sábado, 5 de outubro de 2013

PORQUE PRODUZIMOS LIXO?



Rakel Peixoto - Técnica Ambiental - UNOPAR


Passamos por um momento em nossas vidas de plena consciência da importância de preservação do ambiente em que vivemos.

Com o crescimento populacional, cresce também vários fatores  problemáticos para com a natureza; o desmatamento, poluição, contaminação dos recursos hídricos, derretimento de geleiras, aquecimento global e etc., infelizmente na grande maioria das vezes causadas pela ação do próprio homem. Outro problema lastimável e visível aos nossos olhos é a falta de coleta de resíduos sólidos, nosso lixo, principalmente em áreas mais carentes, com nas periferias.

E porque produzimos tanto lixo?

Uma questão é o simples fato de sermos consumistas. As vitrines coloridas das lojas encantam nossos olhos, as prateleiras do supermercado  sempre recheadas de novidades ( muitas vezes temos o produto em casa, mais pelo novo design o compramos), aparelhos eletrônicos nos encantam com tamanhos e formatos, e tantas e tantas coisinhas que nos fascinam.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de mudança para o meio ambiente e a pra a população é que o artigo 54 da lei de n 12.305/2010 ( BRASIL, 2010a ), a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e dejetos deverá ser implantada em até 4 ( quatro ) anos após a data de publicação da lei , ou seja , a partir de agosto de 2014 não poderão mais ser encaminhados rejeitos e muito menos resíduos para lixões. 

Neste caso podemos comemorar, em nossa cidade já contamos com um Aterro Sanitário que além de coletar nosso lixo, recebe também de mais cinco cidades de nossa região.

Mais não podemos parar por ai, a participação da população é importantíssima para uma cidade limpa a agradável, um simples papel que deixamos de jogar no chão faz uma grande diferença aos olhos e a saúde de cada um de nós. 

Texto:  Rakel Peixoto
Imagens: Julieta Beserra




Grupo de alunos da Escola Sebastiana - Vila dos Prazeres
Visitação: 30.09.2013
Prof. Rosângela Nonato
Técnica Ambiental: Rakel Peixoto




Imagens: (ESCOLA AMBIENTAL)

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...