segunda-feira, 14 de abril de 2014

PÁSCOA









A palavra Páscoa vem do hebreu "Peseach", e significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. Esse momento no qual Jesus ressuscitou dá o verdadeiro significado para a Páscoa, pois foi um ritual de passagem, tornando-se o dia santo mais importante para os cristãos.

A Páscoa está inserida na Semana Santa, que inicia com o Domingo de Ramos, festa que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos é conhecido pela ornamentação com folhas de palmeiras para as celebrações da igreja. Nos relatos evangélicos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.

Na Quinta-feira Santa ocorre à missa do lava pés, um rito religioso cristão baseado no relato de João, que menciona Jesus realizando o ritual durante a Última Ceia. A origem da prática pode estar nos costumes referentes à hospitalidade das civilizações antigas, especialmente naquelas onde a sandália era o principal tipo de calçado. O anfitrião, ao receber um hóspede, providencia uma vasilha com água e um servo para lavar os pés do convidado.

Depois de ser crucificado e morrer na cruz na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão dia que ocorreu a crucificação de Jesus Cristo na cruz. O corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias.

No Sábado Santo é celebrado a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Nesta data ocorrem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via Sacra são alguns dos rituais mais difundidos, até sua ressurreição no Domingo de Páscoa quando ocorreu sua primeira aparição para os seus discípulos após a crucificação.

A Páscoa é uma festa móvel, ou seja, varia o dia dependendo do ano, pois ocorre 40 dias após o Carnaval, e esse período é chamado de Quaresma.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Peixe

O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos, no acróstico IXTUS - peixe em grego.  As letras são as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios, Sopter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".

Círio Pascal 



É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

 Pão e vinho

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.


A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte...".

 Coelho

 Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


Ovo de Páscoa



Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Durante as festividades para comemorar o início da primavera, a época de plantar, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida. O costume passou a ser seguido durante as festividades dos cristãos, onde eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento. Muitas culturas mantêm até hoje esse costume. O ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.

Cordeiro


Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal. “Morrendo, destruiu nossa morte e ressuscitando, restituiu-nos a vida”.

È a nova aliança de Deus realizada por seu filho.

 Sinos



 O sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de Páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.

Girassol 


O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o sol, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

MENSAGEM DA ESCOLA AMBIENTAL

 Desejamos que nesta Páscoa consigamos ressuscitar o nosso melhor. Que possamos efetivar a ressurreição do sorriso e da alegria de viver. A ressurreição do amor, da amizade e da vontade de ser feliz. A ressurreição do acreditar em si mesmo e nos outros...

 

A ressurreição é o começo de um novo tempo!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...