PLANOS DE AULA - GEOGRAFIA


 
                                     PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular
Geografia
Nível
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Tempo
100 min.

Professor

Julio César Félix da Silva
Data
2015.

Tema

Rochas

OBJETIVOS

GERAL

Analisar a composição, o processo de formação e as carecterísticas das rochas, visando a identificação e distinção dos grandes grupos rochosos.

ESPECÍFICOS

1. Analisar como as rochas foram utilizadas ao longo do tempo, compreendendo a sua importância na história da humanidade;
2. Contextualizar os múltiplos usos das rochas na atualidade, percebendo a sua relevância no cotidiano do ser humano;
3. Refletir acerca do conceito de rochas, conhecendo os elementos que as constituem;
4. Conhecer os grandes grupos rochosos, visando identificar os tipos de rochas;
5. Analisar o processo de formação dos grupos rochosos, identificando a partir de suas características as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
CONTEÚDOS
1. As rochas no tempo;
2. As rochas no cotidiano;
3. Conceito de rocha;
4. Tipos de rochas;
5. Rochas magmáticas;
6. Rochas sedimentares;
7. Rochas metamórficas;
METODOLOGIA
A aula será desenvolvida através de apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição de panfletos informativos;
Atividade prática.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show, quadro, pincel para escrever e caixa de petrologia.
REFERÊNCIAS
TERRA, Lygia; COELHO, Carlos Amorim. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
CASTRO, Cláudio; JATOBÁ, Lucivânio. Litosfera: minerais, rochas, relevo. 2. ed. Recife: Bagaço, 2006.
 

 
                                     PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular
Geografia
Nível
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Tempo
100 min.

Professor

Julio César Félix da Silva
Data
2015.

Tema

Lajedo

OBJETIVOS

GERAL

Analisar o processo de formação do município de Lajedo, visando à compreensão dos seus condicionantes e implicações sócio-espaciais.

ESPECÍFICOS

1. Contextualizar os aspectos locacionais de Lajedo, buscando a compreensão de seus aspectos físico-naturais e socioeconômicos;
2. Analisar a organização espacial de Lajedo, identificando a disposição e compreensão da relação campo/cidade e cidade/urbano;
3. Discutir o processo histórico de formação sócio-espacial de Lajedo, visando à compreensão de seus contornos e desdobramentos de fazenda à cidade;
4. Perceber a água como um elemento indutor no processo de ocupação espacial de Lajedo, para reconhecimento da importância dos seus rios e da estrutura rochosa dos Caldeirões ao longo do tempo;
5. Contextualizar o processo histórico de urbanização de Lajedo, para o entendimento de seus condicionantes e das transformações sócio-espaciais na cidade;
6. Identificar recortes de paisagens do passado e do presente de Lajedo, visando o reconhecimento do espaço como resultado da acumulação de tempos.
CONTEÚDOS
1. Aspectos locacionais;
2. Organização espacial;
3. Formação sócio-espacial do município;
4. Lajedo e as águas;
5. A urbanização de Lajedo;
6. Recortes de paisagens de Lajedo.
METODOLOGIA
A aula será desenvolvida através da apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Atividade prática.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show, quadro e pincel para escrever.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, José Paulo. Álbum Histórico de Lajedo. Lajedo: 1969.
SILVA, Julio César; OLIVERA, Emanoel Magno. A cidade como lugar de memória: o caso dos Caldeirões na cidade de Lajedo-PE. Anais do Seminário de museus, cidades e patrimônio histórico. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2013.
SILVA, Julio César; SANTOS, Anderson. Problemática ambiental dos rios urbanos: a ocupação irregular das margens do Riacho Doce e suas implicações na qualidade de vida da população da cidade, Lajedo – PE. 2010. 87 f.. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, 2010.
SILVA, Julio César; SANTOS, Clélio Cristiano. Problemática ambiental dos rios urbanos: vulnerabilidades e riscos nas margens do riacho da Prata na cidade de Lajedo-PE. Revista Brasileira de Geografia Física. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, v.5, n.3, p.488 - 508, 2012, 11 dez. 2012.
 
                                     PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular
Geografia
Nível
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Tempo
100 min.

Professor

Julio César Félix da Silva
Data
2015.

Tema

Solo

OBJETIVOS

GERAL

Analisar a composição e processo de formação do solo, destacando a importância de sua conservação.

ESPECÍFICOS

1. Perceber as múltiplas funções do solo, no intuito de compreender a sua importância para a realização da vida;
2. Refletir acerca do conceito de solo, conhecendo os elementos que o constituem;
3. Analisar os elementos constituintes do solo, desenvolvendo as primeiras noções sobre sua estrutura;
5. Conhecer o perfil do solo, visando identificar os seus horizontes e compreender as suas características;
6. Comparar os diferentes tipos de solo, compreendendo os aspectos que os caracterizam e as atividades propícias para seu uso;
7. Conhecer técnicas para auxiliar a fertilização do solo, para o entendimento daquilo que leva a sua degradação e conservação;
8. Analisar os processos erosivos do solo, entendendo os condicionantes e práticas para mitigação e conservação.
CONTEÚDOS
1. A importância do solo;
2. Conceito de solo;
3. Composição do solo;
4. Formação do solo;
5. Perfil do solo;
6. Tipos de solo;
7. Técnicas para fertilização do solo;
8. Processos erosivos do solo.
METODOLOGIA
A aula será desenvolvida através da apresentação de slides;
Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
Distribuição de panfletos informativos;
Atividade prática.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show, quadro e pincel para escrever.
REFERÊNCIAS
TERRA, Lygia; COELHO, Carlos Amorim. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
PENA, Rodolfo. Solo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/o-solo.htm. Acesso em: 04 de maio de 2015.
ARAGUAIA, Mariana. Constituição do solo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/constuicao-solo.htm. Acesso em: 04 de maio de 2015.


 



PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular
Geografia
Nível
6º ao 9ºAno do Ens. Fundamental / 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.
Tempo
100 min.
Professor
MIGUEL BESSA PINHEIRO FERREIRA
Data
2018.
Tema
Cartografia
OBJETIVOS
GERAL
   Desenvolver as noções básicas cartográficas sobre orientação e localização
ESPECÍFICOS
·         Entender o que é um mapa;
·         Perceber os elementos que compõe um mapa;
·         Compreender a cartografia como linguagem visual;
·         Comparar mapas antigos com os mais atuais;
·         Formas de orientação;
·         Aprender a se orientar pelo Sol;
·         Identificar os pontos de orientação;
·         Conhecer os equipamentos de orientação.
CONTEÚDOS
·         Historia da cartografia;
·         Formas de orientação;
·         Coordenadas geográficas;
·         Técnicas de localização;
·         Elementos básicos de um mapa;
·         Representação cartográfica;
·         Tipos de projeções;
METODOLOGIA
·         A aula será desenvolvida através da apresentação de slides;
·         Diálogo acerca dos conteúdos abordados na aula;
·         Vídeos informativos com dados sobre a temática trabalhada;
·         Utilização de atlas ou mapas;
·         Atividade prática.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show, voz, mapas,  quadro e pincel para escrever.
REFERÊNCIAS
SILVA, Limara M. da ; CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: http://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br Acessado em : 25/04/18

PENA, Rodolfo Alves. Cartografia. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cartografia.htm  acessado em 25 /04/18  

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