sábado, 25 de julho de 2020

Seminário Escola Ambiental e Colégio CINDER


Os Professores da Escola Ambiental de Lajedo - PE participaram, na manhã do dia 25 de julho, do Seminário online AÇÃO HUMANA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS, organizado pela Profª. Monier Rayanne, do Colégio CINDER.

A temática Mudanças climáticas está no cerne das discussões internacionais, como também foi o conteúdo trabalhado com os alunos dos 8ºs anos, na disciplina de Ciências. 


Efeito Estufa

A prof.ª Julieta Beserra explanou sobre a importância do efeito estufa natural para absorção do calor e manutenção da vida na Terra. Os gases como CO2, CH4, N2O e o vapor de água são absorvedores seletivos, isto é, absorvem certas radiações e deixam passar outras. Como os gases poluentes provenientes das atividades humanas absorvem a radiação, uma parte do calor que deveria ser eliminada fica na atmosfera. 
Nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa aumentou consideravelmente, levando a intensificação do efeito estufa, tornando-o artificial.


Ilha de calor

O prof. Miguel explicou como acontece a ilha de calor, um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana, especialmente nas grandes cidades, se comparada a uma zona rural. A ilha de calor pode ser percebida em períodos diurnos e noturnos, mas o ápice da diferença de temperatura entre áreas urbanas e rurais acontece ao anoitecer, proporcionando a diferença de temperatura entre as áreas em questão. Esse fenômeno provoca calor excessivo e um significativo aumento no consumo de energia elétrica.


Aquecimento global

A prof.ª Andréa Félix, gestora da Escola Ambiental, encerrou as discussões falando sobre o Acordo de Paris, que surgiu na tentativa de reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), na 21ª Conferência das Partes (COP21), trazendo como objetivo central fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.  O desafio é limitar o aumento da temperatura em 1,5 °C até 2030.
O Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de GEE 37% abaixo dos níveis de 2005 e em 2025 reduzir para 43%, através de políticas de bioenergia elevando sua matriz energética sustentável.


Além das discussões, outras ações serão realizadas como o cálculo da Pegada Ecológica gerada pelo consumo de energia durante o seminário que será compensado com o Delivery de mudas para os alunos.

A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo, mas através da Educação ambiental é possível compreendermos as causas desse problema e pensarmos em soluções sustentáveis para diminuirmos o impacto antrópico sobre o Meio ambiente. 

Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental de Lajedo - PE


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...