terça-feira, 2 de abril de 2019

Escola Henrique Dias recebe palestra sobre o Dia Mundial da Água

A Escola Municipal Henrique Dias, no Povoado de Santa Luzia, recebeu no dia 25 de março, à tarde, a palestra Água: Uso Sustentável. Participaram desse momento os alunos do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental II. Essa atividade faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, vivenciado no dia 22 de março.

Esta palestra tem como objetivo estimular a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e aborda temas como: estados físicos da água, sua distribuição no Planeta e no Brasil, a conservação e proteção da água, os tipos de uso dos recursos hídricos, doenças relacionadas a sua contaminação e medidas para resolver problemas relacionados á poluição e desperdício.



É dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.

É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e compreender que atitudes cotidianas fazem a diferença quanto a proteção deste bem natural.

Anualmente, o Dia Mundial da Água aborda um tema específico de extrema relevância para a sobrevivência humana. O tema de 2019 é “Não deixar ninguém para trás”. A água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. Este tema é central no compromisso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa permitir que todas as pessoas em todos os países se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e atinjam a plena realização dos direitos humanos.

A Agenda 2030 traz 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são indivisíveis e integrados. Ao deixar de cumprir as metas do ODS 6, pessoas de diferentes grupos são “deixadas para trás” por diferentes motivos.


TEMAS DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

2018: Soluções naturais para a água
2017: Águas residuais
2016: Água e Empregos
2015: Água e Desenvolvimento sustentável
2014: Água e Energia
2013: Cooperação pela água
2012: Água e segurança alimentar
2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
2010: Água limpa para um mundo saudável
2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades



Texto: https://nacoesunidas.org/artigo-dia-mundial-da-agua-2019-nao-deixar-ninguem-para-tras/

Imagens: Equipe Escola Ambiental de Lajedo



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...