domingo, 14 de julho de 2013

Valorizando a Educação


  

  A Educação de Lajedo esteve presente na II - Conferencia Intermunicipal de Educação, tivemos como representantes uma equipe de 25 pessoas, pais de alunos, alunos, gestores, sindicalistas, professores, secretária de educação e o Prefeito da Cidade.
   Os delegados com direito de voto nas propostas representando  o município foram: Profª Ana Lúcia Melo, que também fez parte da organização desse grande evento, a Profª Andréa Felix, tendo como suplente Alda Lima.
   Apesar dos atrasos iniciais e do grande público presente, cerca de 700 pessoas o prefeito da cidade de Garanhuns realizou a solenidade de abertura, seguido pelo pronunciamento da Prefeita de Jupi. Os presentes assistiram a  duas palestras e no período da tarde ocorreram as votações, ao todo foram votadas 95 propostas para o Plano Nacional de Educação - PNE, que serão apresentados na Conferencia Estadual que acontecerá de 14 a 16 de outubro na Capital do Estado.
  Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

  Universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais são metas mencionadas ao longo do projeto, bem como o incentivo à formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em geral, avaliação e acompanhamento periódico e individualizado de todos os envolvidos na educação do país — estudantes, professores, profissionais, gestores e demais profissionais —, estímulo e expansão do estágio. O projeto estabelece ainda estratégias para alcançar a universalização do ensino de quatro a 17 anos, prevista na Emenda Constitucional nº 59 de 2009.

   A expansão da oferta de matrículas gratuitas em entidades particulares de ensino e do financiamento estudantil também está contemplada, bem como o investimento na expansão e na reestruturação das redes físicas e em equipamentos educacionais — transporte, livros, laboratórios de informática, redes de internet de alta velocidade e novas tecnologias.

   O projeto confere força de lei às aferições do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — criado em 2007, no âmbito do PDE — para escolas, municípios, estados e país. Hoje, a média brasileira está em 4,6 nos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). A meta é chegar a 6 (em uma escala até 10) em 2021.

   O novo plano dá relevo à elaboração de currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino e à diversificação de conteúdos curriculares e prevê a correção de fluxo e o combate à defasagem idade-série. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população.
   Entre outras propostas mencionadas no texto estão a busca ativa de pessoas em idade escolar que não estejam matriculadas em instituição de ensino e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários de programas de transferência de renda e do programa de prestação continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência. O documento determina a ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015.
    A educação de Lajedo está interligada com os movimentos em prol da Educação em nosso país, o esforço e a participação para melhoria são constantes, além da realização da conferencia municipal que ocorreu no mês de junho, agora integramos o eixo de 23 municípios que contribuíram com o PNE.  


Texto e Imagens: Andréa Félix (ESCOLA AMBIENTAL)

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...