Pouco mais de 100 propostas de todo o país foram homologadas pelo Ministério do Meio Ambiente no Plataforma Educares.
4(QUATRO) propostas pernambucanas serão análisadas, dentre elas as atvidades realizadas pela ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO. "Estamos concorrendo com a UFRPE e a UFPE, não é uma tarefa fácil, mas só em estarmos neste grupo já é uma vitória", afirma a Gestora Andréa Félix.
Acesse:
Cronograma previsto:
- Período de análise das experiências: 13/10/2014 a 06/11/2014
- Publicação da lista das propostas selecionadas: 10/11/2014
Edital
Tendo em vista a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sendo a educação ambiental um de seus instrumentos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), resolve promover a presente Chamada Pública para Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos, que criará uma base de dados de práticas existentes, com destaque para as práticas selecionadas resultante deste edital.
Serão selecionadas e publicadas até trinta (30) experiências por segmento (sociedade civil, iniciativa privada e poder público), com destaque para práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social focadas em públicos e processos educativos não formais – fora da escola - segundo a PNEA, de acordo com critérios pré-definidos nesta Chamada. As práticas selecionadas serão reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”, sendo inseridas com destaque especial na plataforma virtual Educares. Os selecionados terão as práticas recomendadas e disponibilizadas pela SAIC/MMA, como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.
A plataforma virtual é parte integrante da Educares, e consiste de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto para divulgar práticas em Educação Ambiental e Comunicação Social (EA e CS), no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse sistema oferece ao público o mapeamento georreferenciado das iniciativas brasileiras que se cadastram na plataforma, facilitando a visualização das práticas inspiradoras no território nacional.
Portanto, busca contribuir para a transversalidade da EA e da CS com as diversas ferramentas que planejam, avaliam e dão capilaridade à gestão na sociedade, entre elas, os planos de resíduos sólidos dos estados e municípios.
Fonte:http://educares.mma.gov.br/arq/Lista_final_de_praticas_homologadas_EducaRES.pdf
Imagem: Arquivos da ESCOLA AMBIENTAL
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário