quinta-feira, 10 de outubro de 2013

11 de Outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


  





O dia 11 de outubro é considerado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade instituído pela Lei nº 11.721 assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. Por isso combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que está adquirindo proporções epidêmicas.No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública, cerca de 40% da população brasileira sofrem com o excesso de peso, aumentando o risco de doenças cardíacas, como também hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, acidente vascular cerebral - AVC, entre outras. Uma das principais causas para o sobrepeso é excesso de alimentos com fritura e açúcar, em todas as faixas etárias, baixo metabolismo e o sedentarismo e alguns fatores genéticos, psicológicos e ambientais podem gerar pré-disposição à obesidade.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada, refeições ricas em vegetais e frutas e com pouca gordura e açúcar, sendo indispensável o acompanhamento médico.

 

Referências: http://www.endocrino.org.br
Texto: Julieta Beserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...