domingo, 21 de junho de 2020

2º dia de palestras da MEMAMBI - UFPE


No segundo dia de palestras, 18 de junho, organizado pela Diretoria de Gestão Ambiental da Superintendência da UFPE, através da Liga de Sustentabilidade, em continuidade as ações do Mês do Meio Ambiente 2020, ocorreu a Mesa redonda com a temática Educação Ambiental em Tempos de Pandemia – um panorama sobre o papel da Escola e Universidade.


O Prof. Me. Valdemir Fernando da Silva, da UFRPE, iniciou as discussões explicando que as práticas pedagógicas que trabalham a importância das questões ambientais, devem ser incorporadas a sala de aula de maneira crítica e participativa, indo além da alusão às datas comemorativas. As práticas de Educação Ambiental precisam ser abordadas de forma transversal, unindo os conteúdos previstos para as aulas de diferentes disciplinas aos elementos da pauta ambiental, ao longo do ano letivo.




O Prof. Dr. Roberto Araújo Sá, da UFPE/CAA, explanou que as consequências das ações negativas do homem ao ambiente têm relação direta com a saúde, uma vez que necessitamos dos componentes do meio ambiente para a nossa sobrevivência. Apresentou algumas imagens de como o comportamento humano diante de questões do cotidiano, como resíduos sólidos, consumo desenfreado e poluição, são impactantes nos centros urbanos. Como também, apresentou alguns projetos realizados com seus alunos valorizando as iniciativas locais de promoção a educação ambiental como o SERTA, de Glória de Goitá, em Pernambuco.


A Prof.ª Me. Cristiane Felix da Silva Souto, da GRE-PE, explicou sobre as categorias de representações do meio ambiente, com ênfase na antropocêntrica, que considera a natureza como fonte de recursos a serem utilizados e gerenciados pelo homem. Essa visão antropocêntrica vinculada à concepção tradicional de ensino se resume apenas à transmissão de conhecimentos sobre a natureza, no entanto a educação ambiental na contemporaneidade deve promover uma visão global de ambiente que atente para a relação homem, sociedade e natureza, a partir da premissa "Pensar globalmente, agir localmente”.




A pandemia do novo coronavírus obrigou a Educação a adotar algumas mudanças na sua rotina de trabalho e os professores da Escola Ambiental de Lajedo continuam seu processo de aprimoramento do saber, necessário à prática educacional, através da realização de cursos on-line e a participação em seminários, webnários e palestras.




Texto: Escola Ambiental de Lajedo.
Imagens: Facebook



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO – PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...