sexta-feira, 8 de maio de 2015

SEMANA DO SOLO: Conhecendo o chão com a Escola Manoel Marcelino




A ONU- Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos, com o objetivo de  mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. Em comemoração ao Dia do Solo, 15 de abril, a Escola Ambiental de Lajedo, realizou na última semana do mês de maio a Semana do solo, cujo tema foi "Conhecendo o chão".
A Escola Ambiental recebeu os estudantes do 3º ao 7º ano da Escola Manoel Marcelino do Pau Ferro para participarem das atividades da Semana do Solo com palestras e atividades que envolve pintura e aula de campo.

Importância do Solo

O solo é a camada superficial da superfície terrestre. Trata-se de um elemento da natureza que sustenta a vida dos seres vivos, pois é no solo que se encontram, por exemplo, minhocas, formigas, besouros, tatus, dentre outros organismos. Além disso, muitas atividades sócio-espaciais são desenvolvidas no e com o solo, tais como, a agricultura, tijolos, telhas, esculturas, dentre tantas outras. Portanto, todos os seres vivos são dependentes do solo. Mas o solo leva muito tempo para nascer, não se reproduz e é facilmente degradado pelas atividades humanas.

Composição

O solo é o resultado da acumulação de matéria orgânica (restos de animais, galhos, folhas, plantas, etc.) equivalente a cerca de 5%, e matéria inorgânica, que corresponde a aproximadamente 45% de minerais, 25% de água e 25% de ar.

Além disso, os solos são caracterizados de acordo com a predominância de três elementos que o constitui: silte, areia e argila. Se o solo tem mais silte, chama-se siltioso. Caso seja predominante a areia, o solo é chamado de arenoso. E quando do domínio de argila, diz-se que o solo é argiloso.

Formação do solo

O processo de formação do solo inicia-se com a degradação da rocha matriz (rocha mãe), que se dá pela pressão do agentes intempéricos (água, vento e gelo), que associados a organismos vivos acabam por desagregar partículas da rocha que se juntam a matéria orgânica formando a camada superficial da crosta terrestre denominada solo. Ao longo do tempo a rocha mãe vai sendo pressionada de cima para baixo, e portanto, degradada e formando novas camadas com coloração diferente.

Nesse sentido, o solo é formado a partir de um corpo duro e compacto, a rocha. Essa rocha passa por processos de intemperismo, ou seja, de apodrecimento da rocha, liberando os minerais que a compõem, esse material vem à superfície da Terra. Desta forma, a rocha é atacada por água e por temperatura junto com outros organismos e vai apodrecendo. Esse apodrecimento começa a liberar os constituintes dessa rocha e junto com a matéria orgânica, começa a crescer plantas, e a cair folhas e galhos, que também apodrecem, resultando nos horizontes do solo. Então, nesse solo, na medida em que o solo vai envelhecendo, a rocha vai ficando cada vez mais distante da superfície, já que vai sendo atacada de cima pra baixo.













Texto: http://www.brasilescola.com/geografia/o-solo.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/constuicao-solo.htm
Imagens: Julieta Beserra e Julio César

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...