No dia 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do
Meio Ambiente, por isso os professores da Escola Ambiental de Lajedo - PE prepararam uma série
de vídeos sobre essa temática. Serão 4 vídeos nas áreas de Ciências, Geografia e Educação Infantil.
O Dia Mundial do Meio Ambiente estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante
a Conferência de
Estocolmo, ocorreu entre os dias 05 a 16 de junho, em 1972, na Suécia. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas
ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, através de
iniciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente.
O primeiro vídeo, Meio Ambiente - história e classificação, fará uma contextualização histórica sobre a data, abordará as definições e tipos de meio ambiente, como também vai apresentar as principais conferências ambientais e seus reflexos aqui no Brasil.
Acesse: www.youtube.com/watch?v=dB2zXxUn8dc
Material sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Texto: Escola Ambiental de Lajedo - PE
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Acesse: www.youtube.com/watch?v=dB2zXxUn8dc
Material sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.
- Definição de Meio Ambiente
- Classificação do Meio Ambiente
- Estocolmo, Rio, Joanesburgo: o Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL
5. Construir argumentos com base em dados, evidências e
informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que
promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro,
acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza.
7º ano – UNIDADES TEMÁTICAS: Vida e evolução
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Fenômenos naturais e impactos
ambientais
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia,
incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando
indicadores ambientais e de qualidade de vida.
8º ano - UNIDADES TEMÁTICAS: Terra e Universo
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Clima
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para
restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações
climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
9º ano - UNIDADES TEMÁTICAS: Vida e evolução
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Preservação da biodiversidade
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para
a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Texto: Escola Ambiental de Lajedo - PE
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário