domingo, 28 de março de 2021

CADA GESTO EM BENEFÍCIO DA VIDA NA TERRA É NECESSÁRIO

ESCOLA AMBIENTAL PARTICIPA DA HORA DO PLANETA 

 Imagem: WWF

A Hora do Planeta 2021 nos convida a apagar as luzes de nossas casas neste sábado, 27 de março, a partir das 20h30 no Brasil (23h30 UTC) por 1 hora, e a Escola Ambiental de Lajedo está inscrita, participando através da divulgação do    evento e  buscando conscientizar e  sensibilizar através das mídias viruais, é urgente agregar em maior quantidade, amplitude e frequência. Além do mais, é necessário que transformemos esses gestos em hábitos, em um modo de vida. Mas enquanto isso não acontecer, pelo menos na maior parte, todos os passos dados nessa direção serão apreciados. Um deles é a Hora do Planeta.

A Hora dopo Planeta é uma ação voluntária que surgiu em SydneyAustrália, em 2007, para chamar a atenção para o problema das mudanças climáticas. Um gesto simples que consiste em desligar as luzes de edifícios e monumentos durante uma hora, o World Wildlife Fund (WWF), comenta o WWF, instituição que surgiu em Zurique, na Suíça, em 1961.

Imagem: Maurício  de Souza
A primeira coisa é EDUCAR, conversar, informar. Trazer essas questões para a mesa da família, amigos, comunidade. Porque se concretizarmos este primeiro desafio, podemos ir, com os fundamentos e conhecimentos necessários, ao segundo passo: EXIGIR. Exija quem governa, quem administra, mas também exija localmente ser orientado por um modo de vida sustentável. Assim, capacitados, também podemos MUDAR. Sim, porque há muitas coisas que você pode fazer melhor no seu dia a dia.
 Imagens:Andréa Félix



Como um símbolo com o qual queremos lembrar que a natureza é o sistema de suporte de vida do planeta, que nos fornece tudo de que precisamos, desde o ar que respiramos até a água que bebemos e os alimentos que comemos, e que devemos defender agora para salvaguardar a saúde de nosso planeta e, por sua vez, nossa própria saúde e bem-estar.

Imagens:Andréa Félix

Apagar as luzes e desconectar, por apenas uma hora no ano, pode nos ajudar a entender o que é realmente necessário e importante para nossas vidas e futuro. Não apenas como indivíduos, mas como humanidade.

A iniciativa acontece em cerca de 200 países e, no ano passado, as luzes se apagaram em mais de 17 mil monumentos em todo o mundo, incluindo edifícios tão simbólicos como a Torre Eiffel em ParisFrança, ou o Coliseu em RomaItália.

Em maio haverá a Cúpula da Biodiversidade em Kunming, China, seguida pela Cúpula do Clima de novembro em Glasgow, Reino Unido. Estes serão momentos fundamentais para concretizar um ambicioso plano global de transformar a relação da sociedade com a biodiversidade e garantir que, até 2050.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE

ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...