quinta-feira, 25 de abril de 2019

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - APOIA O 15º ACAMPAMENTO TERRA LIVRE



Esta ocorrendo nessa semana o Acampamento Terra Livre que é realizado anualmente por há 15 anos, onde há uma concentração na capital federal para chamar a atenção do Estado Brasileiro sobre as pautas indígenas, uma tentativa de receber conhecimento e que os governantes atendam as causas indígenas.

Antes da abertura do encontro, lideranças se reuniram com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e a frente parlamentar mista em defesa dos direitos dos povos indígenas. Na audiência, os indígenas entregaram um pedido para que o Congresso Nacional não aprove a Medida Provisória (MP) que tira da Funai a competência de demarcar terras e passa para as mãos do ministério da Agricultura. A MP também tira a Funai da estrutura do Ministério da Justiça e a coloca na pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Essa é uma das principais reivindicações do ATL deste ano.

Realizada a cerimônia de abertura do acampamento, as danças e cantos de diversas etnias por todo o país uma marcha seria realizada até o Supremo Tribunal Federal (STF). Ali, está programada uma vigília com danças e rituais. Nesta quinta-feira, é a vez de a Câmara dos Deputados receber uma audiência com as lideranças. Os organizadores esperam que cerca de 4.000 índios passem pelo acampamento, que termina na sexta-feira. 


ASSINE VOCÊ TAMBÉM
Você também pode ajudar a causa indígena, participe do abaixo-assinado: https://www.greenpeace.org.br/sem-floresta-sem-vida
Fonte: Greenpeace Brasil


ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE


terça-feira, 23 de abril de 2019

DIA DA TERRA EM NOVA YORK



Dia 22 de abril marca a 50ª celebração anual do Dia da Terra, e que melhor hora há para pensar de maneira mais proativa sobre maneiras de cuidar do planeta?
A cidade de Nova York nos EUA anualmente realiza atividade com a população, universidades e empresas voltadas para a preservação do meio ambiente e nesta data são feitos trabalhos coletivos simples que podem causar muita diferença no planeta, sendo assim outros países como o Brasil podem realizar projetos semelhantes para contribuir para a natureza.
O Dia da Terra é um bom momento para aumentar sua eco-amizade e nesse espírito, compilamos algumas maneiras fáceis e que contribuem para o equilíbrio da natureza e a sociedade.
Ruas sem carros
Pelo quarto ano consecutivo, o Departamento de Transportes fechará um trecho da Broadway para o tráfego de veículos no fim de semana após o Dia da Terra, em um esforço para conscientizar as pessoas de como a utilização de transportes coletivos podem contribuir com a diminuição da emissão de C02 na atmosfera e o fato de que uma cidade como Nova York sem carros possui muitos benefícios para as pessoas e redução total de engarrafamentos. 




Reunião verde na Union Square
Este parque de Manhattan sediará um dos maiores eventos do Dia da Terra da cidade na terça-feira, 23 de abril, em conjunto com a Earth Day Initiative, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é envolver as pessoas no ativismo ambiental. O grupo sediará uma celebração de um dia inteiro, com diferentes fornecedores compartilhando informações sobre como tornar sua vida mais verde, além de performances ao vivo, atividades para crianças e muito mais.
Vá para o seu parque local
Embora você não deva se limitar a ajudar nos parques fora do Brasil como em Nova York, podemos criar ideias para os nossos parques e praças e levar na gestão da cidade em qual moramos, então vá para o espaço verde mais próximo e veja como você pode ajudar voluntariamente.
Ande de bicicleta
Reduza sua emissão de carbono andando bicicletas em vez de um veículos motorizados para aquele compromisso que você tem próximo de sua casa e se possível em toda a cidade. No Brasil e no mundo, esta sendo investido o serviço de compartilhamento de bicicletas alugada por preços simbólicos para a locomoção das pessoas e diminuir a utilização dos carros nas ruas.

Faça algo ecológico no seu bairro
Há uma abundância de pequenas formas que você pode esverdear o seu entorno imediato: Encontre um lugar onde você pode deixar os restos de compostagem (restos de alimentos para adubagem); recolher um pedaço de lixo de sua rua; ou plante uma árvore em sua caçada ou no bairro. 



          E lembre-se: às vezes, pequenas mudanças podem ter o maior impacto!!


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE





sexta-feira, 5 de abril de 2019

7º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL


CONVITE ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEDO - PE

REGULAMENTO

- Realizar atividades diferenciadas com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino, em consonância a temática ENERGIA COM CIDADANIA para participar do 7º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL.

- Fotografar as atividades realizadas ao longo do projeto e enviar para o Messenger (Facebook) ou E-mail da Escola Ambiental (contatos no final da postagem), contendo as seguintes informações:
  • Nome da Escola
  • Professor responsável pelo projeto
  • Lista com o nome dos alunos da turma participante do concurso
  • Fotos das atividades realizadas

- O período para realização das atividades iniciou-se no dia 05 de abril e encerra-se no dia 31 de maio de 2019.

OBSERVAÇÃO

- As escolas participantes devem realizar um EVENTO DE CULMINÂNCIA com os professores e alunos inscritos no concurso, como também comunicar data e horário com antecedência à COMISSÃO AVALIADORA DO CONCURSO, composta pela Equipe da Escola Ambiental e da Secretaria de Educação, para que seja enviado um representante desta comissão para acompanhar o encerramento dos projetos.

- A Divulgação do vencedor do concurso será realizada nas redes sociais em JUNHO, mês do Meio Ambiente.

- A premiação para os vencedores do 7º Concurso da Escola Ambiental ocorrerá no 2º SEMESTRE com uma viagem para BONITO - PE.


CONTATOS:

Facebook: Escolambiental Lajedo
E-mail: escambiental2018@gmail.com



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE

quinta-feira, 4 de abril de 2019

ULTIMO DIA DA CAPACITAÇÃO DA CELPE


Seguindo o cronograma de atividades da formação oferecida pela Celpe, o 3º e ultimo dia iniciou com as dicas de seguranças diárias que devemos utilizar no nosso dia a dia. Ao entrar no local onde era feita as reuniões, percebeu-se que estava organizada de forma diferente, com cartões pendurados em barbantes que foram utilizados para fazer a primeira dinâmica do dia com perguntas e respostas.



    Durante o dia os professores participaram de várias dinâmicas, diálogos, debates, compartilhamento de ideias. Para finalizar a mediadora do evento Ana Claudia trouxe conteúdos relacionados a metodologias e práticas pedagógica no ensino de eficiência energética explicando também, o projeto EQT da Celpe, onde os projetos feitos nas escolas no decorrer do ano, serão escolhidas apenas 10 dentre os melhores trabalhos produzidos no Estado de Pernambuco, os quais serão publicados no anuário da 2019 da Celpe, neste momento ela cita o Município de Lajedo como sendo escolhido, por três anos consecutivos.

Houve muita participação dos professores, e de forma satisfatória atendeu as expectativas de todos os presentes. O conhecimento adquirido ao longo do evento será guardado e repassado com muito carinho para futuros projetos no Município de Lajedo no Agreste de Pernambuco.

Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

quarta-feira, 3 de abril de 2019

CAPACITAÇÃO DA CELPE 2º DIA




No segundo dia do evento, 03 de abril, iniciou-se com a presença de kassio que é o Técnico de Segurança da Própria Celpe onde no decorrer de sua palestra apresentou dicas preciosíssimas relacionadas à segurança com a utilização da energia, dicas de como evitar futuros acidentes em sua residência e como sobreviver de situações de risco em áreas com grande concentração de energia. Existe uma maior taxa de acidentes elétricos em residências do que em redes elétricas, pois como a quantidade de energia em casa é muito menor comparada aos cabos elétricos dos postes, as pessoas tendem a negligenciar medidas de segurança, o exemplo mais comum é a utilização do recurso audiovisual smartphone no momento em que está carregando sendo suscetível a uma descarga elétrica. O aterramento das residências deve ser bem aplicado por um profissional, pois pode salvar vidas. Vários outros conhecimentos foi compartilhado com os professores pelo palestrante da Celpe, que ficara guardado na mente de todos os outros professores presentes.




 
Na segunda parte do dia, foi mediado pela representante do Curso Energia Que Transforma Ana Claudia a qual esta aplicando o projeto em Garanhuns com sua equipe. Foi feita uma tarde de diálogos, socializações, trocas de ideias e dinâmicas pedagógicas. Muito produtivo as atividades que foram feitas com os professores como o “Rodízio de Livros” onde os professores foram divididos aleatoriamente em grupos e recebiam um livro especifico da Celpe e deveriam estudar brevemente o livro e tentar vender o livro para o grupo vizinho em menos de três minutos, ao encerrar o tempo levava a mesma proposta para o grupo seguinte. Desta forma foi possível tornar um livro agradável para a leitura. Outra dinâmica foi o arremesso de um urso de pelúcia e quem pegava deveria dar uma dica de como economizar energia com o objetivo de dar uma revisada no que foi visto na formação. Outra atividade foi a retirada de uma palavra de uma caixa e explicar aquela palavra para todos relacionando com a questão energética e sensibilização. Foram feitas diversas outras atividades pedagógicas no decorrer do dia, foi muito proveitoso para todos e cada momento valeu a pena.









Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE


Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO