segunda-feira, 11 de abril de 2022

Hora do Planeta 2022

No sábado, dia 26 de março de 2022, das 20h30 às 21h30 a Escola Ambiental de Lajedo-PE participou mais uma vez da HORA DO PLANETA. Conhecida globalmente como Earth Hour, esse evento é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global apagando as luzes por uma hora. Essa ação é uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

A Hora do Planeta 2022 mobilizou 192 países e territórios, resultando em mais de 7,8 milhões de impressões nas redes sociais em todo o mundo.  A edição mais interativa do evento online também contou com a participação de pessoas, escolas, empresas, grupos de escoteiros e diversos movimentos de juventude, além de encerrar com um chamado à ação conjunta em defesa da vida no planeta, lembrando que é preciso repensar atitudes cotidianas.
No Brasil, a ação teve como tema #ConstruaNossoFuturo e a terceira edição do Festival Digital Hora do Planeta trouxe convidados especiais e ofereceu uma série de atividades gratuitas com foco em temas atuais, na proteção e na restauração do meio ambiente.

“Pacote verde” do STF

Ainda sobre essa temática ambiental, no dia 30 de março, em uma agenda inédita, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a votação de sete ações relacionadas à preservação do meio ambiente e à proteção da Amazônia. O chamado “Pacote verde” é  um marco simbólico da Corte diante do avanço descontrolado do desmatamento e do desmonte das políticas públicas de proteção ao meio ambiente no país.

A pauta é vista como uma sinalização de que ministros do STF estão dispostos a cobrar da Presidência da República medidas que deem uma resposta adequada aos graves problemas ambientais enfrentados pelo país - e que têm sido negligenciados pela atual gestão.

As sete pautas envolvem o desmatamento da Amazônia, a limitação da autonomia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a exclusão de políticas ambientais. Seis ações têm a ministra Cármem Lúcia como relatora, ela defendeu a procedência das ações, concluindo que a situação está em nível grave de inconformidade com a Constituição.

Os demais magistrados não chegaram a se manifestar sobre as ações, já que o ministro André Mendonça pediu vistas.

 

Texto: 

https://www.wwf.org.br/participe/especiais/horadoplaneta/

https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/notas_e_releases/?82088%2FEm-movimento-inedito-STF-julga-Pacote-Verde-de-acoes-ambientais&utm_campaign=news_abril_2022_-_cadastrados&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

https://oeco.org.br/salada-verde/confira-a-integra-do-voto-historico-de-carmen-lucia-no-pacote-verde-do-stf/


WhatsApp: 87 99607-5654 Andréa Félix (Gestora)

Facebook: Escolambiental Lajedo

Instagram: escolambiental

YouTube: Escola Ambiental

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO