segunda-feira, 25 de maio de 2015

Escola Ambiental participa da I SEMANA DA MEMÓRIA LAJEDENSE



homenagem aos 66 anos de Emancipação Política de Lajedo, o Instituto Histórico Geográfico Cultural de Lajedo - IHGCL, realizou no dia 16/05/15, na Câmara Municipal de Vereadores de Lajedo, uma Mesa Redonda, cujo tema foi “Presentificando o passado”: Lajedo e suas memórias.


A mesa redonda contou com quatro palestrantes, a saber: profª. Msc. Jannaiara (História), prof. Msc. Julio César Félix (Geografia), prof. Msc. Emanoel Magno Atanásio (Antropologia) e, a profª. Halda Simões (História e Direito). A primeira, Jannaiara, ministrou a palestra intitulada de “Cidade e memória: entre lembranças e esquecimentos”, a qual sublinhou a partir de um aporte teórico a importância de registrar e resgatar as memórias. Por sua vez, Julio César e Emanoel, a fala desses teve como título “A cidade como lugar de memória: o caso dos Caldeirões na cidade de Lajedo – PE”, abordaram a estrutura rochosa dos Caldeirões como lugar de memória, elucidando o sentimento de pertencimento dos lajedenses para com a rocha. Por fim, Halda, nos brindou com a palestra “Para que recordar? José Paulo Barbosa nos Explica”, a qual mostrou as dificuldades e inquietações de pesquisador durante o desenvolvimento do Álbum Histórico de Lajedo.

Prof. Msc. Emanoel Magno Atanásio (Antropologia) e Prof. Msc. Julio César Félix (Geografia)
Profª. Halda Simões (História e Direito)

Terminadas as palestras, o IHGCL iniciou as homenagens para com lajedenses que contribuíram com o social, a cultura e a educação. Para essa feitura, o instituto homenageou com as comendas e medalhas intituladas de Caldeirões, Zizi Ribeiro e profª. Júlia Costa. No tocante aos homenageados, na área do social foi o Sr. Antônio Barbeiro, memória viva lajedense que muito contribuiu com a saúde, por sua profissão de homeopata. Na mesma perspectiva, foram homenageados o Sr. Valdir Vital, que muito contribue com Lajedo pelo enorme afã que tem para contar a história do município. Merece destaque, o Sr. Antônio de Oliveira, escritor de sensibilidade singular, que a cada frase muito tem registrado e emocionado lajedenses. Na área da cultura, o poeta e compositor Adeilzo Santos, um verdadeiro baluarte na cultura lajedense. Na educação, a emoção contagiou os presentes com a homenagem do prof. Clóvis, que lecionou durante 40 anos em Lajedo; com a homenagem da Profª Nevinha Arandas, que contribui com 30 anos de sala de aula; e, outra professora homenageada foi Paixão Félix, que lecionou durante um pouco mais de 30 anos na cidade de Lajedo.









Texto: Julio César
Imagens: Paulo Henrique Dias e Equipe Escola Ambiental


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETERAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...