expedito Lopes) teve como tema a "Escola Ambiental", homenageando a instituição pelos seus feitos durante os anos de Gestão da Bióloga Andréa Félix. Tal ato/homenagem foi algo inédito na história da Escola Ambiental.  


Emocionada, a gestora da Escola Ambiental falou da alegria em ver o resultado do trabalho que vinha sendo organizado pela Escola Municipal Dom Expedito Lopes. “É uma imensa satisfação saber que uma escola de referência no município por atender de forma humanitária alunos especiais, prezando pela acessibilidade e inclusão, uma escola que está sempre envolvida com projetos sociais e ambientais homenagear a Escola Ambiental de Lajedo, sinto-me grata a todos que tão brilhantemente constituem tal educandário, me emociona ver não apenas os estudantes especiais, mas todos de modo geral tão empenhados e envolvidos em representar-nos", afirma a gestão.




"VIMOS SAUDAR A ESCOLA MUNICIPAL DOM EXPEDITO LOPES, que brilhantemente, sem medir esforços fez um desfile de Excelência, em homenagem a Escola Ambiental de Lajedo - PE. Sentimo-nos honrados em sermos representados por uma Escola de Referência em Acessibilidade e Inclusão! Nossos agradecimentos especiais a Equipe Gestora, bem como a todos os profissionais e alunos, que se dedicaram para realização do desfile cívico nos 70 Anos de Lajedo!” – Facebook- Escolambiental Lajedo.


 Texto: Equipe Escola Ambiental
Imagens: facebook

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

sexta-feira, 17 de maio de 2019

CONVITE: IV - SEMANA DA MEMÓRIA LAJEDENSE

IV Semana da Memória Lajedense é um evento realizado pela Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Lajedo, que faz parte das atividades comemorativas dos 70 anos de emancipação política de Lajedo. 

A partir de palestras, o evento busca discutir a História e Geografia do município Lajedo, bem como fortalecer a cultura e identidade do lugar, prestando homenagens a cidadãos lajedenses que muito contribuíram e/ou contribuem com serviços prestados a sociedade lajedense. 

Para abrilhantar ainda mais a noite, a "IV Semana da Memória Lajedense ", contará com a participação do poeta e cordelista Adeilzo Santos, o qual declamará uma poesia cujo mote é (Lajedo 70 anos de Emancipação). 


Todos os lajedenses estão convidados para prestigiar o evento, que ocorrerá às 19h na Câmara de Vereadores de Lajedo.


Apoiadores: Marcos Variedades Maxlim Restaurante e pizzaria Bangalô Latitude 08 Bomboniere Talismã Feijão Super grão Posto São Mateus Pop gelo Espaço publicitário ETE Antônio Dourado Cavalcanti Farmácia Verde Churrascaria o Rei do Cabrito Amarelinhos Futsal Metalúrgica 7 colinas Xerox Gertrudes Léo Calçados Paraíso do Real Farmácia do povo L e P Assessoria e Cerimonia

Texto: Júlio Cesar Félix


ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

quinta-feira, 16 de maio de 2019

GREVE DA EDUCAÇÃO



No dia 15 de maio, quarta-feira, houve a paralisação nacional da educação no Brasil em resposta aos ataques e cortes de verba à educação pública, gratuita e de qualidade, entidades do setor publico e privado convocaram suas categorias para a paralisação. A Greve Nacional da Educação foi definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). 

Junto à paralisação, havia outras pautas como a reforma da Previdência PEC6/2019, onde torna a incerteza da aposentadoria para todos os cidadãos Brasileiros. O governo do Brasil esta constantemente fazendo cortes no orçamento publico, diminuindo assim o investimento que deveria ser utilizado para a população. Outras pautas foram manifestadas na paralisação que não foram postas nas mídias como a intolerância de gênero, machismo, racismo, desigualdade social que vem crescendo bastante este ano. Houve também uma participação de grupos ativistas políticos de professores, estudantes, sindicatos e trabalhadores de algumas partes do Brasil com o movimento Lula Livre, onde falaram da condenação do ex-presidente Lula.

A paralisação do dia 15 possuiu grandes temáticas envolvidas porem uma das mais relevantes foi à questão da educação a qual levou o nome do movimento e com a frase “Educação não é gasto, mas sim investimento”. Desta forma, esse evento foi realizado para leva aos governantes a opinião de todos os cidadãos brasileiros.


https://www.diariodepernambuco.com.brl

l

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

LAJEDO AGORA TEM PONTO DE COLETA PARA ÓLEO DE COZINHA







Óleos não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos.



No encanamento existe um equipamento chamado caixa de gordura que é feita de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) apresenta uma resolução que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos receptores de esgoto (efluente) de até 50mg/L, sendo que a partir deste valor, o óleo de fritura polui mais 25 mil litros de água, o que já é um valor bem alto.

 NA SANTA TEREZA É SÓ PROCURAR A LOJA DE TATY, N. 360

SE VOCÊ PREFERIR LIGUE PARA O ZAP (87) 996200858
 



A estimativa de produção de óleo de soja no Brasil para 2018 foi de 8,5 milhões de toneladas, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Desse montante, menos de 1% é reciclado. (Fonte: Biodiselbr)

 A ESCOLA AMBIENTAL, TAMBÉM É UM ECOPONTO, JUNTO A ASSOCIAÇÃO, POIS "QUEM AMA PRESERVA, ACOLHE, CUIDA E FAZ O BEM !"
 ATENÇÃO AS ESCOLAS, RESTAURANTES, LANCHONETES, BARES, PASTELARIAS, SALGATERIAS, E DEMAIS INTERESSADOS NESSA CORRENTE, QUE QUEREM SER ECOPONTO, FALAR COM TATYANNE ANDRADE  (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO) Zap: (87) 996200858

Texto: Escola Ambiental
Imagens: Google imagens
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

sábado, 11 de maio de 2019

PEC006/2019 PREVIDÊNCIA





O presidente Jair Bolsonaro entregou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência ao Congresso em 20 de fevereiro de 2019. Em 20 de março, encaminhou o projeto de lei que altera as regras. Entenda quem será afetado e quais devem ser as novas regras de aposentadoria e pensão caso o projeto seja aprovado. 

Os atuais aposentados e pensionistas também têm direito adquirido. A mudança na legislação só afeta quem se aposentar depois que a reforma entrar em vigor e quem até a data de estabelecimento da reforma não tiver preenchido os requisitos de aposentadoria pelas regras atuais.

Além de alterar a legislação do atual regime previdenciário, o governo prevê na PEC a criação de um novo regime de capitalização com contas individuais de previdência, acessível apenas a novos trabalhadores. Só será regulamentado mais tarde por meio de lei.
Novas regras após a reforma

         A       aposentadoria aos 65 anos para homens e 62 para mulheres, com mínimo de 20 anos de contribuição, após período de transição que vai até 2033. 

Valor da aposentadoria: 60% da média dos salários de contribuição mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição. Com isso, 40 anos de contribuição dão direito a aposentadoria integral, isto é, idêntica à média salarial. Na regra permanente, quem contribuir por mais de 40 anos poderá ganhar mais de 100% da média. Durante a transição, no entanto, o limite será de 100% 

As novas regras, os trabalhadores poderão escolher uma opções seguinte para se aposentar: 

 Por idade e tempo de contribuição  

A idade mínima começa em 56 anos para mulheres e 61 anos para homens, com mínimo de 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente. Essa exigência subirá seis meses a cada ano, até chegar a 62 e 65, respectivamente, conforme tabela abaixo. 

Por tempo de contribuição 

Opção exclusiva para quem na data da promulgação da reforma estiver a no máximo dois anos de se aposentar por tempo de contribuição. Nesse caso, o trabalhador pagará um “pedágio” conforme a PEC6/2019 de 50%. Uma mulher com 28 anos de contribuição, por exemplo, teria de trabalhar mais dois para se aposentar pela regra atual. Após a reforma, terá de trabalhar um ano adicional 50% de dois anos, totalizando, assim, 31 anos de contribuição. 

Por idade 

Os homens poderão se aposentar aos 65 anos. As mulheres, a partir dos 60, mas para elas a exigência sobe meio ano por ano a partir de 2020, até chegar a 62 anos de idade, em 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição começa em 15 anos, em 2019, e sobe meio ano por ano até chegar a 20 anos, em 2029.


Fontes:


https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/20/reforma-da-previdencia-entenda-a-proposta-ponto-a-ponto.ghtml



ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO