quarta-feira, 3 de abril de 2019

Escola Ambiental na "HORA DO PLANETA"


A Escola Ambiental de Lajedo participa da HORA DO PLANETA, apoiando essa iniciativa da ONG WWF, com o gesto simbólico de apagar as luzes no dia 30 de março, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o AQUECIMENTO GLOBAL.

Foi após a Revolução Industrial, no século XVIII, que a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera se intensificou. O aumento da concentração desses gases causa, entre outras coisas, o aquecimento global, responsável por eventos climáticos mais radicais e intensos.

O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a vida no planeta, mas a humanidade está emitindo uma quantidade muito grande desses gases, a partir da queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, entre outros, que aumentam a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, tornando mais intenso o efeito natural.

O QUE É A HORA DO PLANETA?

A Hora do Planeta é um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas. Ela é conhecida por aquele momento em que pessoas, escolas, comunidades, empresas, comércios e cidades são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental por meio de um ato simples: apagar as luzes por uma hora, em um dia específico. Em 2019, a Hora do Planeta foi realizado no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30.

Os sessenta minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta.

COMO SURGIU?

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre as causas e as consequências das mudanças climáticas, a ONG WWF (“World Wildlife Fund” ou “Fundo Mundial da Natureza”), criou a Hora do planeta.

O movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos. Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos!



Texto: https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/hora-planeta.htm
Imagens: Escola Ambiental de Lajedo - PE


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...