quarta-feira, 3 de abril de 2019

PROFESSORES DE LAJEDO PARTICIPAM DA CAPACITAÇÃO DA CELPE 1º DIA


A Escola Ambiental pioneira junto a Celpe com o EQT - Energia Que Tranforma e com o apoio da Secretária Municipal de Lajedo, participa de mais uma edição do projeto formador fazer Companhia Energética de Perambuco. 


Está em andamento, a três dias a formação de professores de Lajedo junto à Celpe, nos dias 02, 03 e 04 de abril de 2019, no Tavares Correia, em Garanhuns. 

          No Dia 02 de abril houve o primeiro encontro no referido hotel, com todos os professores da região do agreste inscritos no curso e o Município de Lajedo possuiu grande número de professores nesta ra possível sentir a energia do outro).

A palestra inicial se deu com Eduardo Canina, um dos representantes da WWF – Brasil, que é uma Organização Não Governamental (ONG) atuante na preservação do meio ambiente, no Brasil e no mundo. O palestrante abordou diversos temas voltados para a mudança climática no mundo, pois este problema que iniciou-se na revolução industrial cresceu com a utilização de combustíveis não renováveis, como o carvão mineral. Hoje com os combustíveis derivados do petróleo, a emissão de gases poluentes, como CO2, estão alterando o clima do planeta Terra e causando muitos impactos ambientais. Foram trabalhados outros assuntos como fontes de energias renováveis, que não causam tantos danos ao meio ambiente e dentre outros assuntos, finalizando com um bingo com premiação de itens da WWF.





Na segunda Parte do Primeiro dia, tivemos o privilégio de receber Lucas do grupo Neoenergia e também educador do projeto Unidade Móvel da Celpe (caminhão da Celpe). O grupo Neoenergia possui 13,7 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), é responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. No decorrer da formação, foi dada uma aula com o tema Eficiência Energética explicando formas e técnicas sobre o consumo de energia e como podemos fazer para economizar efetivamente no dia a dia, como a utilização do ar-condicionado com um ventilador ligado, pois acelera o resfriamento da área de forma rápida, poupando o esforço do equipamento. Ao economizar energia não há apenas uma economia monetária, possui também uma diminuição no uso do meio ambiente para a geração de energia, cada um pode fazer sua parte hoje mesmo.







Toda essa base servirá preponderantemente no ensino de alto nivel em sala de aula. 


Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental




PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...