quarta-feira, 17 de junho de 2020

Webnário Raça e Educação - SAM 2020



A Semana de Ação Mundial (SAM)  entre os dias 15 a 22 de junho de 2020 debatendo através de Webnários (seminários online), no Facebook e no YouTube, a temática Educação contra barbárie - por escolas democráticas e pela liberdade. A SAM tem como objetivo informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras.

Neste terceiro dia, 17 de junho, o Webnário mediado por Catarina de Almeida Santos, Pedagoga e doutorado em Educação, abordou a temática “Raça e Educação: construindo escolas antirracistas”, e contou com a participação de profissionais ligadas a educação, contribuindo para uma discussão tão necessária diante de um cenário de preconceito e segregação racial histórica no Brasil.
Deputada Estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP)
A professora Erica abordou em sua fala a importância da Projeto Político Pedagógico como uma estratégia para a superação de paradigmas ligados aos racismos e preconceito, para além dos muros da escola. Apontou que atos como bullying e preconceitos, nas mais variadas áreas das relações humanas, podem causar obstáculos para o desenvolvimento escolar sadio dos alunos e, consequentemente, a formação de um cidadão apático diante de questões sociais tão fundamentais como igualdade racial, de gênero, entre outros.

Iracema Nascimento (FE/USP)
A professora Iracema fez um resumo das principais legislações educacionais do Brasil e destacou que a gestão democrática deve valorizar a pluralidade humana e cultural, possibilitando ao estudante vivenciar essa diversidade nas escolas. Incentivar o fim dos estereótipos, do racismo velado ou da sua normalização pondo em prática políticas públicas antirracista.

Macaé Evaristo (ex-secretária de Educação de Minas Gerais)
Em sua fala, a professora Macaé lamentou o fim da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) que tinha como objetivo assegurar o direito à educação com qualidade e equidade, tendo políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão social, considerado um retrocesso no campo dos direitos educacionais. Porém,  apresentou algumas conquistas como a lei nº 12.288/10 (institui o Estatuto da Igualdade Racial) e a lei 10.639/03 (incluiu a temática "História e Cultura Afro-Brasileira") que podem auxiliar o corpo gestor e docente, dos diversos níveis de ensino, a promover a valorização das diferenças e o pensamento crítico.

Fernanda Lapa (IDDH)
A coordenadora executiva do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) afirmou que a educação continua sendo a chave para a mudança social e que todos tem o direito ao acesso à educação, incluindo a educação em Direitos Humanos sem qualquer tipo de discriminação de cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política. Ressaltou alguns avanços nas políticas públicas, contudo algumas mudanças nas escolas ainda são necessárias como uma gestão democrática atenta as demandas sociais, material didático que valorize a história do negro e o índio, formação continuada para os professores, entre outros.

Suelaine Carneiro (GELEDÉS Instituto da Mulher Negra)
A socióloga Suelaine é coordenadora do Programa de Educação, Geledés - Instituto da Mulher Negra, que concebe a educação como um direito humano pautando sua ação para proteger, assegurar e expandir os direitos educativos dos negros. Em sua apresentação, ela apontou a necessidade da formação de professores na temática racial e de gênero, a realização de projetos com o protagonismo do jovem negro, incentivando-os a ingressar no ensino superior e a criação de políticas públicas que minimizem as desigualdades raciais no que tange o acesso, permanência e sucesso de pessoas negras no ensino superior.

Acessem o link e assista o Webnário.



Texto: Escola Ambiental de Lajedo - PE


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO – PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

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