A SAM (Semana de Ação Mundial), é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras, que já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil, já são cerca de 1,6 milhão de pessoas e instituições.
Neste ano, há mudanças no formato da SAM por conta das políticas de isolamento para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. As datas deste ano são de 15 a 22 de junho, abordando: Educação contra a Barbárie - por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar.
Durante a semana, será organizado um webinário por dia. Cada um deles ministrado por especialistas, que pode ser acompanhado pelo Facebook e simultaneamente no YouTube da Campanha, sempre das 17h-19h.
15/06 Segunda (17h-19h) - “Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Fernando Cássio (UFABC); Daniel Cara (FE/USP), Carlos Alberto Caetano (UFMT) e Ana Julia Ribeiro.
16/06 Terça (17h-19h) - “Censura e perseguição como ameaças à educação de qualidade”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: Priscylla Silva, Fernando Penna (UFF), Analise da Silva (UFMG) e Rodrigo Ratier (Cásper Líbero)
17/06 Quarta (17h-19h) - “Raça e Educação: construindo escolas antirracistas”
Mediação: Catarina de Almeida Santos
Confirmadas: Iracema Nascimento (FE/USP), Deputada Estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), Suelaine Carneiro (GELEDÉS Instituto da Mulher Negra), Macaé Evaristo (ex-secretária de Educação de Minas Gerais), Fernanda Lapa (IDDH)
18/06 Quinta (17h-19h) - “A ideologia de gênero existe, mas não é o que você pensa que é”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Rogério Junqueira (INEP), Sara York (UERJ), Avanildo Duque (Comitê PE), Denise Carreira (Ação Educativa).
19/06 Sexta (17h-19h) - “De onde (não) vem o dinheiro para nossas escolas?”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: José Marcelino de Rezende Pinto (USP), Esther Dweck (UFRJ), Deputado Federal Bacelar (Podemos-BA), Élida Graziane (procuradora do MP de Contas do Estado de São Paulo)
20/06 Sábado (16h-18h) - “Militarização de escolas: A domesticação como contradição de si mesmo e da realidade”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: Catarina de Almeida Santos (FE/UnB), Rudá Ricci, Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Jessica Moreira (Nós, mulheres da periferia)
21/06 Domingo (16h-18h)- “Privatização 2.0 – As novas formas ocultas de avanço do setor privado na educação”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Marina Avelar (NORRAG), Salomão Ximenes (UFABC), Delphine Dorsi (Right to Education Initiative) e Theresa Adrião (Unicamp)
22/06 Segunda (17h-19h) - “O Plano Nacional de Educação como norte contra barbárie na educação"
Mediação: Catarina de Almeida Santos
Confirmados: Daniel Cara (FE/USP), Andressa Pellanda (Campanha), Carina Vitral, Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
Com todo o subsídio dos webinários e do kit de materiais da SAM, as atividades autogestionadas realizadas vão compor um banco de sugestões de atividades e boas práticas, reconhecendo o trabalho dos participantes!
A Escola Ambiental participa desse movimento e construirá um relatório, para ser analisado e certificado pela SAM. Todos que fazem a educação em nosso país, devemos trabalhar como um todo, prezando a qualidade, o respeito e a busca pelos nossos direitos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL