quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ESCOLA AMBIENTAL RECEBE CONSORCIADOS DO ATERRO SANITÁRIO DE LAJEDO

Aconteceu no dia 09 de novembro de 2016, reunião normativa para as cidades consorciadas ao aterro sanitário de Lajedo - PE.

PRESENTES:

Bruno Lôbo (Eng. Responsável - LAJEDO).

Antonio Alves (Sec. de Infraestrutura - IBIRAJUBA)
Osmar Silva (Acessor - IBIRAJUBA);

Djailma Almeida (Sec. de Infraestrutura  - S. BENTO DO UNA)
José Lemos (Dir. Limpeza Urbana - S. BENTO DO UNA);

Plínio Costa (Sec. de Infraestrutura - QUIPAPÁ);

Valdemir Neves (Sec. de Agricultura - CACHOEIRINHA);

Pedro Nascimento (Sec. de Infraestrutura - CALÇADO)
Adeilson Silva (Dir. de Transportes - CALÇADO
Edvan Silva (Aux. Administrativo - CALÇADO);

João Francisco Jr. (Dir. Limpeza Urbana - LAJEDO)
Cícero Jr. (Sec. de Cultura e Turismo - LAJEDO)
Diogo Quintinol (Sec. de Governo - LAJEDO)
Márcio Duarte (Gerente da Empresa Responsável - LAJEDO)
Edcarlos Cordeiro (Sec de Infraestrutura - LAJEDO).

 

Todos os críterio necessário para permanecer no consórcio foram apresentados pelo Eng responsável e a diretoria do Aterro Sanitário, com o intuito de firmar um compromisso de responsábilidade ambiental. Hoje Lajedo tem 09 cidades consorcidas (Ibirajuba /S. Bento do Una / Cachoeirinha / Calçado / Jupi / Canhotinho / Quipapá / Jurema / S. João), depositando seus resídos no aterro de Lajedo, daí a iimportância de seguir as exigências da CPRH, para que permaneçam no consórcio.


As vantagens para os Municípios participantes do Consórcio vão desde a correta destinação dos resíduos, passando pela geração de empregos diretos e indiretos com a implantação da Unidade, além do recolhimento de tributos municipais e estaduais, como ISS e o ICMS sócio ambiental.

Apenas 21% dos 184 municípios de Pernambuco – mais o arquipélago de Fernando de Noronha – enviam o lixo para aterros sanitários, conforme prevê a lei 12.305 de 2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos. A meta do governo do Estado é chegar ao final deste ano com a taxa oscilando entre 30% e 35% de cobertura. Para isso, desde o segundo semestre do ano passado foi iniciada uma campanha de conscientização junto às prefeituras que ainda não têm licença ambiental para o tratamento dos resíduos, ou que perderam o documento devido a irregularidades encontradas nos aterros. 

Originalmente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, previa que até 2014 todos os lixões do País deveriam ser substituídos por aterros sanitários até agosto de 2014. Como a maioria dos municípios, em dificuldades financeiras, não conseguiu se adequar, o Congesso aprovou, em julho do ano passado, a prorrogação do prazo para 2018. Paralelamente, é preciso que as prefeituras que ainda não dispõem de aterros sanitários se juntem e façam consórcios para poderem despejar o lixo nos municípios que contam com o equipamento. Existem aterros operando nas três regiões do Estado.
A gestora da ESCOLA AMBIENTAL, apresentou as ações do centro de visitação, e dispôs o espaço para ampliação e conscientização para todos os níveis de educação as cidades consórciadas, com atividades socioeducativas e socioambientais para os municípios comprometidos.

Texto e Imagens : Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CEMEA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...