quarta-feira, 4 de maio de 2022

VIII ENAU - Encontro Nordestino de Arborização Urbana

 



O VIII ENAU- Encontro Nordestino de Arborização Urbana ocorreu durante o dia 01 a 04 de Maio de 2022 no Município de Garanhuns com o tema Desafios e Perspectivas das Árvores em Ambiente Urbano. Apesar de ser um encontro nordestino, o evento obteve participação de pessoas de diversas regiões do Brasil. O encontro teve como objetivo a conscientização e o engajamento de toda a sociedade, na recuperação e ampliação da vegetação nativa dos municípios, colaborando assim com o combate ao aquecimento global.

A Escola Ambiental participou do evento representando o Município de Lajedo neste grande evento como apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação de Lajedo. O Encontro contou com palestrantes de outros Estados que compartilharam seus conhecimentos e experiências no decorrer da semana.   



Além de PALESTRAS MAGISTRAIS, HONORÍFICAS, WORKSHOP DE ESCALADA EM ÁRVORES E MINICURSOS, foram debatidos importantes questões relacionadas à Arborização Urbana: como A ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES NORDESTINAS: LEGADO E PERSPECTIVAS FUTURAS; FLORA NATIVA NA ARBORIZAÇÃO URBANA DO NORDESTE; GESTÃO DO VERDE URBANO; GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ARBORIZAÇÃO URBANA; e ARBORIZAÇÃO URBANA – LEGISLAÇÃO E O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 

De acordo com a Dra. Luciana Bongiovanni, é possível definir arborização urbana como o plantio de árvores na zona urbana dos municípios. O estudo, a pesquisa e a inteligência dessa arborização precisam ser pensados em construções, vias públicas, casas e tudo o que isso traz, desde a rede elétrica até o encanamento. Árvores plantadas em vias públicas, parques e praças fazem parte, de acordo com ele, dessa arborização urbana, que é responsável por atenuar a poluição atmosférica e sonora, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos no entorno e proporcionar maior conforto térmico e psicológico.





Dessa forma, os benefícios da presença de árvores em centros urbanos podem ser ecológicos, estéticos, econômicos e sociais, com impacto direto na melhoria do microclima. Uma rua arborizada e uma não-arborizada são microclimas e neles podemos medir a diferença climática.

Os benefícios ecológicos de um microclima podem ser observados na sensação de bem-estar em áreas específicas de uma cidade, desta forma se da a importância do plantio de árvores nos centros urbanos, Isso acontece porque as folhas absorvem a radiação solar e proporcionam uma sombra mais fresca e, além disso, as árvores diminuem a velocidade dos eventos e aumentam a umidade do ar, amenizando a poluição e ajudam a combater as chamadas "ilhas de calor" existentes dentro de um centro urbano.

Na região nordeste, é perceptível a diferença de conforto entre ruas que não possuem árvores e as que possuem, e a melhor forma de combater essas ilhas de calor é com o plantio de árvores. Outro benefício trazido pelas árvores é a purificação da água. Ao envolver o solo, as plantas funcionam como um filtro natural e retentor de águas. Quanto mais árvores presentes na cidade, melhor é o escoamento durante as tempestades e mais limpo o recurso será.




Na conclusão do evento foi abordado que não existe uma receita de bolo para a restauração ecológica e que os praticantes de restauração necessitam de elevado treinamento em diversas áreas do conhecimento, com investimento e valorização. A integração desses projetos devem ocorrer junto a comunidade para serem agentes multiplicadores da informação para os demais membros da sociedade.


WhatsApp: 87 99607-5654 Andréa Félix (Gestora)

Facebook: Escolambiental Lajedo

Instagram: escolambiental

YouTube: Escola Ambiental

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...