quarta-feira, 24 de julho de 2013

CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE DE LAJEDO





Em 2013, será realizada a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, porém em Lajedo foi realizada, dia 23, pela primeira vez a etapa Municipal do debate, que contou com as autoridades municipais, secretários, vereadores e do Prefeito Rossine, representantes da sociedade, e dos empresários e da assessora de articulação da Secretária do Meio Ambiente do Estado, Alice Gabino. 


Abrindo os trabalhos da 1ª Conferência, o Prefeito Rossine, ressaltou os avanços que já foram alcançados nesses primeiros 7 meses de gestão, entre eles: a recuperação do Aterro Sanitário, que foi encontrado no começo do ano em situação calamitosa;e hoje é o 2º melhor do Estado, as reuniões com os garis e margaridas do município a fim de buscar melhoras no trabalho e na qualidade de vida dos servidores.
O prefeito Rossine também anunciou a instauração do 1º Jardim Botânico do Bioma Caatinga do Agreste Meridional em Lajedo, como projeto de compensação com espécies nativas na duplicação da Br 423. Também foi assinado um convênio de Cooperação Técnica para Implementação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade entre a Prefeitura de Lajedo e o Governo do Estado. 

Na 1ª Conferência Municipal, que teve como tema a Política Nacional de Resíduos Sólidos distribuído em 4 temas: 

CONFERENCISTAS
1.Produção e Consumo Sustentável - Conferencista Abelardo da Matta (Eng. Civil e de Segurança Esp. Meio Ambiente e que assinou a obra do Aterro Sanitário da Cidade);
2.Redução dos Impactos Ambientais - Conferencista Denise Rosendo (Chefe de Departamento da Sec. de Agricultura);
3.Geração de Emprego e Renda - Conferencista Claudionor Pimentel (Imprensa)
4.Educação Ambiental - Conferencista Andréa Félix (Gestora do Centro de Educação Ambiental de Lajedo).


Após o debate, foram apontadas propostas e meios por onde a sociedade, o poder público e o poder privado poderiam trabalhar em sinergia para minimizar os efeitos dos resíduos sólidos no meio ambiente em Lajedo. Essas propostas serão levadas à Conferência Estadual, que acontecerá em 30, 31 de agosto e 1º de setembro, em Recife, e posteriormente à etapa nacional que realizar-se-á em Brasília de 24 a 27 de outubro.




Texto: Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...