segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra que quanto mais velha a árvore, mais ela absorve CO2








Quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para continuar a crescer, revelou um estudo sobre o impacto das florestas no aquecimento global.

Os resultados dos trabalhos, publicados na revista científica britânica Nature, indicam que em mais de 400 tipos de árvores estudados, são os espécimes mais velhas e, portanto, os maiores de cada espécie os que crescem mais rápido e que, consequentemente, absorvem mais CO2.

Estes cientistas contradizem o postulado segundo o qual as árvores velhas contribuiriam menos na luta contra o aquecimento global, tornando-se improdutivas à medida que envelhecem. Pelo contrário. Quando o assunto é clima, quanto mais velha e maior o exemplar, melhor para o planeta.

"É como se para os humanos, o crescimento se acelerasse depois da adolescência ao invés de se retardar", explicou para a AFP Nathan Stephenson, um dos autores deste trabalho.

Ao contrário dos humanos, as árvores não abrandam sua taxa de crescimento com o passar do tempo, diz o estudo. Em vez disso, seu crescimento continua acelerando, mesmo em idade avançada.
O maior cajueiro do mundo- praia de Pirangi do Norte, a 25 km de Natal – RN,  a maior árvore frutífera do planeta.

As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas.

Esse processo ajuda a contrabalançar as emissões provocadas pelas atividades humanas, responsáveis pelo aquecimento do planeta. As florestas desempenham, assim, um papel de reservatórios de carbono, mas até que ponto elas retardariam o aquecimento é um assunto em aberto.

"Já sabemos que as florestas antigas estocam mais carbono do que as florestas mais jovens", explicou Nathan Stephenson. Mas, prosseguiu o pesquisador, "as florestas antigas têm árvores de todos os tamanhos e não está claro quais cresceram mais rápido, capturando assim a maior quantidade de dióxido de carbono".

Este estudo dá uma resposta clara a esta questão: "para reduzir o dióxido de carbono presente na atmosfera, é melhor ter árvores grandes ( e, portanto, antigas)", resumiu o cientista.

"Este conhecimento vai nos permitir melhorar nossos modelos para prever como as mudanças climáticas e as florestas interagem", ressaltou Nathan Stephenson.

Cerca de quarenta cientistas participaram deste estudo, que analisou os dados dos últimos 80 anos de 670.000 árvores de 403 espécies diferentes existentes em todos os continentes.

"Árvores antigas, afinal, podem morrer e perder carbono para a atmosfera ao se decompor", pondera Adrian Das, um co-autor do estudo.


PARA REFLETIR


 


O Diálogo das Árvores

Havia, na beira de um rio, três pequenas árvores que brincavam de sonhar o que seriam quando fossem grandes. A primeira arvorezinha, suspirando alto disse:

PRIMEIRA ÁRVORE: Quando eu crescer quero ser muito linda ter folhas grandes e verdes e dar muitos frutos. Quero também ficar bem pertinho de vocês.
SEGUNDA ÁRVORE: Eu quero ter uma vida de princesa, ter frutos doces para que todos caiam aos meus pés. Os homens não vão querer me cortar, pois eu ouvi de um livro onde está escrito que aquela que não dá frutos será cortada e lançada ao fogo.
TERCEIRA ÁRVORE: Eu quero ficar aqui no alto desse monte onde a brisa é mais intensa, e onde só os grandes pássaros fazem os seus ninhos.

E ali, as três pequenas árvores contavam seus grandes sonhos, mas com o passar do tempo as coisas foram mudando. Pessoas começaram a passar e o ambiente mudou.

PRIMEIRA ÁRVORE: Estou me sentindo fraca; minhas raízes não têm mais forças; o solo esta contaminado de tanto lixo.
SEGUNDA ÁRVORE: Não chove mais, o tempo esta cada dia mais quente e a água esta acabando.
TERCEIRA ÁRVORE: Onde nós vamos parar? As pessoas estão nos matando e se matando também, pois sujam o leito do nosso riozinho deixando a água imprópria para seu próprio consumo.
SEGUNDA ÁRVORE: E o desmatamento? Eu tenho até medo. Temos que nos unir senão... (olhando pra 1) Aguente firme. Não morra!
PRIMEIRA ÁRVORE: Eu sonhava em crescer ter folhas grandes, dar frutos, mas não; estou morrendo. O solo está contaminado; preciso de água,água...

 A situação que não era boa ficou ainda pior. Sonhos, o que será deles? 

Chega um lenhador, olha para a primeira árvore e diz: Esta árvore não serve pra mim. Vou cortar esta outra, grande e bonita e aponta para a terceira árvore.  Vou fazer um monte de cabos de martelo. Vou ganhar muito dinheiro.

TERCEIRA ARVORE: Dinheiro?!? Você quer me cortar por dinheiro? O lenhador corta a árvore e ela cai.
SEGUNDA ARVORE: Estou sozinha. O que será de mim? Já sei vai acontecer... Será como está acontecendo pelo mundo a fora. Um vidro, um papel ou plástico vai pegar fogo, e serei queimada. Mas, talvez, um dia as pessoas aprendam que não se pode jogar lixo na rua. Talvez aprendam que elas são culpadas pela morte das minhas amigas árvores, pela contaminação da água e todas as queimadas que estão acontecendo à nossa volta. Eu só queria ser uma árvore legal. Adeus! Sinto cheiro de fumaça.

Autor: Odair José





Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/01/pesquisa-mostra-que-quanto-mais-velha-arvore-mais-ela-absorve-co2.html

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/quando-o-assunto-e-clima-arvore-velha-e-grande-e-melhor
 http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br/2011/07/o-dialogo-das-arvores.html

Um comentário:

  1. Infelizmente é assim mesmo que está acontecendo. Moro em contagem e até uns cinco anos atrás tinham matas que ainda eram virgens, intocadas, mas agora todos os espaços naturais estão sendo desmatados pra poder virar galpão de Distribuição de Várias empresas e muitos terrenos descampados viraram loteamento. Hoje o ar daqui está tão poluído que não está valendo a pena morar mais aqui.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO