A História da Bicicleta
Apesar de alguns autores defenderem que Leonardo da Vinci, ou um dos seus discípulos, concebeu um projeto muito semelhante a bicicleta tal como a conhecemos, a legitimidade histórica do desenho Coodex Atlanticus é muito contestada e mesmo considerada como fraude. Na China a invenção da bicicleta é atribuída ao antigo inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos atrás.
O Celerífero
Um dos maiores inventos depois da roda, sem dúvida, foi à bicicleta. Em antiguidade ela antecedeu aos motores a vapor e a explosão, além de ser considerado o “primeiro veículo mecânico” para o transporte individual.
De construção bastante simples (duas rodas fixas no mesmo plano), para movimentá-la, seu condutor, sentado sobre o quadro, dava passadas à esquerda e à direita até obter a velocidade desejada para o seu deslocamento.
Seu inventor, o Conde francês J.H. De Civrac, em 1791, deu-lhe o nome de “Celerífero” .
A Draisiana
A segunda forma de bicicleta a “Draisiana” , foi inventada em 1817 na antiga Prússia (Alemanha), pelo Engenheiro Florestal Karl Friedrich Ludwing Chiristian Sauerbronn, agraciado pelo governo Prussiano com o título de “Barão”; Barão Von Drais.
A Draisiana diferenciava do Celerífero pelo fato de ser dirigível, enquanto a primeira, somente se deslocava em linha reta.
Nos dois modelos o material básico de construção era a madeira.
Biciclo Mac Millan
Por volta de 1838 o ferreiro escocês, Kirkpatrick Mac Millan, desenvolveu um veículo de duas rodas dotado de bielas de acoplamento, montadas no miolo da roda traseira e acionadas por duas alavancas presas na estrutura principal.
Biciclo Michaux
Um dos maiores inventos depois da roda, sem dúvida, foi à bicicleta. Em antiguidade ela antecedeu aos motores a vapor e a explosão, além de ser considerado o “primeiro veículo mecânico” para o transporte individual.
De construção bastante simples (duas rodas fixas no mesmo plano), para movimentá-la, seu condutor, sentado sobre o quadro, dava passadas à esquerda e à direita até obter a velocidade desejada para o seu deslocamento.
Seu inventor, o Conde francês J.H. De Civrac, em 1791, deu-lhe o nome de “Celerífero” .
A Draisiana
A segunda forma de bicicleta a “Draisiana” , foi inventada em 1817 na antiga Prússia (Alemanha), pelo Engenheiro Florestal Karl Friedrich Ludwing Chiristian Sauerbronn, agraciado pelo governo Prussiano com o título de “Barão”; Barão Von Drais.
A Draisiana diferenciava do Celerífero pelo fato de ser dirigível, enquanto a primeira, somente se deslocava em linha reta.
Nos dois modelos o material básico de construção era a madeira.
Biciclo Mac Millan
Por volta de 1838 o ferreiro escocês, Kirkpatrick Mac Millan, desenvolveu um veículo de duas rodas dotado de bielas de acoplamento, montadas no miolo da roda traseira e acionadas por duas alavancas presas na estrutura principal.
Biciclo Michaux
Pierre Michaux, cidadão francês, profissional da forja e do
ferro foi o inventor dos pedais em 1860, alterando, significativamente, o
curso da evolução da bicicleta que teve na velha Europa, sua “primeira
explosão de consumo”.
Por concessão do Governo Francês em 1865, ele obteve uma autorização para montar a primeira fábrica de bicicletas do mundo: A “Biciclos Michaux”.
Por concessão do Governo Francês em 1865, ele obteve uma autorização para montar a primeira fábrica de bicicletas do mundo: A “Biciclos Michaux”.
James Starley
Outro nome de destaque na História da Bicicleta, é do inglês James Starley. Dentre as numerosas invenções deste autodidata; destacam-se: os raios de ferro fino em substituição aos de madeira, freios, diversos tipos de selins, campainhas, etc.
Quadro trapezoidal
Após as inovações de Starley, houve um grande surto no melhoramento de todos os biciclos, triciclos e bicicletas, fabricados até o ano de 1890, quando a “Humber” lançou o quadro trapezoidal, até hoje, a base geométrica de qualquer bicicleta.
O pleno reconhecimento da bicicleta enquanto veículo, ocorreu no final do Século XIX, com a inclusão do “Ciclismo” na primeira Olimpíada da Era Moderna, na cidade de Atenas em 1896.
A história da bicicleta no Brasil é sempre um tema de certa polêmica, não existem pesquisas seguras quanto à data de chegada ao país dos primeiros modelos de bicicletas, é consenso entre os pesquisadores que as primeiras bicicletas e biciclos chegaram ao Brasil no séc. XIX, no eixo Rio/São Paulo.
Outro nome de destaque na História da Bicicleta, é do inglês James Starley. Dentre as numerosas invenções deste autodidata; destacam-se: os raios de ferro fino em substituição aos de madeira, freios, diversos tipos de selins, campainhas, etc.
Quadro trapezoidal
Após as inovações de Starley, houve um grande surto no melhoramento de todos os biciclos, triciclos e bicicletas, fabricados até o ano de 1890, quando a “Humber” lançou o quadro trapezoidal, até hoje, a base geométrica de qualquer bicicleta.
O pleno reconhecimento da bicicleta enquanto veículo, ocorreu no final do Século XIX, com a inclusão do “Ciclismo” na primeira Olimpíada da Era Moderna, na cidade de Atenas em 1896.
A história da bicicleta no Brasil é sempre um tema de certa polêmica, não existem pesquisas seguras quanto à data de chegada ao país dos primeiros modelos de bicicletas, é consenso entre os pesquisadores que as primeiras bicicletas e biciclos chegaram ao Brasil no séc. XIX, no eixo Rio/São Paulo.
Texto e imagens: http://www.museudabicicleta.com.br/museu_hist.html
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo- PE
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